Atiradores do Exército Brasileiro são homenageados na Câmara de Jacareí

Eles são “da pátria a guarda, fieis soldados por ela amados”, de acordo com a definição da Canção do Exército, uma ode aos soldados brasileiros, guardiões da nação. Assim como os versos enaltecem a farda verde-oliva, a sessão solene realizada na noite de terça-feira (10) no Plenário da Câmara Municipal também exaltou o Exército Brasileiro por meio de uma homenagem a seis Atiradores do Tiro de Guerra (TG 02-051), de Jacareí.

Durante o evento, receberam Diploma de Mérito os atiradores André Luís de Moraes Junior, David Cristiano Silva, Jonathan Silva Marcachini, Krishna Govinda Bozelli, Lucas Caldeira Caetano e Matheus Simões de Campos. Eles foram escolhidos por meio de indicação da unidade do Exército Brasileiro, em Jacareí, cujo comando é exercido pelo subtenente e Chefe da Instrução do Tiro de Guerra, Ivênio Alves dos Santos.

Em seu discurso na Tribuna da Câmara, o subtenente valorizou o trabalho desenvolvido pelos atiradores do Tiro de Guerra ao longo das atividades de 2015 e afirmou que todas as metas definidas pela unidade foram superadas graças ao empenho de todos. “Vocês (atiradores) foram a razão da minha missão no Exército Brasileiro este ano e acredito que este compromisso foi cumprido. A sociedade carece de bons exemplos de cidadania e, neste aspecto, o Exército mostra os caminhos do bem para aqueles que desejam servir a nação”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Arildo Batista (PT), valorizou o trabalho do Tiro de Guerra em relação ao desenvolvimento e a valorização da cidadania. “Os atiradores têm oferecido muito mais do que o município oferece a vocês, porque mais do que formar para a instrução militar, o Exército forma indivíduos cidadãos”, afirmou Arildo.

Ainda durante a solenidade, o atirador Matheus Simões de Campos foi o escolhido para discursar em nome dos demais homenageados. “Agradeço a todos os presentes por cada momento em que passamos frio, que discutimos ou que dávamos risadas. Entraremos em uma nova etapa da vida com a cabeça erguida, como homens que erraram e aprenderam com seus erros e com a certeza de que hoje somos melhores do que quando entramos no Exército”, ressaltou Simões.

A homenagem ao Dia do Atirador é uma iniciativa do Legislativo de Jacareí, criada por meio do Decreto Legislativo nº 292/2009, de autoria do então presidente da Câmara, o ex-vereador Diobel de Lima Fernandes. Segundo o texto da lei, anualmente o Tiro de Guerra de Jacareí deve indicar os atiradores que se destacaram no exercício de suas atividades durante o ano.

 

Legenda – Atiradores do Tiro de Guerra de Jacareí (TG 02-051) após homenagem solene realizada na noite de terça-feira (10), no Plenário da Câmara

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest