O programa ‘Gente em Destaque’, da TV Câmara Jacareí, retorna com entrevistas inéditas neste domingo (15), depois de algumas semanas de reprises. O convidado da vez é Paulo Ramos, leiloeiro e membro da cadeira número dois da Academia Jacarehyense de Letras, cujo patrono é Antônio Afonso, considerado por alguns o fundador de Jacareí.
Paulo tem 70 anos e é natural da cidade de São Paulo, capital. Ainda na infância, a família se mudou para Rolândia, município do interior do Paraná.
“Meu pai era muito bravo. Tivemos uma educação bem rígida. Sou o único filho deles, as outras são mulheres. Aprontei bastante. Não era bom aluno e por conta disso apanhei um bocado do meu pai, mas não me queixo. Ele era uma pessoa honrada. Meu pai me obrigava a ler e recitar poemas aos amigos, à família. Foi político, vereador na nossa cidadezinha”, relembrou Paulo.
Ótimo contador de histórias, o leiloeiro comentou sobre a sua vinda ao Vale do Paraíba.
“Primeiro, pegamos um ônibus errado. Éramos pra ir a um lugar, e chegamos a Santa Isabel. Lá ficamos por 20 anos. Era maravilhoso viver ali. Só depois que fui morar em Jacareí, já adulto”. Ele reside aqui desde o início da década de 1990.
Ainda no ‘Gente em Destaque’, no assunto ‘literatura’, Paulo Ramos revelou que escreveu um livro de quase mil páginas somente com as suas memórias da infância e adolescência.
“Hoje eu resumi isso pra umas 300, 350 páginas. Mas não é nada extraordinário. Não me considero escritor. Tenho as minhas referências, como o Rubem Alves. A minha intenção é escrever para as pessoas relembrarem dos conhecidos da rua, dos parentes”, disse.
Desenganado no nascimento (“uma enfermeira me salvou”) e atropelado aos quatro anos (“depois disso, meus pais ficaram com muito medo da cidade e por isso viemos para Rolândia”), Ramos se considera uma pessoa de sorte e de bem com a vida.
“Não herdei o gosto da política que o meu pai tinha. Sei que todo mundo deve se importar com isso, mas não é a minha praia, definitivamente. Fiz carreira como leiloeiro. Não fiquei rico, como muita gente pensa, porque ali são sempre grupinhos fechados, então fica difícil.”
A estreia desta entrevista é neste domingo, às 20h, nos canais 12 da NET, 61.4 na TV aberta, ou simultaneamente no site www.jacarei.sp.leg.br, com reprises ao longo da semana em horários variados.