O plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de quarta-feira (27) pedido de informações do vereador Dr. Rodrigo Salomon (PSD), que questionou o prefeito Izaias José de Santana sobre o funcionamento das câmeras do Centro de Operações Integradas (COI) de Jacareí.
No documento, o parlamentar perguntou sobre o total de 117 câmeras instaladas; quantas estão em pleno funcionamento; qual a empresa responsável pela manutenção dos equipamentos; qual o número do contrato; nome da empresa; período contratado; como é feita a substituição de uma câmera com defeito; e qual o prazo para efetuar a troca.
“Recebi denúncias acerca do não funcionamento de diversas câmeras do COI, pois, segundo informações obtidas, no momento a Prefeitura de Jacareí estaria sem contrato vigente com a empresa que realiza a manutenção dos equipamentos”, disse Salomon.
Segundo o vereador, o COI possui parceria com a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Jacareí e que, juntas, possuem cerca de 240 câmeras de monitoramento instaladas em diferentes pontos da cidade.
“No entanto, para atingir a efetividade do serviço de monitoramento e segurança pública, a manutenção das câmeras é serviço essencial e primordial, e deveria ser tratado como prioridade pela Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão”, afirmou.
Ainda segundo Salomon, é preciso saber quais medidas a Prefeitura de Jacareí já adotou para não reduzir os parâmetros de segurança pública devido ao não funcionamento de diversas câmeras do COI, se existe previsão para a instalação de novas câmeras, e qual o prazo e os locais de instalação.
O prefeito tem 15 dias para responder aos questionamentos do vereador, podendo, com justificativa, ser prorrogado por prazo determinado.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Dr. Rodrigo Salomon durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.