Vereadores jovens encerram mandatos com
propostas de melhorias para Jacareí

                                               

                                                                           Crédito: Richard Moreira/CMJ

Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4,  Parte 5,

Parte 6, Parte 7, Parte 8, Parte 9, Parte 10,

Parte 11, Parte 12, Parte 13,

A Câmara Municipal de Jacareí realizou na noite de ontem, 2 de dezembro, a Sessão Especial de Encerramento do Câmara Jovem 2010. Foram apresentadas cinco propostas de projetos de lei, seis indicações ao prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), várias moções congratulatórias e um requerimento ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) solicitando estudos para a instalação de lombada eletrônica na Rodovia Geraldo Scavone, antiga Estrada Velha, no trecho que dá acesso ao bairro Rio Comprido.
A sessão, conduzida pelos vereadores jovens, foi marcada por debate sobre melhorias para Jacareí e discursos que emocionaram o público. Os jovens parlamentares destacaram o aprendizado que tiveram durante o mandato.
Entre as propostas dos estudantes estavam o projeto de lei que institui e inclui no calendário do Município a Semana de Prevenção e Combate à Depressão, de autoria da vereadora jovem Mellina Rabelo Santos Pinto; o projeto de decreto legislativo que institui a homenagem aos professores destaques das escolas da cidade e a inclui no calendário oficial do Legislativo, de autoria da vereadora jovem Tatiana Goldar Campos; o projeto de lei que institui no calendário oficial do Município, a Semana da Solidariedade do Material Escolar em Jacareí, da vereadora
jovem Isabela Vinhas – 1ª secretária; a propositura que dispõe sobre a denominação da viela Professor Aroldo Borges, de autoria da vereadora jovem Mariana Martins da Silva e o projeto de lei que dispõe sobre a denominação da praça Luis Pedro de Azevedo Arruda. Os dois últimos foram aprovados por aclamação. Os outros três projetos de lei foram aprovados por unanimidade.
Este ano a Câmara Jovem foi composta pelos seguintes estudantes: Andréa Caroline Azevedo (gabinete do presidente Diobel da Didol’s – PSDB), Ariane Bárbara Querido (Rose Gaspar – PT), Fabiano Fagundes (vice-presidente Itamar Alves –PDT), Gustavo Machado Domingues Caetano (Edinho Guedes – PPS), Isabela Vinhas (1º secretário José Antero – DEM), Júlia de Paula Rodrigues (2º secretário Alex da Fanuel – PT), Mariana Martins da Silva (Laudelino Amorim – PT), Mellina Rabelo Santos Pinto (Professor Marino Faria – PT), Pedro Augusto Oliveira Carvalho (Adriano da Ótica – PPS) e Tatiana Goldar Campos (Dario Burro – DEM), Alina Silva (Pastor José Roberto – PSDB), Mariana Porfírio (Osvaldo Arouca – PR) e Raphaela Barrios (Valmir do Meia-Lua – DEM).
Os requerimentos e indicações ficam arquivados nos anais da Câmara e os projetos, depois de analisados pela Assessoria Jurídica, podem ser apresentados pelo vereador titular para votação. Se forem aprovados, se transformam em leis.
Ensinamentos - No momento de falarem na tribuna, os adolescentes se emocionaram. “Aprendi bastante com todos. Tive a oportunidade de saber como é a Câmara, pois nem tinha ideia”, disse Andréa Azevedo. “Agradeço o apoio do pessoal da Câmara e aos meus pais por tudo isso”, destacou Ariane Querido. “Tive grande satisfação em aprender. Essa vivência na Câmara foi boa porque este é um local muito importante para a cidade”, ressaltou Júlia Rodrigues. “Não sabia nada sobre a Câmara e agora sei um pouco mais”, comentou Fabiano Fagundes.
Para Gustavo Machado, os eventos foram o ponto alto. “Muito obrigado aos palestrantes, às escolas e à equipe da Câmara”. “Todo mundo estava sempre disposto a ajudar e, por isso, agradeço a paciência. Quero voltar”, falou Isabela Vinhas. “Meus sinceros agradecimentos a vocês que nos ajudaram a querer saber o que acontece na Câmara”, enfatizou Mariana Martins. “Poder expressar a minha opinião foi muito bom. Como disse o Willian Ferreira, um dos palestrantes, nós mudamos o mundo nas pequenas coisas”, realçou Mellina Rabelo.
Pedro Oliveira também ficou emocionado. “Do fundo do coração, eu vou levar isto para o resto da minha vida. O aprendizado foi grande”. Por fim, Tatiana Campos disse que será uma multiplicadora. “Quando fui convidada, aceitei imediatamente. Vou passar todos esses conhecimentos a todos que me cercam”.
Presentes – A autora do projeto de lei que instituiu a Câmara Jovem em Jacareí, vereadora Rose Gaspar, falou sobre a importância do projeto. “Eu pensei que com o passar dos anos não iria mais me emocionar, mas hoje [ontem] isto aconteceu. O valor deste projeto é muito grande. Estou orgulhosa porque isto resgata a cidadania. Vocês pensam que aprenderam, mas na verdade foram vocês que nos ensinaram”.
Além dela, estavam presentes os parlamentares Itamar Alves, Alex da Fanuel, Professor Marino Faria, Adriano da Ótica, Laudelino Amorim, Dario Burro e Valmir do Meia-Lua. O vereador Edinho Guedes (PPS) pelo assessor Valdomiro Cortez, José Antero (DEM) foi representado pelo assessor Enio Silvestre Vieira e Osvaldo Arouca (PR) pelo assessor Benedito Veloso.
Maria Silvia Kozlovski, secretária interina de Assistência Social, representou o prefeito na cerimônia. Almir Gonçalves, assessor comunitário, representou o secretário de Educação, João Roberto Costa de Souza. Cristina Quina e Walcerly Oliveira, supervisoras de ensino, representaram a dirigente de ensino Ana Cláudia Maia.
Também comparecerem os vereadores jovens de 2009, Gustavo de Melo, Gabriele Vinhas e Ana Paula Martins, além do prefeito mirim de 2010, Murilo Perretti.

 


Atiradores do Tiro de Guerra recebem diploma de honra ao mérito na Câmara Municipal de Jacareí

 

Parte 1  Parte 2  Parte 3 Parte 4
Parte 5  Parte 6  Parte 7
Parte 8

 

Quinta-feira • 11/11/10 

A Câmara Municipal de Jacareí realizou, no último dia 10, a entrega dos diplomas de honra ao mérito a seis atiradores do Tiro de Guerra do município, que se destacaram no exercício de suas atividades durante este ano. A sessão solene em homenagem ao Atirador de Guerra de Jacareí aconteceu na sede do Legislativo, em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 292/ 2009 de autoria do presidente da Casa, Diobel da Didol´s (PSDB). A solenidade será reprisada pela TV Câmara Jacareí neste sábado e domingo, às 14h, nos canais 17 e 24 da Net. 

Foram homenageados os seguintes atiradores: Ckawllel Jonathan Máximo das Chagas, Fabiano Ferreira Ferro Fabrício Henrique Ribeiro, Jean Lucas dos Santos Pereira, Rod Pereira de Salles e Spidi Rodrigues de Oliveira. 

A cerimônia teve a presença do secretário municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Josué Santana, representando o prefeito municipal Hamilton Ribeiro Mota (PT), do primeiro sargento e chefe de instrução do Tiro de Guerra, Antonio Marcos Silveira Moreira, além dos vereadores Itamar Alves (PDT) e Valmir do Meia Lua (DEM) e dos assessores Giovana de Paula Pinto e Benedito Veloso, representando os vereadores Adriano da Ótica (PPS) e Osvaldo Arouca (PR), respectivamente. 

Durante a cerimônia a TV Câmara exibiu um vídeo sobre o dia-a-dia e as atividades realizadas pelos atiradores. Em homenagem ao Tiro de Guerra foi executada a Canção do Exército. O público, os telespectadores da TV Câmara e os internautas puderam acompanhar a letra através de um vídeo feito com imagens feitas pela TV Câmara durante a inspeção final do ano de instrução da turma 2010, realizada dia 4 de novembro, quando todos os atiradores foram aprovados com louvor.

Escola de cidadania – Para o vereador Diobel da Didol´s, é uma honra homenagear os atiradores pela segunda vez. “Parabéns ao sargento Marcos e a todos os atiradores pelo brilhante trabalho realizado este ano pelo Tiro de Guerra de Jacareí, esta instituição com mais de 90 anos, que é uma grande escola de cidadania e civismo”, disse o presidente da Câmara.

Em seu discurso, o sargento Antonio Marcos Silveira Moreira agradeceu as homenagens em nome de todos os atiradores, cumprimentando os familiares dos jovens pela formação do caráter. Moreira também reconheceu o mérito da prefeitura pelo apoio às iniciativas da corporação. O chefe de instrução chamou a atenção para os números resultantes do trabalho social realizado pelos formandos de 2010. “Eles arrecadaram uma tonelada de alimentos, 24 mil peças de agasalhos, além de realizar 89 doações voluntárias de sangue ao longo desses dez meses de atividades. Parabenizo os formandos por seu senso de responsabilidade e de trabalho em equipe”, destacou. 

Em seu pronunciamento, o secretário Josué Santana ressaltou a importância da passagem pelo Exército por todo o conhecimento e aprendizado que proporciona ao jovem, especialmente com relação à hierarquia, disciplina e respeito ao próximo. Santana elogiou, ainda, os atiradores pela contribuição social que deram ao município. 

O vereador Itamar Alves também se pronunciou, salientando a formação diferenciada que os formandos conquistaram após a passagem pelo Tiro de Guerra. Já o vereador Valmir parabenizou os atiradores homenageados pelas realizações em 2010. O atirador Fabrício Henrique Ribeiro, que falou em nome dos outros cinco homenageados, agradeceu a homenagem, destacando uma “outra visão da vida” que puderam adquirir no Tiro de Guerra. “Conquistamos conhecimento e novos valores, como responsabilidade, comprometimento e camaradagem, mais importante que qualquer valor material”, disse.

 


Carolina Salinas conhece por um dia a rotina
na presidência da Câmara de Jacareí

 
Parte 1  Parte 2  Parte 3 Parte 4
Parte 5  Parte 6  Parte 7

Quinta-feira • 28/10/10 

A estudante Carolina Salinas Piorini, de 14 anos, viveu nesta quarta-feira, dia 27, um dia como presidente da Câmara Municipal de Jacareí. Em solenidade no plenário da Casa, o vereador Diobel da Didol’s (PSDB), presidente do Legislativo, transmitiu o cargo a Carolina, que como presidente da Câmara deu posse ao prefeito por um dia, Murilo Fernandes Pinto, 15 anos.  

O prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT) também participou do evento coordenado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que tem por objetivo promover a cidadania e aproximar os jovens do Legislativo e Executivo. A solenidade será reprisada pela TV Câmara Jacareí nos dias 6 e 7 de novembro, às 14h, nos canais 17 e 24 da Net. 

Os estudantes foram escolhidos durante o seminário “20 anos do ECA e o Protagonismo Infanto-juvenil – Um Outro Mundo Possível”, realizado pelo CMDCA em junho, no EducaMais Espaço Centro. Carolina e Murilo foram eleitos pelos cerca de 70 adolescentes que participaram do encontro, do qual participaram escolas municipais, estaduais e particulares de Jacareí, além do Centro da Juventude.  

Carolina Salinas é aluna do 8º ano da Escola Estadual Amância Dias Sampaio e participa das oficinas de fotografia do Centro da Juventude. Estiveram presentes à solenidade de posse na Câmara os vereadores Itamar Alves (PDT), Alex da Fanuel e Rose Gaspar, ambos do PT; José Luiz de Góes, vice-coordenador do CMDCA, representante da coordenadora Maria Aparecida Pereira Lima; a secretária de Assistência Social Vera Lino; a presidente da Fundação Cultural, Sonia Ferraz; o secretário de Finanças Antonio, Artur de Queirós, entre outras autoridades. 

Em seu discurso, Diobel da Didol’s parabenizou a iniciativa do CMDCA e salientou o aprendizado que os adolescentes vão adquirir com a vivência política por um dia. Diobel recomendou aos estudantes que multipliquem o conhecimento conquistado e contribuam com ideias e sugestões à Câmara e prefeitura. 

Atividades – Depois da posse, Carolina concedeu entrevista ao programa Gente em Destaque da TV Câmara, que retrata as personalidades que se destacam na cidade e na região.  

No período da tarde a presidente cumpriu agenda com o vereador Diobel da Didol’s. Carolina assistiu a um vídeo institucional sobre o funcionamento do Poder Legislativo e visitou todos os departamentos da Câmara, gabinetes dos vereadores, gabinete da presidência e a TV Câmara.  

Carolina e Diobel visitaram as instalações do 1º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), onde foram recebidos pelo tenente coronel da PM Osvaldo Luiz Sorge, comandante da divisão de Jacareí. A presidente da Câmara conheceu um pouco da história da unidade da PM de Jacareí e as ações sociais realizadas regularmente em parcerias com empresas e entidades, entre elas o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).  

A estudante também aprendeu sobre a importância do planejamento estratégico nas ações da corporação, e assistiu a um vídeo institucional da PM. Sorge falou sobre a importância do Poder Legislativo e da aproximação com os vereadores. “Os parlamentares são os ouvintes da população e verificam as suas necessidades”. O comandante destacou ainda que a PM está à disposição do cidadão durante 24 horas por dia. Carolina, que pretende seguir carreira militar, ficou emocionada com as palavras do comandante.  

A agenda da presidente da Câmara por um dia encerrou às 17h30, no gabinete da presidência, onde recebeu um cheque no valor correspondente a um dia de trabalho do presidente da Câmara e um diploma de Honra ao Mérito.  

“Gostei muito de participar desta ação, que valoriza o protagonismo infanto-juvenil e oferece a oportunidade de nos envolver mais com as políticas públicas da cidade. Foi uma experiência maravilhosa”, afirmou a estudante.

 


Vereadores jovens tomam posse em sessão solene
na Câmara de Jacareí

Parte 1  Parte 2  Parte 3 Parte 4
Parte 5  Parte 6  Parte 7 Parte 8

Quarta-feira • 23/06/10

A Câmara Municipal de Jacareí empossou na segunda-feira, dia 21 de junho, os 13 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade que vão participar como vereadores jovens da 7ª edição da Câmara Jovem. A Câmara Jovem foi criada pelo Decreto Legislativo nº. 203 de 18 de setembro de 2003 e tem por objetivo ampliar e solidificar a participação política dos jovens nas discussões políticas do município.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), pelo vice-prefeito, Adel Charaf Edinne (PT), e pela vereadora Rose Gaspar (PT), autora do decreto que instituiu o projeto Câmara Jovem. Compareceram à solenidade ainda os vereadores Alex da Fanuel, Laudelino Amorim e Prof. Marino, do PT; Adriano da Ótica e Edinho Guedes, do PPS, Dario Burro e Valmir do Meia Lua, do DEM; Osvaldo Arouca (PR) e Itamar Alves (PDT). O 1º secretário, vereador José Antero (DEM), foi representado por seu assessor parlamentar Ênio Silvestre.

A sessão solene também contou com a presença de Maria Cristina de Paula Machado, representante da presidente da Fundação Cultural de Jacareí Sonia Ferraz; Ermelinda Abrahão Branisso, representante da dirigente de Ensino do município Ana Cláudia Maia; Claudia Câmara, vice-coordenadora do Conselho Tutelar; além de representantes de diversas escolas de Jacareí, familiares e amigos dos vereadores jovens.

O presidente da Câmara fez um sorteio para definir os estudantes que vão acompanhar o trabalho dos parlamentares em seus gabinetes durante o mandato da Câmara Jovem este ano. A TV Câmara Jacareí também exibiu um vídeo com depoimentos dos alunos sobre o que esperam do projeto e como pretendem atuar em seu mandato. Os vereadores jovens fizeram o juramento e cada um recebeu o diploma de seus respectivos vereadores.

Em seu discurso, Diobel parabenizou os estudantes e salientou a importância da construção da cidadania por meio do diálogo, do respeito às opiniões das pessoas e da participação na sociedade com responsabilidade. “Sejam vereadores jovens atuantes, contribuam com ideias, participem dos debates e divulguem o projeto Câmara Jovem em sua escola e na sua comunidade. Vocês são multiplicadores das nossas ideias”, disse.

O vice-prefeito Adel Charaf Eddine afirmou ter ficado surpreso com o grau de conhecimento demonstrado pelos jovens com relação à vida política. “A maior realização da atividade política é o poder de transformar a sociedade de forma positiva, tendo como objetivo a busca de respeito em sua atividade”, destacou.

A vereadora Rose Gaspar disse que os estudantes que já passaram pela Câmara Jovem aprenderam com o parlamento, mas também ensinaram muito. “Vocês já fazem parte da história de Jacareí, e contribuirão ainda mais para a construção da cidadania”, disse a vereadora, destacando a importância da luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

Homenagem – Os vereadores jovens receberam a homenagem da Orquestra de Flauta Doce do projeto “Tocando o Futuro”, dirigida por músicos voluntários da Guarda Civil de Jacareí, que executou o tema “Ode à Alegria”, da Nona Sinfonia de Ludwig Van Beethoven. Os ex-vereadores jovens Ana Paula Martins das Chagas, Gustavo Pereira Machado de Melo, João Paulo da Silva Ramos e Thainã Marciano prestigiaram a posse dos estudantes desta edição do projeto.

                          Os vereadores jovens e seus respectivos vereadores são:

Pedro Augusto Oliveira Carvalho (E.E. Profª. Hermínia Silva de Mesquita) – vereador Adriano da Ótica (PPS)

Fernanda de Camargo Fernandes (E.E. Dr. Pompílio Mercadante) – vereador Alex da Fanuel - 2º secretário (PT)

Tatiana Goldar Campos (Colégio Sepp) – vereador Dario Burro (DEM)

Andréa Caroline de Azevedo (E.E. José Simplício) – presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB)

Gustavo Machado Domingues Caetano (E.E. Dr. Francisco Gomes da Silva Prado) – vereador Edinho Guedes (PPS)

Tatiany Cristine de Carvalho Benedito (E.E. Adherbal de Castro) – vereador Itamar Alves (PDT)

Isabela Vinhas (Colégio Antônio Afonso) – vereador José Antero de Paiva Grilo - 1º secretário (DEM)

Mariana Martins da Silva (Instituto de Tecnologia de Jacareí) – vereador Laudelino Amorim (PT)

Mariana Silva Porfírio (Colégio Mário Moraes) – vereador Osvaldo Arouca (PR)
Alina Rosa da Silva (E. E. Prof. Antônio José de Siqueira) – vereador Pastor José Roberto (PSDB)

Melina Rabelo Santos Pinto (Colégio Adventista de Jacareí) – vereador Prof. Marino (PT)

Guilherme Silva de Oliveira (E. E. Prof. Darci Lopes) – vereadora Rose Gaspar (PT)

Raphaela Conceição Barrios (E. E. Francisco Ferreira da Silva) – vereador Valmir do Meia Lua (DEM)

 


Câmara Municipal concede Título de Cidadão Benemérito a Paschoal Leite de Macedo

 

Parte 1  Parte 2  Parte 3 Parte 4

A Câmara Municipal de Jacareí concedeu na quinta-feira, 26 de agosto, o Título de Cidadão Benemérito a Paschoal Leite de Macedo, membro da Sociedade São Vicente de Paulo de Jacareí, em sessão solene no plenário do Legislativo. A homenagem atende o Decreto Legislativo nº 301/2010, de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Itamar Alves (PDT), e teve a presença de autoridades, familiares e amigos do homenageado.
A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), pelo vereador Itamar Alves, por Paschoal Leite de Macedo e pelo confrade José Carlos de Camargo, presidente do Conselho Central de Jacareí, da Sociedade São Vicente de Paulo. O vereador Osvaldo Arouca (PR) e o ex-vereador Zezinho do SAAE também estavam presentes.

Durante a sessão solene a TV Câmara Jacareí exibiu um vídeo com depoimentos de amigos de  Paschoal Leite de Macedo e um relato de sua história de vida, da infância ao casamento com a Ana Macedo, o nascimento dos filhos, a religiosidade e atuação como vicentino no auxílio às comunidades carentes. A dupla sertaneja jacareiense
Luís Paulo e Júlio César apresentou a canção “Mala Amarela”, de Paraíso e Caetano Herba, em homenagem a Paschoal de Macedo.

O vereador Itamar ressaltou a dedicação do homenageado aos mais necessitados, sem deixar de ser um bom pai e marido. “O Sr. Paschoal é um exemplo de vida para todos e é muito querido em todas as comunidades por onde já passou”, disse em seu discurso. O confrade vicentino José Carlos de Camargo, amigo e companheiro do cidadão benemérito, elogiou-o como um cristão autêntico e merecedor da homenagem. “É com muita justiça e honra que o Paschoal recebe este título. Ele é um cidadão que tem a perseverança como marca de sua trajetória como vicentino há mais de 50 anos, tendo passado por inúmeras provações em sua caminhada”, salientou.
Emocionado, Paschoal Macedo agradeceu os vereadores Itamar Alves e Diobel da Didol´s, ao confrade José Carlos e a todos os presentes pela homenagem. “É com grande alegria que recebo esta honraria e agradeço a dedicação de toda a minha família, à Câmara Municipal e aos vicentinos para que essa solenidade pudesse acontecer”, afirmou.
O presidente da Câmara encerrou a solenidade, parabenizando o vereador Itamar Alves pela iniciativa da homenagem. “O Sr. Paschoal é um homem de valor e dedicado, dotado de um caráter que justifica a concessão do Título de Cidadão Benemérito. Que ele continue por longos anos fazendo o bem ao próximo”, concluiu Diobel.

Trajetória
– Filho de lavradores, Paschoal Leite de Macedo nasceu no bairro da Figueira, região das Brotas, em Jacareí. Para ajudar a família, dedicou a infância ao trabalho pesado nas plantações e fazia sacrifícios para estudar, já que a escola mais próxima ficava distante em mais de uma hora de caminhada. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, desde criança participou de grupos religiosos e na adolescência descobriu a vocação de ajudar os mais necessitados.
Em 1960 ingressou na Sociedade São Vicente de Paulo, na Igreja dos Remédios. Vinte anos depois, ajudou a fundar a Conferência Beato José de Anchieta, da qual faz parte até hoje. Na vida profissional, trabalhou na Lavalpa e posteriormente na Adatex, empresa onde se aposentou.

 


Doze empresas de Jacareí recebem
o Selo Empresa Cidadã 2010

Parte 1  Parte 2  Parte 3 Parte 4 Parte 5
Parte 6  Parte 7  Parte 8 Parte 9 Parte 10


A Câmara Municipal de Jacareí realizou sexta-feira, dia 26 de novembro, a sessão solene de entrega do Selo Empresa Cidadã 2010 (Balanço Social- 2009). Foram premiadas 12 empresas que se destacaram por seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. O Selo Empresa Cidadã é concedido anualmente pelo Legislativo e foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 196, de 19 de novembro de 2001, por iniciativa da vereadora Rose Gaspar (PT).
O presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol’s (PSDB) presidiu a sessão solene. Também compareceram ao evento a vereadora Rose Gaspar, os vereadores Edinho Guedes e Adriano da Ótica (PPS), Prof. Marino Faria e Alex da Fanuel (PT), o diretor titular da Diretoria Regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Jacareí, José Carlos Pelóia, o secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, Emerson Goulart Caetano, que representou o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), o tenente coronel Osvaldo Luiz Sorge, comandante do 41º Batalhão da Polícia Militar do Interior e o tenente Alexandre Reis Veloso, comandante do Posto de Bombeiros de Jacareí.
Estiveram presentes os seguintes representantes das empresas ganhadoras: Joaquim Ferreira Neto (presidente da Atívia Saúde), Roberto Wertzner (gerente de marketing da Cebrace), Wagner Braga (diretor industrial da Cognis), Carlos Amagai (sócio-proprietário da Control), Nanci de Oliveira (professora-mestre da Faculdade Anhanguera Jacareí), Paulo Gaia (gerente geral da Fíbria), Isidro Neto (gerente da Heineken), André Lima (advogado da Jacareí Transporte Urbano – JTU), Fernando Craveiro (gerente de operações da Latapack-Ball), Glória Chaves (presidente da Uniodonto), Osen Clever (gerente da White Martins) e Evandro Rodrigues (diretor da Winner School).
Pronunciamentos – O presidente da Câmara, Diobel da Didol’s (PSDB), falou sobre a importância da responsabilidade social das empresas na cidade. “A responsabilidade social e empresarial é uma forma de tornar a empresa parceira e corresponsável pelo desenvolvimento da sociedade. Os empresários e funcionários devem ouvir a população, bem como atender a todos de forma igual, em todos os níveis”, declarou.
Evandro Rodrigues, diretor da Winner School, falou em nome das empresas. Rodrigues destacou a importância do Selo e do valor que o prêmio tem para a cidade. “Gostaria de agradecer a oportunidade. O Selo é muito importante e serve como exemplo para outras empresas e mesmo aos cidadãos comuns. Todos nós podemos fazer um pouquinho ou muito e isto é valorizado sempre. As empresas estão de parabéns”, comentou.
Para a vereadora Rose Gaspar (PT), autora do decreto que instituiu o Selo, é Jacareí quem ganha com o evento. “Cabe a nós, darmos nossa contribuição. E é isto que estas empresas aqui presentes têm feito, com responsabilidade social. Ter humildade e sabedoria para conquistar e ajudar o outro é o mais importante”, disse.
Emerson Goulart, secretário de Desenvolvimento Econômico, falou sobre alguns números da economia jacareiense. “Jacareí vive um momento histórico e importante. É uma das sete cidades do Estado de São Paulo que mais recebeu investimentos em 2010, segundo o Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). O Estado cresceu [economicamente] 6% e Jacareí, 9%. Tudo isto gera mais empregos e qualidade de vida ao município e à população”, destacou.
Para o 2º secretário da Câmara, o vereador Alex da Fanuel (PT), o mais relevante no Selo é a relação entre a empresa e o consumidor. “A ação social é o entendimento do seu produto comercializado. Em qualquer setor, seja educacional, químico, de saúde ou tecnológico, a ação terá o impacto sobre a vida de uma ou de milhares de pessoas. E é isto que estas doze empresas fizeram.”
Já Edinho Guedes (PPS) discorreu sobre o aumento do número de premiados. “Espero que possamos a cada ano reconhecer mais empresas de Jacareí que façam o ‘algo a mais’ e não apenas as obrigações legais, como registrar os funcionários, por exemplo. No ano passado foram dez as instituições vencedoras. Este ano são doze. E este belo exemplo estimula, sem dúvida, outras pessoas a fazerem a mesma coisa.”
O vereador Professor Marino Faria (PT) corroborou a fala de Edinho. “Com o Selo, outras empresas passarão a desenvolver o trabalho social. Isto melhora a qualidade de vida delas e humaniza o trabalho.” O vice-presidente Itamar Alves (PDT) comentou acerca da intenção real da solenidade. “Não foi por acaso que estas doze empresas ganharam o Selo. Dou os meus parabéns a elas pelo exemplo. Trata-se de um reconhecimento pelos seus investimentos que geraram muitos empregos e colaboraram para o orçamento do município.”
Música - O evento contou com a apresentação da Orquestra de Câmara de Fundação Cultural de Jacarehy. Com direção musical de Rodrigo Rangel e artística de Paulo Esper, o grupo tocou ‘Pequena Serenata’ e ‘Adeste Fideles’. A solenidade também teve exibição de um vídeo feito pela TV Câmara sobre o trabalho social das empresas contempladas.

 


Catorze escolas de Jacareí são contempladas com o Selo de Mérito Educativo Paulo Freire


 

Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5,

Parte 6, Parte 7, Parte 8, Parte 9, Parte 10

A Câmara Municipal de Jacareí realizou na segunda-feira, dia 13, a primeira edição do Selo de Mérito Educativo Paulo Freire em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 304/2010. Catorze instituições de ensino foram agraciadas com o Selo por terem atingido meta superior à média municipal do Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) em 2009, que foi 5.45. A lista das escolas premiadas está abaixo, em ordem alfabética, com as suas respectivas notas:

Nomes das escolas: Notas:
- Escola Estadual (EE) Professora Adélia Monteiro 5,6
- EE Professor Antônio Martins da Silva 5,9
- EE Professor Benedicto Mauro dos Santos 6,1
- EE Professora Celisa Mercadante Faria 5,9
- EE Professor João Cruz 6,1
- EE Doutor João Victor Lamanna 5,6
- Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Aluízio do Amaral Campos 5,7
- Emef Barão de Jacareí 5,7
- Emef Professora Beatriz Junqueira da Silveira Santos 6,1
- Emef Professora Célia Guedes 5,6
- Emef Professora Delly Gaspar dos Santos 5,7
- Emef Professor Joaquim Passos e Silva 6,0
- Emef Professor Silvio Silveira Mello Filho 5,7
- Emef Professor Tito Máximo 5,9

De acordo com o decreto, as sessões solenes em homenagem às escolas serão realizadas na primeira quinzena do mês de dezembro depois da divulgação do resultado do Ideb correspondente ao ano anterior. Neste evento foram contempladas as escolas do 1º Ciclo Fundamental, salas do 1º ao 5º ano. Já as escolas do 2º ciclo do Ensino Fundamental serão homenageadas no primeiro semestre do ano seguinte à divulgação do resultado do Ideb.

A cerimônia, transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí (canais 17 e 24 da tv a cabo NET) e pelo site www.camarajacarei.sp.gov.br, contou com a presença de vários representantes das escolas homenageadas, entre diretores, vice-diretores, professores e alunos. A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol’s (PSDB), vereador Laudelino Amorim (PT), autor do projeto de lei que instituiu o Selo, e Adel Charaf Eddine, vice-prefeito (PPS) que no evento representou o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT).

O deputado federal eleito em 2010, Carlinhos de Almeida (PT), compareceu ao evento. Além dele, os parlamentares Adriano da Ótica e Edinho Guedes (PPS), Dario Burro e Valmir do Parque Meia-Lua (DEM), e Rose Gaspar, Professor Marino Faria, o 2º secretário Alex da Fanuel (PT), e o vice-presidente Itamar Alves (PDT) estiveram presentes.

João Roberto Costa de Souza, secretário de Educação de Jacareí, explicou sobre o Índice de Educação Básica. ‘O Ideb mede a evasão escolar, se o aluno está aprendendo e se está, no seu tempo certo, a presença de alunos em sala de aula, enfim, é um dado muito importante para as escolas e o desenvolvimento pedagógico do aluno. Não podemos imputar ao aluno o insucesso escolar. É uma nova cultura que nos dá um grande desafio para todos nós’, comentou. Em seguida, cumprimentou Laudelino. ‘O mérito do projeto do Laudelino é por ser pioneiro, pois não temos em nenhum município brasileiro este reconhecimento de uma casa legislativa. É um estímulo. Jacareí está de parabéns’, destacou.

Para Laudelino, o mais relevante é abranger a educação em geral. ‘É um incentivo às escolas e um modo de se fazer justiça ao mérito delas. O Poder Legislativo é muitas vezes mal interpretado por fazer leis que as pessoas acham menos importantes. Mas nós sabemos a nossa responsabilidade. A realidade de cada escola é totalmente distinta uma da outra. O desafio é superar cada etapa. Temos o sonho de fazer a educação cada vez melhor. Todas as escolas são importantes, não só aquelas que atingiram a média. Temos de caminhar juntos’, falou.

Diobel da Didol’s exaltou o trabalho desenvolvido pelos colégios. ‘Fizeram um excelente trabalho. O evento de hoje [ontem] retrata o empenho de cada uma das escolas, e isto foi muito importante. É uma forma de incentivar aos demais estabelecimentos de ensino a se dedicarem para o próximo ano.’

Adel seguiu o mesmo raciocínio. ‘Estou muito contente por estar aqui nesta noite [ontem] e parabenizo todas as escolas de uma forma geral. O diferencial a Jacareí, acredito eu, que fez com que as escolas melhorassem, foram os EducaMais e os dez mil uniformes distribuídos para as crianças. Isto traz economia às famílias, além de muita segurança à criança’, complementou.

Luís Carlos César, da Emef Barão de Jacareí, que falou em nome de todas as escolas homenageadas, disse estar orgulhoso pelo prêmio. ‘É lindo um incentivo como este que acontece na Câmara. O Selo é maravilhoso e agradecemos bastante a todos. Espero que posteriormente mais escolas possam estar presentes também para receber esta honraria’, disse.
Em homenagem às escolas, Salette Granato, membro da Academia Jacareiense de Letras declamou o poema de versos livres “Jacareí: Passado, Presente e Futuro, de sua autoria. Salette foi acompanhada pelo músico Agnaldo Dias, que executou a música “O caderno”, de autoria de Toquinho. Ambos são funcionários da Câmara de Jacareí.
O educador – O conhecido educador brasileiro Paulo Freire dá nome ao Selo de Mérito Educativo de Jacareí. Ele nasceu na cidade de Recife, Pernambuco, no ano de 1921 e se destacou como um dos melhores profissionais da área educativa que o país já teve. Freire se sobressaiu por seu trabalho voltado à educação popular tanto para a escola como para a formação da consciência.
Considerado um dos pensadores mais influentes da história da pedagogia mundial, publicou dezenas de livros sobre educação. Segundo a sua visão acerca do tema, todo ato educacional é um ato político, seguindo o conceito de que não existe neutralidade na educação. Ele morreu em São Paulo no ano de 1997, poucas semanas antes de completar 76 anos, reconhecido internacionalmente pelo seu incansável trabalho de educar crianças, jovens e adultos.

 


Câmara Municipal homenageia José Luiz Bednarski
com Título de Cidadão Jacareiense
 


 
Parte 1  Parte 2  Parte 3  Parte 4 Parte 5
  Parte 6  Parte 7  Parte 8 Parte 9

A Câmara Municipal de Jacareí concedeu na quinta-feira, 27 de maio, o Título de Cidadão Jacareiense ao promotor de Justiça da Cidadania em sessão solene realizada no plenário do Legislativo. Cerca de 200 pessoas, entre autoridades, familiares e amigos, compareceram à solenidade. O 1º secretário, vereador José Antero (DEM), é o autor do Decreto Legislativo que instituiu a homenagem a Bednarski.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB); pelo vereador José Antero; pelo homenageado e sua mulher, Renata Pereira Bednarski; o juiz de Direito e diretor do Fórum de Jacareí, Fernando Henrique Pinto; e o tenente coronel da Polícia Militar Osvaldo Luiz Sorge, comandante do 41° BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior). Também estiveram presentes à cerimônia os vereadores Itamar Alves (PDT), Valmir do Meia Lua e Dario Burro (DEM), Osvaldo Arouca (PR) e Prof. Marino (PT), além da ex-vereadora Maria Correia.

A cerimônia contou ainda com a presença do promotor de Justiça do Estado de São Paulo, João Francisco Moreira Viegas, o promotor de Justiça do Centro Operacional das Promotorias Criminais do Estado de São Paulo, Felipe Eduardo Zilberman; o juiz de Direito de São José dos Campos, Marcos Pagan; o capitão Paulo Henrique Domingues, chefe do Depto. de Comunicação Social do 41º BPM-I; além do presidente do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), Milton Tsuyochi Kudamatsu, do diretor do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Jacareí, José Carlos Pelóia, entre outras autoridades.

A TV Câmara Jacareí exibiu um vídeo sobre a trajetória de vida do promotor Bednarski, que, além atuar no Ministério Público desde 1997, já foi advogado, delegado de polícia, professor universitário e de pós-graduação de 2001 a 2007. O Coral Ativia cantou os hinos Nacional e de Jacareí, e também apresentou a música “Eu quero apenas”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. A servidora da Câmara Salette Granato, acompanhada na flauta pelo servidor Agnaldo Dias, declamou o poema “O Entrelaçar das Almas”, composto por Renata Bednarski especialmente para a solenidade.

Em seu discurso, o vereador José Antero destacou a maneira comprometida e transparente com que Bednarski exerce sua atividade, “defendendo os direitos daqueles que não têm voz”. O vereador elogiou a firmeza com que o homenageado sempre orientou os trabalhos para preservar os direitos do cidadão. Já o presidente da Casa, parabenizou o promotor por receber a maior honraria concedida pelo Legislativo, definindo-o como “um profissional atuante, acessível e preocupado com os cidadãos”.

O tenente Sorge referiu-se ao promotor como um profissional dedicado, que faz a diferença à frente das causas que defende. O juiz Fernando Henrique Pinto salientou que o colega homenageado a forma honesta como conduz suas realizações. “Ele sabe dosar a humildade com as prerrogativas garantidas pela carreira de magistrado”, disse.

Por fim, o promotor José Luiz Bednarski em seu discurso elogiou a gestão do presidente da Câmara, destacando a racionalização das despesas. “A Câmara de Jacareí é a mais econômica e eficiente do Vale do Paraíba”, afirmou. Ele agradeceu a homenagem concedida pelo vereador José Antero, que “já fez história na Casa após 17 anos de mandato”. Bednarski afirmou que abraçou a cidade desde que chegou, em 2001, fazendo amigos e constituindo família. “A riqueza de Jacareí não está na opulência econômica, mas em sua história, cultura e na dignidade de seus cidadãos”, concluiu.

Biografia – José Luiz Bednarski nasceu em São José do Rio Preto em 1971, e formou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco há 15 anos. Ingressou no Ministério Público em 1997, tendo atuado também como advogado, delegado de polícia, professor universitário e de pós-graduação de 2001 a 2007.

 


Câmara Municipal de Jacareí homenageia
30 líderes comunitários em sessão solene



Parte 1  Parte 2  Parte 3  Parte 4 Parte 5
  Parte 6  Parte 7  Parte 8

A Câmara Municipal de Jacareí homenageou 30 líderes comunitários de Jacareí em sessão solene realizada na segunda-feira, dia 10. Cerca de 150 pessoas compareceram à solenidade, que foi realizada em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 287/2009 de autoria do vice-presidente da Câmara, vereador Itamar Alves (PDT).
A mesa de honra foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador Diobel da Didol’s (PSDB), pelo vice-prefeito Adel Charaf Eddine, que representou o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT) e pelo vereador Itamar Alves. Também estiveram presentes os vereadores José Antero (DEM), 1º secretário; Alex da Fanuel (PT), 2º secretário; Rose Gaspar e Prof. Marino, do PT; Adriano da Ótica e Edinho Guedes (PPS), Osvaldo Arouca (PR); Valmir do Parque Meia Lua e Dario Burro, do DEM.
De acordo com o decreto, a sessão solene em homenagem aos líderes comunitários deve ser realizada anualmente. São feitas homenagens especiais aos líderes comunitários, assim entendidos os cidadãos e cidadãs que participem de atividades em prol do bem comum através de pastorais, organizações não-governamentais, entidades filantrópicas, associações de moradores de bairro ou aqueles que notoriamente se destacaram em atividades de interesse da comunidade que integram. Segundo o decreto, cada vereador pode indicar até três líderes a serem homenageados.
Durante a cerimônia foi exibido um vídeo, produzido pela TV Câmara Jacareí, que apresentou os líderes comunitários agraciados com a homenagem. A entrega dos diplomas de Honra ao Mérito foi feita pelos vereadores aos seus homenageados.
Representatividade – O vereador Itamar Alves, autor do decreto, ressaltou a representatividade dos mais diferentes bairros de Jacareí na homenagem. Itamar destacou ainda a importância das lideranças em suas comunidades. “Os líderes sempre trabalham com muito amor e solidariedade”.
O vice-prefeito, Adel Charaf Eddine, parabenizou os líderes comunitários, destacando que quando alguém se torna líder, assume muitas responsabilidades e tem de abrir mão de suas tarefas e atividades pessoais. Também ressaltou que os líderes comunitários são “verdadeiras lições de vida”.
O presidente da SAB (Sociedade Amigos de Bairro) do Jardim do Vale, Tony dos Santos, falou em nome de todos os líderes comunitários, agradecendo a iniciativa do vereador Itamar Alves e elogiando a grandiosidade do evento.
O presidente da Câmara, Diobel da Didol’s encerrou a sessão solene enfatizando que a homenagem é um ato de respeito ao trabalho dos líderes comunitários. “É uma forma de reconhecimento e valorização dessas pessoas pelas ações que desenvolvem em favor de suas comunidades”, finalizou.
A Câmara homenageou os seguintes líderes comunitários: Alcides de Jesus, líder comunitário do Jardim do Vale; Edson Cassimiro de Carvalho, diretor de Esportes do Esporte Clube Campo Grande; José Aparecido Cavalcanti Araújo, representante do Conselho Escolar da Emei Jardim Paraíso; Edgar Marciano da Silva, líder comunitário do bairro Campo Grande; Flávia Nascimento de Paula, líder do grupo de oração do Jardim Maria Amélia III; Osmar Antunes dos Santos, líder do grupo de oração do bairro Nova Jacareí; Maria de Lourdes Brito, líder comunitária em favor da construção do hospital municipal de Jacareí; Alexsandro Quadros da Rocha, presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Paraíba e Jardim São José; José Querino Nogueira, presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Nova Esperança; Pedro Zanone de Paula, ex-presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Parque Santo Antonio; Jaime Benedito Pereira, presidente da Associação de Moradores do Jardim Santa Maria; João Aparecido Oliveira, presidente da Associação dos Condutores Escolares de Jacareí; Marli Armando, presidente da Associação dos Moradores do Jardim do Portal; Paulo Graça, fundador do projeto esportivo e social Paulo Graça Judô e do Clube Rodoviário de Judô; Tony dos Santos, presidente da Sociedade Amigos de Bairro Jardim do Vale; Douglas Cândido Fabri, coordenador da comunidade Nossa Senhora das Graças da Paróquia Nossa Senhora da Santíssima Trindade; Ivanilton da Silva Lopes, diretor da Encenação da Paixão de Cristo da Paróquia Nossa Senhora da Santíssima Trindade, Walquíria Lopes Moura dos Santos, secretária do Projeto Cuida de Mim da Vila Formosa; Cristina Luzia Sant’Ana de Moraes, psicóloga e supervisora do programa de Saúde Mental; Padre Donizete Aparecido Silva, membro da Casa Logus; Maria Yolanda Silva dos Santos, líder comunitária da Paróquia Nossa Senhora da Santíssima Trindade, na Pastoral dos Surdos; Benedito Félix de Moura, líder comunitário do Jardim Pedramar; José Maria de Oliveira, líder comunitário do bairro Veraneio Ijal; Waldir Cardoso, líder comunitário do Jardim São José; Adriano Silva Martins, líder comunitário do Distrito de São Silvestre; Alexandre Faria Gutiérrez de Sousa, membro da igreja Javé Nissi; Jaci Mendes Ribeiro, líder comunitário do Jardim Santa Marina; Deusdete de Oliveira, membro do Conselho Gestor da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Parque Meia Lua; José Ilson de Melo, líder comunitário do Jardim Conquista; Odílio Alves de Lima, conselheiro do Orçamento Participativo do Jardim Paraíso.

 


Desbravadores Luzeiros do Vale recebem homenagem em sessão solene na Câmara Municipal

Parte 1  Parte 2  Parte 3  Parte 4 Parte 5
  Parte 6  Parte 7 

A Câmara Municipal de Jacareí realizou na segunda-feira (26) a sessão solene em homenagem ao Clube Desbravadores Luzeiros do Vale. O presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol’s (PSDB) é o autor do decreto que instituiu a homenagem aos desbravadores.

De acordo com o decreto, o Clube Desbravadores Luzeiros do Vale deve indicar anualmente os membros que se destacaram no exercício de suas atividades. Este ano receberam a homenagem os seguintes membros do clube: a diretora do clube, Maria Lúcia de Souza, e os desbravadores Giovanni Batista Beschi, José Aparecido Guilherme, Josué de Barros Campos Junior, Julio Alberto Acuña Muñoz, Luciano Barbosa, Paulo Marcos Cerqueira da Silva, Ricardo Borges Pimentel e Rusiléa Elisabeth Lopes Campos. Todos receberam um diploma de honra ao mérito.

O Clube de Desbravadores é uma entidade sem fins lucrativos pertencente à Igreja Adventista do Sétimo Dia e trabalha com crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 15 anos. Tem como objetivo a formação do caráter, da personalidade e na formação cívica, além de focar a prática dos princípios do Cristianismo. O clube faz parte de uma organização mundial que teve início em 1950 nos Estados Unidos, e hoje está presente em mais de 160 países, totalizando mais de dois milhões de adeptos.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Diobel, pelo secretário da Educação, João Roberto Costa de Souza, que representou o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), pelo pastor da Igreja Adventista de Jacareí, Pablo Cesneiros, e pelo apresentador do programa de TV Está Escrito (TV Novo Tempo), pastor Fernando Iglesias e pela diretora do clube, Maria Lúcia de Souza.

Estiveram presentes, ainda, o 1º secretário da Câmara, vereador José Antero (DEM), 2º secretário, vereador Alex da Fanuel (PT), e os vereadores Adriano da Ótica (PPS), Valmir do Meia Lua (DEM), Itamar Alves (PDT), Laudelino Amorim e Rose Gaspar (PT).

A solenidade – Antes do início da solenidade, a fanfarra do Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale fez uma apresentação. Depois da abertura da cerimônia, aconteceu a entrada da bandeira do Clube e a apresentação do Hino dos Desbravadores Luzeiros do Vale. Em seguida, o público assistiu ao vídeo produzido pela TV Câmara que mostrou as atividades dos homenageados e a trajetória do Clube de Desbravadores em Jacareí desde sua fundação no município, em 30 de agosto de 1980.

O quarteto Arautos do Rei, tradicional grupo gospel do Brasil, também apresentou duas músicas. O grupo é integrado pelos tenores Ozéias Reis e Társis Iraídes, pelo baixo Milton Andrade, o barítono Jairo Souza e o pianista e diretor musical Ricardo Martins. Em 2009, o grupo recebeu pela segunda vez consecutiva a maior premiação da música cristã, o “Troféu Talento”, como o melhor grupo vocal. Em agradecimento à homenagem, o Clube de Desbravadores entregou a cada um dos vereadores um troféu comemorativo dos 30 anos da entidade em Jacareí.

O homenageado Paulo Cerqueira, vice-diretor do Clube de Desbravadores, agradeceu a iniciativa dos vereadores pela realização da sessão solene e ressaltou os três lemas dos Desbravadores: as ênfases física, mental e espiritual. “Entretanto, sem a atenção, incentivo e envolvimento dos pais em todo o desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes, não será possível a formação de adultos e profissionais de sucesso”, ressaltou.

O pastor Pablo Cesneiros considerou que a homenagem realizada pela Câmara abre as portas para que toda a comunidade jacareiense tome conhecimento das atividades dos Desbravadores. “O desenvolvimento dos princípios éticos e morais tem o intuito de formar jovens que servirão da melhor forma a cidade”, afirmou.

Já o pastor Fernando Iglesias compartilhou sua emoção com a homenagem, por ter participado da criação do Clube de Desbravadores em 1979. “Este é um dos melhores clubes de desbravadores de todo o Brasil, também celebrado no exterior. É uma ONG antes do surgimento das ONGs, já que todo trabalho de seus membros é voluntário, que estão sempre prontos para servir a comunidade”.

Para a diretora do Clube, Maria Lúcia de Souza, não há palavras para agradecer aos vereadores pela iniciativa. “Vocês são o sustentáculo de nossa cidade, e esta é uma honra ímpar em nossa jornada”, disse aos parlamentares. O secretário de Educação, João Roberto Costa de Souza, parabenizou o trabalho dos Luzeiros, principalmente no que se refere à fanfarra do grupo, destacando que é com ansiedade que a cidade aguarda por sua apresentação nos desfiles de 7 de setembro. 

O presidente da Câmara, vereador Diobel, elogiou os Luzeiros do Vale “pelo belo trabalho, digno de respeito e admiração”. O parlamentar ressaltou o caráter humanitário das atividades dos Luzeiros do Vale, e sua contribuição para a comunidade, com ações solidárias como campanhas antifumo, antidrogas, pela não violência, para arrecadação de alimentos e roupas.

 


Câmara Municipal de Jacareí
homenageia bombeiro

 

Parte 1  Parte 2  Parte 3 
Parte 4 Parte 5

A Câmara Municipal de Jacareí realizou na quarta-feira (10) a Sessão Solene em Homenagem ao Bombeiro, de acordo com Decreto Legislativo de autoria do 1º secretário, vereador José Antero (DEM). O Cabo PM Domingos Sávio Ferreira Gonçalves foi indicado pelo Posto de Bombeiros para receber a placa de honra ao mérito por se destacar no exercício de suas atividades em 2009. A comandante do posto de Jacareí, tenente Michele César, também foi homenageada pelo Legislativo.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), por José Rubens de Souza, diretor de Assuntos da Cidadania da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, representando o prefeito municipal Hamilton Ribeiro Mota (PT), pelo Tenente Coronel da PM Osvaldo Luiz Sorge, comandante do 41º BPM-1 (Batalhão da Polícia Militar do Interior), Major Ernesto Rizzetto, subcomandante do 11º Grupamento de Bombeiros, além do vereador José Antero e o bombeiro homenageado, Cabo PM Sávio.

A solenidade contou, ainda, com a presença do 1º Tenente Antônio Carlos Bernardes, comandante interino do Primeiro Subgrupamento dos Bombeiros, Juarez Francisco de Souza, gerente da Defesa Civil, representando a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão. Também prestigiaram a cerimônia Osvaldo Bagattini, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, João Donizetti Aparecido da Costa, representando a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, Evandro Moreira Castro, representando a Secretaria de Infraestrutura, e Ricardo de Souza Esper, diretor regional titular da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Estiveram presentes à sessão solene os vereadores Valmir do Meia Lua (DEM), Adriano da Ótica (PPS), Osvaldo Arouca (PR), Itamar Alves (PDT), Laudelino Amorim, Rose Gaspar e Prof. Marino Faria (PT).

Durante a homenagem aos bombeiros, o público pôde ouvir a Canção do Bombeiro, composição do Soldado PM Luís Alberto Rocha (letra) e Tenente Coronel PM José Ferreira de Abreu (música).

Presteza e solidariedade – A TV Câmara Jacareí exibiu um vídeo sobre o trabalho do bombeiro homenageado. A comandante do posto, tenente Michele César, e os colegas de trabalho ressaltaram o comprometimento do Cabo Sávio, além da liderança, amizade e prontidão para atender às demandas relacionadas não só às suas tarefas, mas de todo o grupamento. “A profissão do bombeiro exige muita força física e emocional, mas para mim é uma paixão e está no sangue”, afirmou o Cabo Sávio, em agradecimento pela homenagem.

O presidente da Câmara parabenizou o Cabo Sávio por se destacar no exercício de suas atividades e pelo profissionalismo, iniciativa, postura militar e companheirismo, que renderam a ele a indicação para a homenagem. Diobel mencionou a excelência dos serviços prestados em Jacareí, e, ainda, parabenizou o vereador José Antero pela autoria do decreto. José Antero, por sua vez, destacou a solidariedade demonstrada pelo homenageado ao longo de sua trajetória no Corpo de Bombeiros.

O Major Ernesto Rizzetto, subcomandante do 11º Grupamento de Bombeiros, ressaltou a prudência e o carinho que os bombeiros dedicam nas ocorrências, e agradeceu aos vereadores o apoio do Legislativo em seu papel de autorizar a destinação de verbas para a compra de equipamentos e outros suprimentos para a corporação.

O comandante do 41º BPM, Tenente Coronel da PM Osvaldo Luiz Sorge, reconheceu os bons serviços prestados pelo Cabo Sávio e destacou o trabalho dos bombeiros anônimos que ajudaram a salvar vidas nas tragédias ocorridas recentemente em Cunha e São Luiz do Paraitinga. “É preciso fazer a diferença em qualquer esfera da sociedade, seja na polícia, na cidade ou mesmo entre amigos”, afirmou.

José Rubens de Souza, em nome do prefeito Hamilton Mota, falou do importante papel exercido pelos bombeiros no salvamento de vidas e de patrimônios, e do respeito da corporação perante toda a sociedade.

Durante o evento, Paulo Célio de Oliveira, vítima socorrida pelo bombeiro, deu um depoimento emocionado, lembrando de um acidente que sofreu em 2008. “Tenho muito a agradecer a todos os bombeiros, pela pronta atuação, apoio e consolo dedicados naquele momento difícil. Só quem precisou deles sabe atribuir valor à sua coragem, presteza e solidariedade”, disse Oliveira.

 


Treze mulheres de Jacareí são contempladas
 com o Diploma Mulher Cidadã 2010
 

Parte 1  Parte 2  Parte 3 
Parte 4 Parte 5  Parte 6

Treze mulheres de Jacareí de diferentes áreas de atuação receberam o Diploma Mulher Cidadã 2010 em sessão solene realizada na segunda-feira, 8 de março, no plenário da Câmara Municipal de Jacareí. O evento é realizado todos os anos, de acordo com Decreto Legislativo, de autoria da vereadora Rose Gaspar (PT), e comemora o Dia Internacional da Mulher, homenageando mulheres que tenham oferecido uma contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e outras questões do gênero.  

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), o vice-prefeito Adel Charaf Edine, representando o prefeito municipal Hamilton Ribeiro Mota (PT), o promotor de Justiça e Cidadania, José Luiz Bednarski, e a Tenente Michele César, comandante do Corpo de Bombeiros de Jacareí. O presidente da Câmara elogiou a coragem e a luta das mulheres, que vêm conquistando cada vez mais espaço na sociedade.

O evento contou também com a presença de todos os vereadores de Jacareí, além de Antonio Marcos Silveira Moreira - 1º Sargento e Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Jacareí; João Donizete A. da Costa, representando o secretário municipal interino de Esportes Gerson Pires de Godoy; Rita de Cássia Guida, representando a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, Sonia Ferraz; a ex-vereadora Maria Correia, e a professora Ana Claudia Maia, dirigente de Ensino de Jacareí.

Durante a solenidade a TV Câmara Jacareí exibiu um vídeo sobre a vida de cada uma das homenageadas. Os funcionários da Câmara Municipal Renata Melo (voz) e Willian Jordão (piano) apresentaram a música “Dona”, de Sá e Guarabyra.

Mulheres cidadãs – Cada homenageada foi indicada por um dos 13 vereadores da Casa, que levaram em conta a importância social das atividades exercidas pelas mulheres, e sua contribuição para o bem estar da comunidade em que atuam.

O presidente da Câmara escolheu para conceder o Diploma Mulher Cidadã 2010 a diretora do Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale, da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Jacareí, Maria Lúcia de Souza, por sua atuação no resgate da cidadania de jovens e crianças. O 1º secretário do Legislativo, vereador José Antero (DEM), homenageou a coordenadora da agência da Pastoral da Saúde do Jardim Santa Maria, Márcia Heloísa Prado Rodrigues.

A atuação da especialista em Educação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Maria Alice Gomes Pereira, motivou a escolha do vice-presidente da Câmara, vereador Itamar Alves (PDT). A homenageada, ausente por problemas de saúde, foi representada pela filha, Regina Gomes Pereira de Vilhena.

O vereador Alex da Fanuel (PT), 2º secretário da Câmara, homenageou Olga Maria Bazeth Garcia, por seu trabalho como coordenadora do Projeto Sopão do Grupo Bom Pastor, no Parque Santo Antônio. Já o vereador Adriano da Ótica (PPS) escolheu como Mulher Cidadã este ano Rosa Maria Botini, voluntária na Associação Humanitária Amor e Caridade.

Maria de Lourdes Brito recebeu o diploma do vereador Dario Burro (DEM). Após a perda do filho Gabriel Brito, falecido no ano passado, Maria de Lourdes passou a apoiar causas humanitárias, como a luta pela construção de um hospital municipal para Jacareí.

A vereadora Rose Gaspar (PT), prestou sua homenagem a Mary Alice Garcez, primeira mulher a presidir a Sociedade Amigos de Bairro do Jardim das Indústrias, e atual membro da APM (Associação de Pais e Mestres) da escola do bairro. Já o vereador Prof. Marino, também do PT, entregou o diploma à professora de Educação Física Mara Elisa Capucci Rosa.

O vereador Edinho Guedes (PPS) prestou sua homenagem à feirante Shirley Bernardo Gusman, uma das fundadoras da Associação Profissional dos Feirantes de Jacareí. O diploma entregue por Laudelino Amorim (PT) ficou para Laerce Fernandes Lérias, uma das líderes da comunidade da Paróquia São José Operário.

Os vereadores Osvaldo Arouca (PR) e Valmir do Meia Lua (DEM) homenagearam, respectivamente, Lúcia de Fátima Bustamante Fortes, coordenadora da Associação Humanitária Amor e Caridade, e Elizabeth Zacharczuk, que atua no Projeto Crescer, do Parque Meia-Lua, de iniciação artística para crianças e adolescentes.

Pastor José Roberto (PSDB) homenageou Mara Christiane de Vasconcelos Liberato, diretora administrativa da Associação Casa Fonte da Vida, mantenedora do Hospital São Francisco.

Luta pela cidadania – Em nome de todas as mulheres agraciadas com o Diploma Mulher Cidadã 2010, Mary Alice Garcez elogiou a premiação e ressaltou a importância da luta pela cidadania não só entre as mulheres, mas para todos indistintamente. “Cidadania significa participação na vida na comunidade para melhorar a qualidade de vida de todos, levando-se em conta o respeito às pessoas ao meio. É preciso ter consciência do esforço necessário para um mundo melhor, mesmo com pequenas ações”, finalizou.

 


Legislativo Municipal homenageia Aristeu José Turci com Título de Cidadão Jacareiense

Parte 1  Parte 2  Parte 3  Parte 4 Parte 5
  Parte 6  Parte 7 

A Câmara Municipal de Jacareí concedeu no sábado, 27 de fevereiro, o Título de Cidadão Jacareiense ao professor Aristeu José Turci em sessão solene realizada no plenário do Legislativo. O vereador Edinho Guedes (PPS) é o autor do Decreto Legislativo que instituiu a homenagem a Turci. Cerca de 200 pessoas, entre familiares, amigos e autoridades, compareceram à cerimônia.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), pelo vereador Edinho Guedes, por Aristeu José Turci e por Maria Thereza Ferrato Turci, mulher do homenageado. 

O prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT) esteve presente ao evento, mas precisou se ausentar em razão de compromissos assumidos anteriormente. Também estiveram presentes à cerimônia os vereadores Valmir do Meia Lua (DEM) e Itamar Alves (PDT), o ex-prefeito municipal Benedicto Sérgio Lencioni, os ex-vereadores Dionísio Ottoboni, Gildo Francisco dos Santos, Paulo Turci, Miguel Raspa, Fued Chaquib, Tonhão Raad, e Ruberci Batista de Morais, que representou a vereadora Rose Gaspar (PT), além do secretário municipal de Saúde, Antônio de Paula Soares.

Durante a sessão solene a TV Câmara Jacareí exibiu um vídeo sobre a trajetória de vida de Aristeu José Turci, que, além de professor, também atuou como contador, investidor em reflorestamento, fazendas e no setor imobiliário e jogador de basquete iniciante. O maestro José Pires de Almeida, amigo do homenageado, apresentou a música “Fascinação”, de Dante Marchetti, acompanhado pelos músicos Edinho Chiaradia, José Anselmo Abrahão e José Leopoldo Lopes.

Em seu discurso Flávia Turci, uma das filhas do homenageado, destacou o significado do Título de Cidadão Jacareiense para o pai e a família, e o amor que o homenageado sempre nutriu pela cidade. “Meu pai é um exemplo de cidadania voluntária. Escolheu e renovou sua escolha por Jacareí, uma escolha acolhida e respeitada por toda a família”, disse.

Muito emocionado, Aristeu José Turci agradeceu o vereador Edinho Guedes pela iniciativa. “Considero-me um personagem da história de Jacareí, que é a cidade mais receptiva e acolhedora do Vale do Paraíba. Trata-se de um momento inesquecível de ternura e pródiga gentileza”, disse.

Biografia – Aristeu José Turci nasceu em Taubaté em 1929, e casou-se com a jacareiense Maria Thereza Ferrato Turci. Teve duas filhas: a jornalista e apresentadora de televisão, Fátima Turci, e a advogada empresarial Flávia Turci.

Aristeu Turci foi o fundador da primeira concessionária de veículos de Jacareí. Também foi candidato a vice-prefeito de Jacareí, provedor da Santa Casa de Misericórdia e presidente do Rotary Club do Brasil na década de 1960.