Sasaki agradece presidente da Cetesb por parecer favorável à lagoa do Califórnia

O vereador Edgard Sasaki (DEM) participou na tarde da última terça-feira (2) de inauguração da estação de monitoramento da qualidade do ar do bairro Jardim Satélite, localizado na zona sul de São José dos Campos.

Durante o evento, que teve a participação de diretores e técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o parlamentar de Jacareí aproveitou a oportunidade para agradecer ao diretor presidente da agência responsável pelo controle e monitoramento de atividades geradoras de poluição no Estado, Otavio Okano, em relação à análise do processo de transformação da lagoa do Parque Califórnia (região leste) em um ‘piscinão’.

A Cetesb, em nome do Otavio, foi o órgão que, juntamente com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), impediu que a lagoa do Parque Califórnia se transformasse em um piscinão para coleta de águas pluviais”, afirmou Sasaki.

O vereador explica que para a execução do projeto de construção de um reservatório para contenção de águas pluviais onde atualmente está localizada a lagoa do Parque Califórnia seria necessário a autorização tanto do DAEE quanto da Cetesb. A partir da liberação, o projeto poderia ser realizado através de recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

Os órgãos apontaram para uma adequação do projeto levando em consideração o desejo dos moradores e, sem a liberação da Cetesb e do DAEE, os recursos do Fehidro não vieram”, disse Edgard.

O vereador é favorável ao movimento de moradores que defendem a preservação da lagoa e a urbanização do espaço para que seja transformado em um parque municipal. “A construção de um piscinão no local não é a melhor solução para a contenção das águas de chuva no local. Para mim, a opinião dos moradores deve ser preservada”, ressalta.

Participação – Denominado ‘Amigos do Lago e Comunidade do Parque Califórnia’, o grupo de moradores reivindica há mais de três anos a recuperação das mais de 20 nascentes de água existentes no local e a preservação da lagoa e de sua Área de Preservação Permanente (APP). O projeto conta ainda com um abaixo-assinado com mais de 1.500 assinaturas de pessoas que desejam a transformação da lagoa em um parque verde voltado para o lazer dos moradores do entorno.

Fehidro – É um conselho deliberativo do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, responsável pelo suporte financeiro da política estadual de recursos hídricos.

Fazem parte do Fehidro agentes técnicos que analisam e avaliam a viabilidade técnica e os custos dos empreendimentos e fiscalizam sua execução dentro da esfera de sua competência, ou seja, no campo de suas atribuições. Sem a aprovação do Agente Técnico o financiamento não se efetiva.

Legenda – À direita, o vereador Edgard Sasaki (DEM) ao lado do diretor presidente da Cetesb, Otavio Okano, durante inauguração de estação de monitoramento, em São José dos Campos
Crédito – Gabinete do Vereador/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest