“Ser líder é reconhecer a humanidade do outro”, disse homenageada em evento na Câmara

Cerca de 120 pessoas estiveram presentes nas galerias da Câmara Municipal na noite de quarta-feira (11) para prestigiar a cerimônia de entrega de diplomas de mérito a 13 membros da sociedade civil de Jacareí, que desenvolvem trabalhos em prol do bem comum das comunidades em que atuam.

No evento, realizado às 19h30 no plenário da Casa Legislativa, foram homenageados os líderes Deusete de Oliveira, Eli Dias de Alencar Ferreira, Joaquim André, Jorge Cesar Pereira, Laércio Carneiro, Max Daniel Alves, Regina Aparecida B. Santos, Soraia Pereira, Terezinha de Oliveira Karube, Valmir Donizetti Miranda, Raphael Isac Moraes Freire, Geny Alves Coimbra e Marcos Bastos.

Cada um dos 13 vereadores pode fazer a indicação do nome de um líder comunitário para ser homenageado no evento, a partir de regulamento estabelecido pelo Decreto Legislativo nº 287 de 2009, de autoria do vereador Itamar Alves (PDT).

Além dos homenageados, a cerimônia contou com a presença de todos os 13 vereadores da Casa e foi conduzida por uma Mesa Diretora composta pelo presidente Arildo Batista (PT), pelo vereador Itamar Alves e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Emerson Goulart Caetano de Souza – representante do prefeito Hamilton Mota no evento.

Sorteada para representar os homenageados em discurso na Tribuna, Soraia Pereira atribuiu sentido à palavra líder como sendo “a pessoa de atitude proativa, que atua na retaguarda para ajudar o outro e busca a paz universal como forma de combate a forças malévolas que destroem as pessoas”.

Ser líder é reconhecer as pessoas naquilo que elas têm em comum, ou seja, a nossa humanidade”, disse Pereira. Ainda segundo ela, ser líder requer atitudes que assumam não apenas os próprios erros, mas, especialmente, os erros dos outros. “É guiar o outro em seu caminho, mas não como forma de dominação, mas da busca por sua liberdade ética”, definiu a homenageada.

Também na Tribuna, o presidente da Câmara Municipal ressaltou a importância do trabalho realizado pelas lideranças comunitárias na construção de uma sociedade democrática, capaz de trabalhar os próprios conflitos no sentido de reduzir a polarização entre o privilégio extremo e a carência extrema, como desafio para a construção e ampliação dos direitos.

Dedicar a vida a trabalhar para ajudar o outro é uma atitude que deve ser valoriza e celebrada sempre e a todo o momento porque é desta forma que se constrói uma sociedade melhor e mais justa”, afirmou Arildo Batista.

Em nome dos demais vereadores, Rose Gaspar (PT) usou a Tribuna para falar sobre o papel das lideranças comunitárias quanto à intermediação de divergências e diferenças – de ideias e opiniões – em um ambiente social cada vez mais permeado pela intolerância.  “Ninguém será líder se quiser fazer tudo sozinho. Atuar coletivamente e em conjunto é fundamental para a promoção do respeito ao outro e às divergências de ideias e opiniões”, citou Gaspar.

Já o autor da solenidade destacou que as lideranças indicadas desenvolvem trabalhos em diversos setores da sociedade jacareiense, uma representatividade que demonstra a importância deste tipo de homenagem.

Sinto-me muito feliz ao ver a emoção dos homenageados porque é isso que nos move quando realizamos um encontro como este. Não é fácil lutar pelo direito coletivo, por amor à comunidade, por isso eu os agradeço pelo trabalho e pela dedicação incondicional a esta causa”, disse Itamar Alves.

Legenda – Líderes comunitários posam para foto junto com os vereadores no plenário da Câmara Municipal, ao fim de sessão solene realizada na noite de quarta-feira (11) em Jacareí

Crédito – Arquivo/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest