CEI pede à Santa Casa nomes e contato de ex-funcionários para depoimento

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura o desaparecimento de exames de pacientes na Santa Casa de Misericórdia protocolou, na última quarta-feira (6), um ofício na superintendência do hospital solicitando os nomes e contatos dos cinco funcionários demitidos e dos três que pediram demissão, após o desaparecimento de mais de 18 mil exames da instituição.

O documento tem por objetivo a convocação dos ex-funcionários para esclarecimento a respeito daquilo que o secretário de Saúde de Jacareí, Antonio de Paula Soares, considerou como um ato de “sabotagem” contra a maior unidade de saúde pública do município.

De acordo com a presidente da comissão, vereadora Ana Lino (PMDB), a Santa Casa informou que a resposta ao ofício, com os nomes e contatos dos ex-funcionários, deve ser apresentada ao Legislativo Municipal na próxima semana. “O administrador da Santa Casa nos disse que após o recebimento do pedido, o hospital nos encaminharia essas informações em uma semana”, afirma a parlamentar.

A declaração do administrador da Santa Casa, Anderson Teodoro da Silva, aconteceu no dia 29 de abril em depoimento à comissão. Na ocasião, Teodoro disse que a partir da segunda semana de novembro de 2014 até o final de fevereiro deste ano, a Santa Casa conseguiu refazer mais de 18 mil exames que haviam desaparecido do sistema.

Agrupamos esforços para imprimir agilidade e, nos últimos 60 dias a procura para refazer os exames perdidos não existe mais porque todos foram refeitos até o fim de fevereiro, inclusive trabalhando na demanda normal de atendimento”, declarou à época.

Na opinião da vereadora, a partir do recebimento das informações, os membros da CEI se reunirão para definir o formato dos próximos depoimentos, uma vez que será necessário mais de uma convocação para colher as informações dos oito ex-funcionários citados. “A intenção é que façamos duas convocações para dividir os citados em dois grupos de quatro e assim otimizar o tempo dos depoimentos e facilitar o andamento da investigação”, conclui Ana Lino.

Histórico – A abertura da Comissão Especial de Inquérito (CEI) aconteceu no plenário da Câmara durante sessão ordinária realizada no dia 04 de março deste ano. Na ocasião, os vereadores que compõem a base do governo na Casa apresentaram um requerimento à Mesa Diretora, que aprovou, juntamente com os demais parlamentares, a instalação de processo de investigação legislativa.

A decisão tomou como base uma declaração do secretário de Saúde de Jacareí, Antônio de Paula Soares, a uma rádio da cidade. Na entrevista, o gestor da pasta afirmou que exames de pacientes da Santa Casa teriam desaparecido e que um Boletim de Ocorrência teria sido confeccionado pela administração municipal para que o fato pudesse ser apurado.

Ainda na sessão, ficou definida a composição da CEI, formada pela vereadora Ana Lino (PMDB), José Francisco (PT) e Valmir do Parque Meia Lua (PSD), respectivamente presidente, relator e membro.

Legenda – O administrador Anderson Teodoro da Silva (à dir.) prestou depoimento no último dia 29 à CEI que investiga o desaparecimento de exames de pacientes da Santa Casa de Jacareí
Crédito – Arquivo/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest