Emoção marca evento em homenagem ao professor na Câmara de Jacareí

Uma noite marcada pela emoção em homenagear aquele que tem, por vocação, a arte de apresentar os caminhos que rumam no sentido da transformação dos seres humanos por meio do conhecimento: O professor.

Se a Sessão Solene realizada na noite da última quarta-feira (14), no Plenário da Câmara de Jacareí pudesse ser resumida em uma palavra, esta, sem dúvida, seria ‘reconhecimento’.

Reconhecer a doação pessoal e cotidiana pela qual estes profissionais possuem voluntariamente a cada vez que adentram em uma sala de aula para lecionar é um gesto singelo, porém simbólico, da valorização e da importância do professor na construção de uma sociedade que anseia por conhecimento.

Tal simbolismo foi prestado por 92 presentes no evento a seis professores de Jacareí, três lecionam dentro da sala de aula e outros três, que apesar de ‘aposentados’ ensinam e aprendem nos quadros negros do dia a dia. Afinal, se ser professor é ter a capacidade de “sair de cena, sem sair do espetáculo”, o ato de ensinar é uma tarefa que semeada ao longo da vida.

Sempre gostei de aprender e ensinar, pois, ser professor é aprender e ensinar cotidianamente, e, se existir outra vida, com certeza serei professora na escola de Santo Agostinho”, diz emocionada Vera Lúcia de Lima, que leciona Matemática há 48 anos em Jacareí e foi uma das seis homenageadas durante a Sessão.

Além de Vera, indicada pelo Colégio Rezende e Rezende para receber a homenagem junto com seu colega, o professor Jair Alberto de Rezende, foram homenageadas as professoras Herenildes Lemes Ferreira Stollar e Maria Cristina Viana Silva Teodoro Siqueira – indicadas pela EMEF Prof. Adélia Monteiro e Rosemar de Araújo Neves e Rosângela de Almeida Corrêa, indicadas pela Escola Estadual Prof. Hermínia Silva de Mesquita, de Jacareí.

Compuseram a mesa diretora da Sessão Solene, o presidente da Câmara de Jacareí, vereador Edinho Guedes (PMDB), a gerente de supervisão escolar da Secretaria Municipal de Educação, Edilene da Silva Costa e Silva – que representou o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), e Daniela Aparecida Guedes de Paula, supervisora da regional de Ensino.

Estiveram presentes ainda os vereadores Hernani Barreto (PT), Pastor Rogério Timóteo (PRB), Jose Francisco (PT), Ana Lino (PMDB), Edgard Sasaki (DEM), Maurício Haka (PSDB) e Itamar Alves (PDT), além de amigos e familiares dos professores homenageados.

Os professores são profissionais que dedicam suas vidas a ensinar e a nos ensinar”, diz Edilene. Para a gerente da Secretaria Municipal de Educação, “para ser professor é preciso gostar de gente”, conclui.

Para o vereador Hernani Barreto, que falou em nome dos parlamentares de Jacareí, “se queremos uma sociedade melhor, nós devemos este trabalho a vocês, professores”, afirma Barreto.

O presidente da Casa, vereador Edinho Guedes – que também é professor e leciona há nove anos, lembrou que o ser humano é um ser em constante processo de aprendizagem, e que o sentimento cotidiano do aprender é o que move o professor. “Sou professor, e a grande sensação que a gente tem quando sai da sala de aula é que sempre temos algo para aprender”, diz Edinho.

A HOMENAGEM – A Sessão Solene que presta homenagem ao Professor já é uma tradição no Legislativo de Jacareí. Criado em maio 1999, por meio de um projeto de lei de autoria do então vereador Pedro Motta, a Sessão é uma forma de prestigiar e valorizar aqueles que por sua trajetória cotidiana do “ensinar a aprender” acreditam que a Educação seja um mecanismo de transformação – e ascensão, das condições socioeconômicas da população.

Sinto-me realizada como Professora. Se existir outra vida, com certeza eu serei professora na escola de Santo Agostinho”, conclui a professora Vera.

A DATA – O dia 15 de outubro foi escolhido para celebrar o Dia do Professor. A data foi oficializada no Brasil em 1963, por meio do decreto nº 52.682, no mandato de João Goulart, Presidente da República entre os anos de 1961 e 1964.

Conforme o texto da lei federal, “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”, consta no Artigo 3º.

Rodrigo Vieira

Legenda – Vereadores e representantes de Ensino de Jacareí posam ao lado dos seis professores homenageados na Sessão Solene de quarta-feira (14), no Plenário da Câmara

Crédito – Rodrigo Vieira/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest