Homenagem ao Professor é marcada por reconhecimento do ofício em Jacareí

A Sessão Solene em Homenagem aos Professores, realizada na Câmara Municipal na  noite de sexta-feira (14), contou com a presença de 70 pessoas no tributo dedicado aos docentes representantes de três escolas da cidade.

Os nomes escolhidos foram Margarida Moreira Freitas e Sílvia Aparecida Garcia da EMEF Professora Beatriz Junqueira da Silveira Santos; Alexandre César dos Santos e Rosana Renó da EE Professor João Feliciano e também Josimilson de Freitas Chalega e Maria de Fátima do Carmo Ferreira do Colégio Alcance.

Estiveram presentes os vereadores Edgard Sasaki (PSDC), Ana Lino (PSD) e José Francisco (PT). A mesa diretora da sessão foi composta pelo vereador Rogério Timóteo (PRB) na presidência, Daniele Aparecida Coimbra de Almeida, representando o prefeito Hamilton Ribeiro Mota, e Lucilene Maria de Campos, supervisora de Ensino de Jacareí.

Para a cerimônia, um vídeo com depoimentos dos diretores das escolas esclarecendo os motivos da escolha de cada nome foi produzido pela TV Câmara e transmitido no Plenário. Logo após, o vereador José Francisco foi escolhido através de sorteio para falar aos homenageados.

“O professor é a profissão mais digna, pois todos os outros ofícios nascem do ensino de um mestre”, observou o parlamentar.

Alexandre dos Santos, da Escola João Feliciano e falando em nome dos demais homenageados, citou Paulo Freire em seu discurso na tribuna: “A educação não transforma o mundo. A educação muda pessoas. As pessoas transformam o mundo”.

Protesto – Durante a cerimônia, cerca de 40 pessoas ligadas ao Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Jacareí (STPMJ) estiveram presentes para uma manifestação de desagrado aos recém-adotados procedimentos de adequação ao novo plano de carreira do magistério, aprovado pela Câmara em 2015.

A professora Isaura Malta, criticou os novos procedimentos de desempate para escolha de salas de aula, pois levam em conta as abonadas e licenças médicas, indo de encontro ao direito adquirido na Lei Complementar nº 13 do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.

“Quem está em início de carreira sai mais prejudicado. Não se pode abonar. Não se pode ficar doente, pois leva desvantagem na escolha de salas”, reclamou a professora.

O Sindicato pede medidas na revisão dessa adequação, pois, conforme disse a professora, a escolha de salas de aula deve ser feita até o fim deste mês.

Homenagem – A Sessão Solene que presta homenagem ao professor foi criada em maio de 1999, por meio do decreto legislativo nº 180/1999, de autoria do então vereador Pedro Motta.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest