O plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de quarta-feira (13) pedido de informações do vereador Dr. Rodrigo Salomon (PSD), que questionou o prefeito Izaias José de Santana sobre o aumento no valor da taxa de lixo cobrada da população em 2024.
No documento, o parlamentar levou em consideração o Boletim Oficial de 26 de janeiro de 2024, onde foi publicado o Decreto nº 1.054 com a informação de que, no período compreendido entre 2016 e 2023, houve aumento no valor da coleta de lixo na proporção de 102% cobrado pela concessionária do serviço à Prefeitura.
“Qual foi o percentual e o valor nominal da evolução, ano após ano, de 2016 a 2023, na taxa da coleta de lixo? Sabendo do aumento do valor cobrado pela concessionária da coleta de lixo à Prefeitura, ano após ano, não foi avaliada a possibilidade de repassar o reajuste a cada ano, desde 2017, para que os moradores não sofressem com um reajuste superior a 50% de uma só vez?”, questionou Salomon.
Segundo Dr. Rodrigo, o custo dos serviços oriundos da coleta de resíduos apurado no exercício de 2023 foi de R$ 27,7 milhões, sendo este valor repassado aos usuários. “Os talões da taxa de resíduos sólidos para o exercício de 2024, tiveram um aumento de mais de 50% no valor cobrado da população”, ressaltou.
Ainda segundo o vereador, é preciso saber qual foi o valor pago pela Prefeitura, por quilograma ou tonelada, pelo serviço de coleta de lixo na cidade em 2024, e qual foi a evolução do valor pago pela Prefeitura, por quilograma ou tonelada, pelo serviço da coleta de lixo, entre os anos de 2017 a 2023.
“Em entrevista à uma emissora de televisão o prefeito Izaias justificou que a Administração Pública subsidiava tal serviço em 36% e que a inflação no período foi de 42%, não havendo outra possibilidade de gestão que não fosse aumentar o valor cobrado dos moradores, situação que considero lamentável”, disse.
No pedido de informações Dr. Rodrigo ainda cobrou o envio de cópias dos demonstrativos pagos nos anos de 2016 a 2023, separadamente, para que seja possível analisar de forma consistente a evolução do aumento.
O prefeito municipal tem 15 dias para responder aos questionamentos do vereador, podendo, com justificativa, ser prorrogado por prazo determinado.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Dr. Rodrigo Salomon durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.
Comentários
Os comentários estão fechados.
Marcela
Meu Deus quando teremos uma resposta! Isso é um verdadeiro absurdo!!!