Câmara vota mudanças na lei de Uso do Solo em Jacareí

Cinco projetos estão inseridos na Ordem do Dia da 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jacareí, prevista para acontecer nesta quarta-feira (2). Após ser adiado por uma sessão, o plenário volta a apreciar o projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) que altera a denominação da Guarda Civil Municipal para Guarda Civil Metropolitana (CGM) em Jacareí.

A proposta, de autoria dos vereadores Itamar Alves (PDT), Maurício Haka (PSDB), Valmir do Parque Meia Lua (PSD), José Francisco (PT) e Edgard Sasaki (DEM), pretende equiparar a categoria às determinações da Lei Federal nº 13.022, que trata sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Para aprovação, a Emenda necessita do voto favorável de dois terços dos vereadores (sete votos) nas duas discussões.

O segundo projeto que será discutido pela Casa, de autoria do vereador Edinho Guedes (PMDB), busca fazer modificações na atual lei municipal que trata sobre o Uso, Ocupação e Urbanização do Solo em Jacareí.

O projeto acrescenta na lei a obrigatoriedade de a concessionária responsável pela infraestrutura elétrica da cidade instalar os postes de sustentação na divisa entre os lotes. “O documento é apresentado no intuito de evitar a obstrução da entrada em muitos imóveis, devido à existência de postes de energia elétrica em frente às residências”, destacou Edinho.

Além disso, o projeto também destaca que os postes atualmente não instalados na divisa dos lotes, e que estejam causando qualquer espécie de limitação ao uso da propriedade, deverão ser removidos pela concessionária de energia elétrica, sem quaisquer ônus para o proprietário do imóvel, e transferidos para o ponto mais adequado.

Obras Públicas – O vereador Edinho Guedes apresenta também dois outros projetos, entre eles o que trata sobre as informações disponibilizadas em placas de obras públicas municipais. Na proposta do vereador, as placas devem conter a descrição da finalidade da obra, seu custo, prazos contratuais para sua realização, nome e registro completos do profissional responsável pelo projeto, nome e registro completos do profissional responsável pela execução da obra, razão social e o número de registro da empreiteira responsável.

O outro projeto apresentado pelo parlamentar trata de inserir no calendário oficial do município a “Semana Municipal do Festival do Bolinho Caipira de Jacareí”, a ser realizada na última semana de agosto.

Sustentabilidade – Buscar apoio empresarial para desenvolver a sustentabilidade e melhorar a iluminação em Jacareí é o objetivo da proposta do vereador Edgard Sasaki (DEM). Se o projeto for aprovado pela Casa e sancionado pelo Executivo Municipal, empresas ou entidades do setor privado estarão autorizadas, sob forma de adoção, a fazer a iluminação de praças, jardins ou vias municipais pelo sistema de energia solar.

O órgão ou empresa encarregada da adoção se responsabilizará pela instalação e manutenção da tecnologia, sem qualquer ônus ao Poder Executivo, recebendo em contrapartida a autorização para expor de forma publicitária a ação conjunta entre o setor privado e público.

 

Legenda – Vereadores na última sessão ordinária do ano.

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest