Ex-vereador Fued Chaquib recebe título de Cidadão Benemérito pela Câmara de Jacareí

O empresário e ex-vereador Fued Chaquib foi homenageado na noite da última quinta-feira (17) com o título de Cidadão Benemérito de Jacareí, a maior honraria que a Câmara Municipal pode conceder a um cidadão por seus serviços prestados à sociedade.

Filho de libaneses e jacareiense de nascimento, Fued recebeu das mãos do vereador Edgard Sasaki (sem partido), autor do decreto legislativo (nº 379/2015) que instituiu a cerimônia, aquilo que o parlamentar considerou como sendo “uma forma de agradecer ao senhor Fued por tudo o que ele fez através de suas ações sociais e assistenciais a serviço do bem comum de nossa cidade”, disse Sasaki.

Cerca de 60 pessoas, entre familiares e amigos do homenageado, compareceram às Galerias do Legislativo para prestigiar a entrega do título. No Plenário, além do autor do decreto, estiveram presentes os vereadores Valmir do Parque Meia Lua (sem partido) e Itamar Alves (PDT), assim como a secretária municipal de Assistência Social, Vera Lúcia Monteiro Lino.

Na Tribuna, Fued fez um discurso breve e deixou para os membros da Mesa a tarefa de lembrar sua trajetória de vida, em Jacareí. “Agradeço ao Edgard Sasaki pela lembrança, mas sou um homem de poucas palavras, por isso deixo para vocês a missão de falar sobre mim, muito obrigado à Câmara, aos meus familiares e todos os amigos por este momento especial”, disse Chaquib.

Já Edgard Sasaki lembrou-se divertidamente da dificuldade para convencer familiares e Fued a receber a honraria. “Demorei quase três anos para que a família convencesse o seu Fued aceitar a homenagem, pois toda vez que eu encontrava a família eles diziam que ele (Fued) não gosta de homenagem e por isso não iria aceitar, mas agora eu consegui”, brincou o vereador.

O parlamentar fez referência a críticas da população quanto a prerrogativas do Legislativo Municipal relacionadas a concessão de homenagens, como no caso de denominação de vias e espaços públicos. “Muitas vezes, nós, vereadores, somos criticados pela população por homenagear as pessoas, mas é fundamental exaltar, ainda em vida, todos aqueles que de alguma forma dedicaram suas vidas a nobre causa de servir”, afirmou.

Escolhido para discursar em nome dos demais parlamentares da Casa, Valmir do Parque Meia Lua agradeceu a dedicação e força de vontade do homenageado na promoção da cidadania a entidades que cuidam de pessoas portadoras de necessidades especiais. “Que Deus lhe dê muitos anos de vida para que o senhor continue ajudando as pessoas da mesma forma que sempre ajudou”, concluiu.

Histórico – Fundador da empresa Transportadora Jacareí em 1966, Fued Chaquib encontrou na Associação Criança Especial de Pais Companheiros (CEPAC) o caminho para a promoção e exercício da cidadania, através do auxílio a pais de crianças com deficiência neuromotora na busca por tratamentos específicos em centros de referência no Estado de São Paulo.

Em 1988, foi eleito vereador para a 10ª Legislatura (1989-1992), período em que apresentou sua “principal ação como político: um projeto de lei para a isenção de passagens no transporte público urbano para crianças portadoras de necessidades especiais, inclusive para o seu acompanhante”.

Eleito, Fued obteve junto à Prefeitura a cessão de três salas do Centro de Atendimento do Parque Santo Antônio para as atividades do CEPAC, além de auxiliar nos trabalhos da Associação de Pais e Amigos do Down (ASPAD) e da filial da Cruz Vermelha Internacional, em Jacareí.

Entre 1995 e 1996, assumiu o cargo de provedor da Santa Casa de Misericórdia de Jacareí. No período, Fued Chaquib organizou esforços administrativos e financeiros para a prestação de assistência a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em Jacareí.

Atualmente, Fued Chaquib administra a Transportadora Jacareí, fundada por ele há mais de 50 anos na cidade e que hoje emprega cerca de 60 funcionários.

Legenda – Fued Chaquib (à esq.) recebe de Edgard Sasaki (sem partido) título de Cidadão Benemérito, maior honraria concedida pela Câmara a um cidadão do município

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

 

 

 

 

 

 

 

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest