O plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de quarta-feira (22) pedido de informações da vereadora Sônia Patas da Amizade (PSD), que questionou o prefeito Izaias José de Santana sobre a falta de averiguação de denúncia de maus-tratos a animais em Jacareí.
No documento Sônia explicou que em 25 de março foi acompanhada da Guarda Civil Municipal (CGM) fazer uma averiguação de denúncia referente ao imóvel na Rua Anita de Oliveira Cordeiro Gomes, no bairro Cidade Nova Jacareí.
“A situação era caótica. Animais estavam presos em correntes, em local completamente fechado sem a incidência de luz solar e com falta de higiene, o telhado quebrado que deixava os animais sem proteção em dias de chuva”, disse.
Segundo a parlamentar, após a visita a ex-diretora de Proteção Animal, Joelma Philips, foi até o imóvel e constatou que embora a situação fosse precária e o ambiente sujo, os animais eram relativamente bem cuidados, porém havia animais de diversas espécies, inclusive exóticas.
Passados quase um mês da primeira visita, a Diretoria de Proteção Animal voltou ao local e não atendeu ao pedido dos moradores. “Além da Diretoria de Proteção Animal, algum outro setor da Prefeitura foi até o local”, perguntou Sônia.
Ainda de acordo com a vereadora, é preciso que a Prefeitura esclareça se a veterinária responsável esteve presente nas visitas; quantos animais de cada espécie existem no local; quais documentos foram solicitados para a tutora; se a mesma apresentou a carteira de vacinação atualizada dos animais; o que ficou ajustado entre a Diretoria e a tutora com relação às melhorias do abrigo, e, caso a tutora não providencie as adequações apontadas; e quais medidas a Prefeitura irá adotar para o cumprimento da lei de proteção dos animais.
O prefeito municipal tem 15 dias para responder aos questionamentos do vereador, podendo, com justificativa, ser prorrogado por prazo determinado.
Confira todos os trabalhos protocolados pela vereadora Sônia Patas da Amizade durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.