Cultura Negra no Brasil e persistência do racismo são temas do ‘TV Câmara Entrevista’ desta terça

A sociedade brasileira, em sua maioria, se reconhece preta ou parda. Isso foi o que mostrou a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, na qual 53% dos brasileiros se autodeclararam negros. Por que então, ainda existe tanto preconceito contra os negros no país?

Para responder essa e outras questões, o programa ‘TV Câmara Entrevista’ desta semana conversou com o sociólogo Ricardo Ferfoglia. No programa, que vai ao ar nesta terça-feira (15), às 18h, o entrevistado faz uma reflexão sobre a sociedade brasileira e a influência da cultura negra no Brasil.

Entre os temas abordados estão a origem história da violência racial, a necessidade da conscientização para o problema, o respeito ao próximo, a importância da cultura negra para o país e formas de desmascarar o preconceito.

Durante o programa, também serão exibidos depoimentos de três mulheres negras: Jéssica Costa (estudante de Publicidade e Propaganda), e Jaíne Pereira e Shiva Carolina da Silva, integrantes do coletivo “Aqui óh, somos pretas!”, que luta pela dignidade e direitos da mulher negra, contra o racismo e toda forma de violência.

“Não toleramos, porque [o racismo] é uma coisa que mata, a gente se oprime muito por causa do racismo e isso tem destruído pessoas, muitas oportunidades, gente que deixa de fazer coisas por conta disso, então a gente tem que conscientizar a sociedade”, contou Jaíne Pereira, durante seu depoimento.

O programa terá reprises nas terças-feiras, às 22h, nas sextas-feiras, às 17h e nos domingos, às 20h.

Todos os programas da TV Câmara Jacareí são transmitidos pelos canais 12 da TV a cabo NET, 61.4 UHF em sinal aberto digital e também pelo site www.jacarei.sp.leg.br.

Legenda: Ricardo Ferfoglia durante a gravação do ‘TV Câmara Entrevista’

Crédito: Divulgação/TV Câmara Jacareí

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest