A Comissão Permanente de Obras, Serviços e Urbanismo (COSPU) da Câmara Municipal realizou na tarde de quarta-feira (3), audiência pública para discussão dos rompimentos de uma adutora de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ocorridos nos dias 9 e 20 de junho na Avenida Davi Lino, ao lado do Parque da Cidade.
Segundo o presidente do SAAE, os rompimentos foram causados pela falta de válvulas de fechamento de rede, o que dificulta a manutenção de trechos da adutora, ausência de válvulas de tríplice função (aliviar a pressão, evitar o acúmulo e prevenir vácuo), além de alterações no projeto básico e executivo que substituíram a indicação de instalação de tubulação de ferro fundido por poliéster reforçado com fibra de vidro (CPRFV).
“As alterações que foram feitas nos projetos básico e executivo pós-licitação, entre 2001 e 2005, a substituição de tubulação de ferro fundido por estruturas de poliéster reforçado com fibra de vidro e a falta de dispositivos de segurança criam um sistema sem apoio em situações normais, possibilitando a ocorrência de novos rompimentos a qualquer tempo imprevisivelmente”, disse Eder Campos Oliveira.
Os vazamentos interromperam o abastecimento de água em bairros das regiões centro, norte e leste, além de oscilações e interrupções em todo o sistema de abastecimento de água para mais de 86 mil moradores.
No primeiro rompimento, equipes do SAAE concluíram os serviços no dia 11. Já o segundo vazamento foi consertado na madrugada do dia seguinte (21).
Ainda segundo Oliveira foram gastos cerca de R$ 5 milhões para o conserto dos dois rompimentos, “além de outros R$ 3 milhões para a compra de uma nova adutora que está em processo de licitação”.
Participaram da audiência os vereadores Valmir do Parque Meia Lua (PP), Hernani Barreto (Republicanos), Paulinho do Esporte e Paulinho dos Condutores (ambos do Podemos), Dr. Rodrigo Salomon e Abner Rosa (ambos do PSD), Edgard Sasaki (PSDB), além dos vereadores Rogério Timóteo (Republicanos), Sônia Patas da Amizade (PSD) e Roninha (Podemos), que ocupam, respectivamente, os cargos de presidente, relator e membro da Comissão.
A audiência pública é aberta ao pública e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí nos canais 39.2 Digital, 12 da Claro e também pelo Youtube e Facebook da TV Câmara Jacareí.