Câmara de Jacareí está entre as pioneiras do estado a ter centro de capacitação de servidores

A Escola do Legislativo da Câmara de Jacareí participou do 3º Encontro Paulista de Escolas de Governo Municipais, ocorrido na quarta-feira (10), em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. O evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre autoridades locais, gestores públicos, técnicos da área de Recursos Humanos e dirigentes de escolas de governo municipais atuantes nos poderes Executivo e Legislativo.

O Encontro promovido pelo Cepam – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal teve como objetivo principal incentivar e compartilhar o conhecimento entre os profissionais responsáveis pela formação e capacitação do servidor municipal.

De acordo com Sílvio Aleixo, presidente interino do órgão, as escolas de governo assumem um papel de destaque no funcionamento do serviço público. “A atuação desses centros de capacitação aumenta a eficiência dos governos na gestão pública, abrindo novos caminhos na administração municipal, na medida em que melhor prepara o servidor para atender aos anseios da população”, pondera.

Pesquisa – Durante o encontro, também foi divulgada pesquisa feita pelo Cepam, que procurou identificar qual é o panorama de atuação das escolas de governo paulista, identificando, entre outros itens, infraestrutura, ações educacionais e atividades realizadas.

A pesquisa foi realizada entre fevereiro e abril deste ano e apontou a existência de 40 escolas de governo nos municípios do estado de São Paulo. Destas, apenas 11 atuam diretamente na esfera do poder Legislativo. As demais são ligadas ao poder Executivo dos municípios. Além disso, a pesquisa também mostrou que a maioria das escolas surgiu a partir de 2011.

A ideia de se manterem escolas de governo não é nova, sendo prevista na Emenda Constitucional 19, de 1998, que determina que “a União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos”. Ainda de acordo com a Emenda, os municípios estariam livres para decidir por sua implantação ou não.

Segundo Roseli Minas, coordenadora da pesquisa, “o crescimento apontado nos últimos dez anos reflete a preocupação dos municípios em aprimorar as boas práticas de gestão”.

Painéis – Durante o evento, os participantes foram divididos em sete grupos temáticos, onde se discutiram temas como capacitação continuada, o papel das escolas de governo e a necessidade de intercâmbio de boas-práticas entre as escolas. O coordenador da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jacareí, jornalista Ricardo Gagliardi, foi o moderador do grupo que debateu e expôs o tema “O processo de comunicação é importante para a valorização das Escolas de Governo”.

“A discussão promovida neste Encontro Estadual foi de alto nível técnico e mostrou que o Legislativo de Jacareí está atuando numa posição de vanguarda na capacitação de seus servidores e colaboradores, o que se refletirá em maior eficácia na execução dos processos de gestão”, afirma Gagliardi.

Legenda: Dirigentes durante o 3º Encontro Paulista de Escolas de Governo Municipais
Crédito: Assessoria de Comunicação /CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest