Câmara da Melhor Idade encerra mandato com reivindicação de direitos e políticas voltadas ao idoso

Os vereadores do projeto Câmara da Melhor Idade encerraram o exercício do mandato de 2016 em sessão solene realizada na noite de quarta-feira (9), no Plenário da Câmara Municipal de Jacareí.

Encerraram o mandato de 30 dias os vereadores Adilson Domiciano de Jesus (presidente), Reinaldo Soares (1º Secretário), Francisco de Assis Santana (2º Secretário), o vice-presidente Antônio Correa de Lima, Antônio Carlos Vicenti, David Messias da Rocha, Franklin Delano Scheepmaker, Maria Aparecida Arnaldo dos Santos, Maria Helena Bolanho Faria, Maria Helena Franco da Rosa, Marlene Rodrigues Ferreira Scheepmaker, Nelza Maria Ribeiro, Pedro Leandro e Tereza de Jesus Nogueira Cobra.

Catraca – Em sua terceira edição, os vereadores ratificaram suas demandas ao Poder Legislativo de Jacareí, entre elas, destaque para o acesso ao transporte público coletivo municipal sema necessidade da utilização das catracas e da leitura de registro biométrico.

Esta é a reivindicação prioritária. Nossa luta é para o idoso de Jacareí passe pela catraca dos ônibus apenas com o documento de identificação, com a eliminação do sistema de biometria que não funciona com os idosos”, disse o presidente da Câmara da Melhor Idade, Adilson Domiciano de Jesus.

Segundo Domiciano, a medida é uma política pública voltada à valorização do idoso e faz parte do cotidiano administrativo de empresas concessionárias que prestam serviços de transporte público coletivo a municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Só em Jacareí que o idoso ainda é obrigado a passar por este tipo de constrangimento. Em São José dos Campos, por exemplo, o acesso do idoso ao transporte público coletivo é feito apenas com a apresentação do documento de identidade. Por isso, esta será uma reivindicação que apresentaremos ao novo prefeito eleito de Jacareí para que ele faça valer o direito do idoso a esta política pública”, afirmou Adilson.

Demandas – Além da questão das catracas e do registro biométrico, os idosos reivindicam a disponibilidade de medicamentos receitados pelos médicos na rede de saúde pública, parada obrigatória de ônibus circular em todos os pontos, a abertura das farmácias instaladas nos postos de saúde 24 horas nos finais de semana, retorno do prazo de um ano para as receitas dos medicamentos, ao invés de seis meses, como acontece atualmente, assim como a redução da altura dos degraus da porta de entrada dos ônibus do transporte público coletivo, entre outras reivindicações.

Todas as propostas apresentadas foram entregues ao Legislativo Municipal, que encaminhará as demandas aos demais órgãos da administração pública direta, indireta e autarquias.

Para o vereador Edgard Sasaki (PSDC), futuro vice-prefeito de Jacareí que tomará posse no dia 1º de janeiro de 2017, as reivindicações do projeto farão parte das atenções da próxima administração no que diz respeito ao público idoso. “Enquanto vice-prefeito, atuarei junto à administração municipal para a garantia do direito ao idoso, afinal, uma sociedade que cuida dos mais velhos também cuida para a preservação da qualidade de vida do futuro de todos nós, crianças, jovens ou idosos”, ressaltou Sasaki.

Segundo a vereadora Rose Gaspar (PT), autora do decreto legislativo nº 343/2013 que instituiu a solenidade, o evento é uma oportunidade para a criação de um fórum permanente para discussão de assuntos de interesse do idoso. “Que esta Câmara da Melhor Idade represente todos os idosos de Jacareí, e que possa construir uma sociedade melhor para todos nós, capaz de ultrapassar os limites desta solenidade e estabelecer um fórum de discussão permanente dos interesses do idoso”, afirmou.

Projeto – A Câmara da Melhor Idade escolhe seus vereadores  através de entidades representativas como o Conselho Municipal do Idoso, Centro de Convivência do Idoso Viva a Vida, Associação Humanitária Amor e Caridade, Centro de Convivência da Terceira Idade “Reflorir” e a Associação dos Aposentados de Jacareí (ASSAJA).

Conforme o decreto, os representantes devem possuir idade superior a 60 anos e serem indicados pela comunidade por meio de entidades representativas.

Legenda – Vereadores durante sessão solene de encerramento da Câmara da Melhor Idade, realizada na noite de quarta-feira (9) no Plenário da Casa

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest