Haka questiona novamente Prefeitura sobre número de pacientes na fila por cirurgia eletiva

Aprovado em Plenário na sessão ordinária de quarta-feira (4), um pedido de informações do vereador Maurício Haka (PSDB) pede mais esclarecimentos do prefeito Hamilton Mota a respeito do número de pacientes que aguardam por cirurgia eletiva, em Jacareí.

Segundo Maurício, um ofício (nº 1.174/15) da administração municipal ao gabinete do parlamentar, enviado como resposta a questionamentos anteriores, informava a existência de 141 pacientes na espera por uma cirurgia eletiva (não emergencial, que pode ser realizada com data definida pelo médico), no município.

No entanto, o vereador contesta o número apresentado. “Tivemos conhecimento de que há mais de 400 pessoas aguardando na fila de espera só por cirurgia de catarata. Quero saber se esta informação procede e qual o número exato de pessoas aguardando por essa cirurgia específica”, questiona.

No documento, o parlamentar ainda pede novos esclarecimentos da prefeitura em relação a outro item da resposta enviada ao gabinete do parlamentar por meio do ofício nº 1.174/2015, que cita o fato de que 21 pessoas aguardam por “outras cirurgias”.

Neste documento, são especificados a quantidade de pacientes separados por tipo de cirurgia, como vasectomia, joelho, otorrino, oncologia pele/plástica, e oncologia urológica e gastrointestinal. Quero saber a que especialidades estas ‘outras cirurgias’ se referem”, concluiu Haka.

Serviço de Regulação – A classificação de risco do paciente e demais critérios de priorização para a realização de internações e/ou agendamento de cirurgias estão definidas conforme Portaria nº 1.559, de 1º de agosto de 2008, que institui a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

No âmbito dos municípios, a Central de Regulação de Internações Hospitalares tem a competência para regular o acesso aos leitos e aos procedimentos hospitalares eletivos e, conforme a organização local da rede de assistência à saúde, são estabelecidas unidades operacionais para a garantia do acesso baseada em protocolos, classificação de risco e demais critérios de priorização.

Legenda – Na Tribuna, o vereador Maurício Haka (PSDB) questiona Prefeitura sobre o número de pacientes que aguardam por uma cirurgia eletiva, em Jacareí

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest