Câmara aprova denominação de vias públicas no Jardim Aprisco do Vale

Por 12 votos favoráveis (unanimidade), o plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão desta quarta-feira (5) projeto do vereador Edgard Sasaki (PSDB), que denomina cinco vias públicas no Loteamento Jardim Aprisco do Vale em Jacareí.

Segundo o documento, as atuais Ruas 01, 02, 03, 04 e 05 serão denominadas Rua Lanifício, Rua do Aprisco, Rua do Carneiro, Rua da Ovelha e Rua do Pastor, respectivamente. “O objetivo do projeto é preservar a história da área externa do Centro Empresarial Lavalpa com as ruas denominadas com nomes sugeridos pela família do senhor Edouard Six”, disse Sasaki.

História – A história da Lavalpa começou em 1951. Um grupo de empresários franceses representado por Edouard Six, resolveram fundar uma empresa do ramo têxtil no Brasil.  E Jacareí foi a cidade escolhida para sediar a indústria, a qual estimulou a economia nacional e o crescimento da cidade que chegou a ser a maior exportadora de manufaturas de lã natural penteada do Brasil.

Nos 47 anos de funcionamento como indústria têxtil, a Lavalpa chegou a gerar mais de 16 mil empregos sendo que a maioria eram moradores de Jacareí”, afirmou Edgard.

As origens da denominação de cada via, nos termos simbólicos que as representam no ponto de vista da família, o qual é o de preservar a história da origem da manufatura têxtil com a lã natural penteada, que eram produzidas em sua propriedade, tendo nesta, o Lanifício, o Aprisco, o Carneiro, a Ovelha e seus Pastores.

Títulos de Cidadania – Três projetos sobre a concessão de títulos de cidadania confeccionados pelo presidente da Casa, vereador Abner Rosa (PSD), e pela vereadora Juliana da Fênix (PL) também fizeram parte da Ordem do Dia. No entanto, Juliana da Fênix pediu a retirada de sua propositura, e os dois projetos do presidente da Câmara foram rejeitados pela maioria do plenário.

Segundo o Regimento Interno da Câmara, a votação de matérias dessa natureza é realizada de forma secreta, sendo necessário a aprovação de 2/3 dos vereadores, ou seja, nove votos favoráveis.

A sessão ordinária é aberta ao público e foi transmitida ao vivo, pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital, 12 da Claro, e também pelo Youtube e Facebook da TV Câmara Jacareí.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest