Fernando cobra normalização de atendimento oncológico no Hospital São Francisco de Assis

O vereador Fernando da Ótica Original (PSC) encaminhou um ofício à administração municipal solicitando providências por parte da Secretaria Municipal de Saúde para a normalização do atendimento a pacientes oncológicos referenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Francisco de Assis, no município.

O documento foi protocolado junto à Secretaria de Governo da Prefeitura na tarde de quinta-feira (17), após o parlamentar receber em seu gabinete a visita da dona de casa Dirce José dos Santos Reis, de 54 anos, moradora do Jardim das Indústrias, que pediu o apoio de Fernando no sentido de cobrar ações do poder público local para que o serviço de quimioterapia seja normalizado no hospital. “Em janeiro passado, fiz uma cirurgia oncológica no (hospital) São Francisco, mas agora que vou iniciar a quimioterapia, fui informada que o tratamento será feito em Guarulhos, e não mais aqui, sendo que resido a 800 metros do hospital”, afirmou Dirce.

Apesar de o município dispor de transporte gratuito para o traslado de pacientes neste tipo de condição, a dificuldade para o deslocamento, segundo a dona de casa, está no fato da debilidade física gerada após o recebimento das medicações. “Terei que viajar dois dias consecutivos por semana até Guarulhos, enfrentando calor e trânsito depois de sessões de quimioterapia, sendo que poderia fazer tudo aqui se o São Francisco não tivesse passando por dificuldades financeiras”, disse.

Na opinião do vereador, os problemas financeiros do Hospital São Francisco estão relacionados à precarização dos serviços ofertados pela rede de saúde pública de Jacareí. Segundo Fernando, a Associação Casa Fonte da Vida, mantenedora do hospital, teria sofrido uma redução de 23% no repasse feito pela Secretaria Municipal de Saúde para o custeio de procedimentos oncológicos. “Em uma entrevista a um jornal da cidade, o presidente da entidade informou que em 2014, o hospital recebeu repasse de R$ 7,2 milhões para o tratamento a pacientes com câncer e, em 2015, esse montante foi de R$ 5,5 milhões”.

O repasse é feito mediante contrato entre a Prefeitura e o hospital pelo sistema de rede referenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. No caso do Hospital São Francisco, a unidade é referência para atendimento a pacientes oncológicos dos municípios de Jacareí, Santa Branca, Igaratá, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

O hospital vem trabalhando já há algum tempo no extra teto, ou seja, realizando mais procedimentos oncológicos do que aquilo que recebe do SUS para fazer o que, consequentemente, só faz aumentar sua dívida”, explicou Fernando.

Legenda – No gabinete do vereador, Dirce José dos Santos Reis mostra cronograma de viagens que deverão ser realizadas até Guarulhos nos próximos dois meses

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest