TV Câmara Jacareí: Telespectador poderá acessar conteúdos complementares pelo controle remoto

A TV Câmara Jacareí será o primeiro canal legislativo municipal do País a oferecer conteúdo complementar para o seu público. O telespectador poderá acessar informações adicionais sobre os programas e sobre o Legislativo acionando os botões de cor verde, amarelo, vermelho ou azul do controle remoto do aparelho televisor.

A iniciativa surgiu da parceria entre a UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) e a Câmara Municipal para o desenvolvimento de tecnologias pioneiras, já em estudo pela Universidade.

Na prática, a ferramenta funcionará da seguinte forma: no canto inferior da tela, a letra “i” em vermelho, amarelo, verde ou azul poderá aparecer a qualquer momento da programação.  Ao apertar – no controle remoto – a cor sugerida, o usuário terá outras informações sobre o programa que está sendo exibido. Além do símbolo “i”, poderá também surgir botões como “aperte o azul para mais informações”.

O projeto será um dos temas abordados durante a 7º edição do Fórum Internacional de Televisão, TV Morfosis que ocorre entre 21 e 22 de outubro na Univap. O usuário também poderá interagir com a programação através do sistema QR Code – código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.

Durante a discussão de um Projeto de Lei, por exemplo, poderão aparecer outras telas explicando o porquê da criação do projeto”, afirmou Fernando Moreira – diretor da TV UNIVAP. Para ter informações de interatividade, o telespectador deve ter uma televisão com o software Ginga que desde 2013 é obrigatório em 75% dos aparelhos fabricados no país.

O diretor da TV Câmara Jacareí, Davi Paiva, esclarece que esse é o primeiro passo para que, de fato, o telespectador possa interagir com a programação, opinando em enquetes, enviando comentários e até mesmo gerando conteúdo. “A tendência atual é que os aparelhos de televisão estejam conectados à internet, ampliando possibilidades de interatividade e permitindo que pela TV sejam acessados conteúdos disponíveis na web. Nossa perspectiva é desenvolver essa possibilidade para o público de Jacareí”, afirma Davi.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Edinho Guedes (PMDB), o desenvolvimento de ferramentas de interatividade na TV Câmara é parte do processo de aproximação entre a população e o legislativo municipal.

A democracia só funciona com a participação, é nosso dever enquanto poder público ampliar os canais de participação direta dos cidadãos, estas ferramentas irão ampliar este acesso e aprimorar nosso trabalho”, afirmou Edinho.

Marcio Martinele e Elton Rivas/CMJ
Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest