Câmara Municipal de Jacareí homenageia 31 líderes comunitários em sessão solene

 Parte 1 , Parte 2 , Parte 3 , Parte4
Parte 5 , Parte 6

A Câmara Municipal de Jacareí homenageou 31 líderes comunitários de Jacareí na quarta-feira, dia 27, em sessão solene de homenagem ao Líder Comunitário, em cumprimento ao decreto legislativo 287/2009, de autoria do vereador Itamar Alves (PDT). Cerca de 200 pessoas compareceram à solenidade realizada no plenário da casa.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Jacareí, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), pela presidente da Fundação Cultural de Jacareí, Sônia Ferraz, que representou o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT) e pelo promotor da Cidadania, José Luiz Bednarski.

Os homenageados foram escolhidos pelos vereadores segundo avaliação de suas atividades comunitárias no campo da liderança comunitária. Cada parlamentar pode indicar até três líderes comunitários. De acordo com o decreto, entende-se por líder comunitário o cidadão ou cidadã que participe de atividades em prol do bem comum através de pastorais, organizações não-governamentais, entidades filantrópicas, associações de moradores de bairros ou aqueles que notoriamente se destacaram em atividades de interesse da comunidade.

Durante a cerimônia foi exibido um vídeo, produzido pela TV Câmara Jacareí, que apresentou os líderes comunitários agraciados com a homenagem. A entrega das placas foi feita pelos vereadores aos seus homenageados. 

O Coral Cooperart, da Cooperativa Médica, regido por Raquel Bigareli e Marly Siqueira Ferreira Santos, fez uma apresentação da música “Acácia Amarela”, de Luiz Gonzaga. 

O presidente da Câmara, Diobel da Didol´s, disse que a homenagem traz às lideranças comunitárias mais auto-estima e a devida reverência aos serviços prestados à comunidade. “Essas pessoas reforçam a importância da democracia representativa e valorizam a figura do líder tão importante para as comunidades”.  

O vereador Itamar Alves, autor do decreto, agradeceu e parabenizou os vereadores pela indicação dos líderes comunitários. O presidente do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paula de Jacareí, Igaratá e Santa Branca, Marcelo Gonçalves, falou em nome de todos os homenageados. Gonçalves ressaltou a importância do trabalho de cada líder comunitário em suas comunidades. “Nós, líderes comunitários, fazemos parte do exército de pessoas do bem. Jamais esqueceremos dessa homenagem. Para os senhores vereadores, retribuo com muitas orações”.

O promotor da Cidadania, José Luiz Bednarski, destacou a importância do trabalho das lideranças comunitárias.  “A melhor definição de cidadania é gostar da nossa cidade e se interessar pelos problemas das pessoas que vivem nela. Isso é um ato de amor”. Segundo Bednarski, as lideranças transformam a vida de uma comunidade.


Câmara de Jacareí entrega título de Cidadão Benemérito para o padre Wendel Ribeiro 

vídeo

A Câmara Municipal de Jacareí entregou na quinta-feira, dia 30 de abril, o título de Cidadão Benemérito para o padre Wendel Ribeiro, pároco da Igreja Matriz São João Batista. A vereadora Rose Gaspar (PT) é autora do decreto que instituiu a homenagem ao padre. A solenidade foi realizada na Paróquia São João Batista, no bairro São João e contou com a participação do presidente da Câmara Diobel da Didol´s (PSDB), do prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), do ex-prefeito Marco Aurélio de Souza, da vereadora Rose Gaspar (PT) e dos vereadores Alex da Fanuel (PT), Itamar Alves (PDT), Prof. Marino Faria (PT) e Valmir do Meia Lua (DEM).

A vereadora Rose Gaspar disse que a entrega do título foi uma forma de reconhecer e agradecer ao padre Wendel pelas ações em benefício da comunidade, especialmente a cristã. De acordo com a vereadora, padre Wendel sempre levou ensinamentos de fé, vida e cidadania para a comunidade.

“Esse é o título de maior honraria a uma pessoa, fiz isso em nome de toda a comunidade da Paróquia São João Batista. Todos nós amigos do padre Wendel somos autores desse decreto legislativo”, disse Rose Gaspar.

Padre Wendel ressaltou o reconhecimento da comunidade, pois na década de 80, ele recebeu o título de Cidadão Jacareiense. “Fico feliz em ser reconhecido novamente pela comunidade. Partilho esse título com meus familiares, amigos e toda a comunidade, que cresceram junto comigo”, disse padre Wendel.

O prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota, relatou a habilidade e o conhecimento que o padre Wendel tem em ensinar a história da Igreja Católica.

“É uma homenagem justa ao padre, pois este é um título que homenageia as pessoas que fizeram um trabalho significativo na cidade”, afirmou Hamilton Mota.

O presidente da Câmara também falou sobre o trabalho realizado pelo padre na comunidade do São João. “Padre Wendel é um exemplo para todos nós. O trabalho que ele presta na comunidade é de grande valor e todos vão guardar uma boa lembrança do padre”, disse Diobel.

História - Padre Wendel Ribeiro nasceu em Jacareí no dia 23 de outubro de 1974. Aos 13 anos entrou para o seminário de Lavrinhas (São Paulo). No período de 1994 a 1996, cursou a Faculdade de Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha em São José dos Campos. Fez faculdade de Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus em Taubaté, no período de 1997 a 2000, obtendo o reconhecimento de teólogo pelo MEC (Ministério da Educação), em 2008.

Wendel Ribeiro foi ordenado diácono no dia 30 de novembro de 2001 na Comunidade Imaculada Coração de Maria, no Bosque dos Eucaliptos em São José dos Campos, pelo então bispo diocesano Dom Nelson Westrupp. Exerceu o diaconato na Paróquia Imaculada Conceição em Eugênio de Melo em São José.

Foi ordenado padre na Paróquia São Silvestre em Jacareí no dia 1º de maio de 2002. Em julho do mesmo ano, Wendel Ribeiro foi nomeado vigário da Paróquia Imaculada Conceição. Em dezembro foi nomeado administrador da Paróquia São João Batista. Em 2003 foi nomeado pároco da Paróquia São João Batista.

É pós-graduado em História da Igreja pela Faculdade de São Bento (Rio de Janeiro) e no início deste mês será transferido, por meio do bispo diocesano Dom Moacir Silva, para a Universidade de Pamplona na Espanha, onde fará mestrado em História da Igreja.


Geralda Gonçalves Rodrigues recebe o Título de Cidadã Jacareiense


Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4
Parte 5, Parte 6, Parte 7, Parte 8

A Câmara Municipal de Jacareí entregou o Título de Cidadã Jacareiense à Geralda Gonçalves Rodrigues, mais conhecida como dona Geralda, líder comunitária do Distrito de São Silvestre, em sessão solene realizada na quarta-feira, dia 25. Itamar Alves (PDT) é o autor do decreto que instituiu a homenagem à dona Geralda. Familiares e amigos da homenageada prestigiaram a solenidade, que foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pela internet por meio do site www.camarajacarei.sp.gov.br.

O presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB) presidiu a sessão solene. Além de Diobel, a mesa de honra foi formada pela presidente da Fundação Cultural de Jacareí, Sonia Ferraz, que representou o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), pelo tenente coronel Osvaldo Luis Sorge, comandante do 41º Batalhão de Polícia Militar do Interior de São Paulo, e pelo diácono Dario Paes, representante da Paróquia de São Silvestre.

Durante a cerimônia foi exibida um vídeo, produzido pela TV Câmara Jacareí, sobre a vida de dona Geralda com depoimentos dos familiares da homenageada.

Para o vereador Itamar Alves, foi uma honra conceder o título à dona Geralda, que faz um excelente trabalho em benefício da comunidade. Itamar também destacou a união da família, que sempre colaborou com os trabalhos comunitários de dona Geralda.

Dona Geralda disse em seu discurso que foi uma honra receber a homenagem. “Eu faço meu trabalho para ajudar as pessoas e não espero nada em troca. Deus já me recompensa com muitas graças”. O músico João Bosco fez uma apresentação especial durante a solenidade.

Os vereadores Dario Burro (DEM) e Alex da Fanuel (PT) também participaram da sessão solene.

Trabalho – Em Jacareí dona Geralda trabalhou por mais de 15 anos como merendeira da escola estadual Professor Antonio José de Siqueira, onde se aposentou como funcionária pública. Dona Geralda também é vicentina há mais de 40 anos e ajudou a fundar a primeira Conferência de São Vicente de Paulo, onde é consórcia até hoje, sendo homenageada pelo Conselho Vicentino por ser a mais antiga vicentina do São Silvestre.

Também ajudou nas atividades para arrecadação de fundos para a construção da igreja de São Silvestre e contribui até hoje nas comemorações e datas especiais da igreja católica.

Há mais de 20 anos Dona Geralda organiza o tradicional almoço de Natal, que conta com distribuição de brinquedos doados pela comunidade às crianças carentes do Distrito São Silvestre e de outros bairros como o Jardim Pedramar e Bandeira Branca. Atualmente, ela faz parte da diretoria do grupo da terceira idade Reflorir, que promove atividades esportivas, bailes, viagens e encontros, proporcionando mais qualidade de vida às pessoas da melhor idade.

 


VEREADORES HOMENAGEIAM MULHERES COM  DIPLOMA MULHER CIDADÃ 2009



Parte 1 , Parte 2 , Parte 3 , Parte 4 ,

Parte 5, Parte 6 , Parte 7 , Parte 8 ,

Parte 9 , Parte 10

Cerca de 250 pessoas compareceram à solenidade de entrega do diploma Mulher Cidadã 2009 realizada na sexta-feira, dia 6, no plenário da Câmara Municipal de Jacareí.
 Os vereadores homenagearam 14 mulheres que tiveram uma contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher. Cada parlamentar indicou uma mulher para ser homenageada.

O decreto legislativo, de autoria da vereadora Rose Gaspar (PT), foi criado em 2006 com o objetivo de homenagear as mulheres que são comprometidas com a defesa da causa feminina na cidade.

O presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), presidiu a sessão solene. A mesa de honra foi composta por mulheres de vários segmentos: a juíza diretora do Fórum de Jacareí, Ângela Schimidt Lourenço Rodrigues, a secretária de Assistência Social e Cidadania da prefeitura, Vera Lino, que representou o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), a tenente Michele César, comandante do Corpo de Bombeiros de Jacareí e a Irmã Ildaci Ferreira Soares, superiora da Congregação das Irmãs do Amor Divino.

De acordo com o presidente da casa, Diobel da Didol´s, a Câmara teve a honra de reunir autoridades dos três importantes segmentos sociais: civil, militar e religioso.  “A Câmara como representante legítima da população de Jacareí, se sentiu honrada em poder homenagear mulheres, que se destacam em nossa cidade”.

O momento de entrega dos diplomas às mulheres foi marcado por muita emoção. Cada vereador chamou sua homenageada para receber a congratulação. O público teve oportunidade de conhecer o trabalho de cada mulher homenageada e a justificativa de cada parlamentar por meio da exibição de um filme produzido pela TV Câmara Jacareí.

Foram homenageadas as seguintes mulheres: Antonela Turci Nader, nutricionista (Diobel da Didol´s – PSDB); Fernanda Carvalho Marques, organizadora da encenação da Paixão e Morte de Cristo e membro do movimento Missão Jovem da Paróquia Nossa Senhora Santíssima Trindade (José Antero de Paiva Grilo -DEM); Juraci Laura da Paixão, mais conhecida como Dona Nova, dona de casa (Alex da Fanuel - PT); Ana Nogueira de Souza, coordenadora da Pastoral da Criança da Paróquia Imaculada Conceição (Itamar Alves - PDT); Sônia Ferraz, presidente da Fundação Cultural de Jacareí e voluntária do Projeto Fazendo Arte Pensando no Futuro (Edinho Guedes-PPS); Neide Faria Cardoso, coordenadora da JAM - Jacareí Ampara Menores (Adriano da Ótica - PPS); Marilda de Barros Assunção, vice-diretora da escola estadual Hermínia Silvia de Mesquita  (Laudelino Amorim- PT); Arlete Maria Toledo Lemi, delegada (Osvaldo Arouca - PR); Alessandra C. Pellogia Pinto, ginecologista e obstetra (Pastor José Roberto-PSDB); Mariuza Barbosa do Carmo, fundadora da Associação de Combate ao Câncer (vereadora Rose Gaspar - PT); Odete Rufino de Pádua, dona de casa e voluntária na Paróquia Maria Auxiliadora dos Cristãos (vereador Valmir do Meia Lua  - DEM); Rosana Midori Ishimine Marques, jornalista e voluntária do projeto Guri na Roça (vereador Dario Burro – DEM); Telê Rodrigues, seresteira (vereador professor Marino Faria – PT); Flora Lencioni, professora e voluntária da Cruzada de Assistência de Jacareí (ex-vereador Genésio Rodrigues - PTB).

Os suplentes Joaquim Ferreira Neto (PSDB) e Tião Virgilino (PPS) representaram respectivamente os vereadores Pastor José Roberto e Edinho Guedes, que não puderam comparecer ao evento.

Destaque A juíza Ângela Schmidt Lourenço Rodrigues disse em seu discurso que ficou encantada com o trabalho desenvolvido pelas mulheres homenageadas. “Fiquei tão feliz de ver tantas mães cuidando de nós”.

Para a secretária de Assistência Social, Vera Lino, mulheres e homens devem caminhar juntos. “Fiquei muito feliz em homenagear as mulheres em nome do prefeito. São mulheres anônimas que se destacam no trabalho à comunidade”.

A seresteira Telê Rodrigues falou em nome de todas as homenageadas. “Entre as homenagens que recebi desta Casa, considero essa a mais importante. Esse diploma tocou profundamente o meu coração”.

 


Vereadores jovens 2009 tomam posse em sessão solene

 Parte 1 , Parte 2 , Parte 3

A Câmara Municipal de Jacareí empossou na quinta-feira, dia 25 de junho, os 13 estudantes de escolas públicas e particulares que vão participar de mais uma edição da Câmara Jovem. Criado por meio de decreto, a Câmara Jovem tem por objetivo ampliar e solidificar a participação política dos jovens nas discussões políticas da cidade.
A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), pelo vice-prefeito Adel Charaf Eddine e pela vereadora Rose Gaspar, autora do decreto que instituiu a Câmara Jovem. A sessão solene contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Vera Lino, das representantes da diretoria estadual de ensino, Walcerly Correa de Oliveira e Cristina Quina de Siqueira e do representante da Secretaria Municipal de Educação, Almir dos Santos Gonçalves. Familiares, representantes das escolas e amigos dos vereadores jovens também marcaram presença.
Durante a cerimônia o presidente do Legislativo fez o sorteio dos estudantes que vão acompanhar o trabalho dos vereadores em seus gabinetes este ano. Também foi exibido um vídeo, produzido pela TV Câmara Jacareí, sobre o cotidiano dos alunos em suas escolas e as suas características.
Os vereadores jovens fizeram o juramento e cada um recebeu o diploma de seus respectivos vereadores.
Diobel reforçou em seu discurso a importância do interesse da juventude pela política. “É muito importante os jovens estarem atentos às atividades políticas de Jacareí, pois eles são o futuro da nossa cidade”, disse Diobel.
O vice-prefeito, Adel Charaf Eddine, disse que a Câmara Jovem é uma oportunidade única para o crescimento intelectual das crianças. “Também é importante que vocês, vereadores jovens, compartilhem essa experiência com seus colegas para multiplicar o conhecimento e praticar a cidadania”, afirmou o vice-prefeito”.
A vereadora Rose Gaspar ressaltou que a Câmara Jovem um grande aprendizado para a formação dos jovens de Jacareí. “A Câmara Jovem é motivo de orgulho para nossa cidade. Nós, adultos, precisamos cuidar de vocês”, disse Rose.

Homenagem –
Os vereadores jovens receberam a homenagem dos músicos do projeto “Tocando o futuro”, da Guarda Civil de Jacareí, que executaram a música “Coração de Estudante”, de autoria de Milton Nascimento e Wagner Tiso.
Os jovens também foram homenageados pelos estudantes Leonardo Cobra Branco e Mateus Ribeiro de Vasoncelos Miron, que receberam medalhas de ouro na 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas em 2009. Eles parabenizaram os vereadores jovens e ressaltaram a importância da juventude no desenvolvimento da cidade.

Seguem abaixo os nomes dos vereadores jovens e seus respectivos vereadores
Verônica Mendes de Oliveira, do colégio Maria Imaculada - Vereador Adriano da Ótica (PPS)

Thainã Antonio Marciano, da escola estadual Adherbal de Castro - vereador

 
Alex da Fanuel - 2º secretário (PT)

Gustavo Pereira Machado de Mello Souza, do colégio SEPP (Saint Exupery Pequeno Príncipe) - vereador Dario Burro (DEM)

Carollina Roberto Moraes, do colégio Alcance – Presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB)

Analisa Rocha de Marins, da escola estadual Benedito Mauro dos Santos - vereador Edinho Guedes (PPS)

Fabio Rustom Capucci II, da escola de educação infantil e fundamental Florescer - vereador Itamar Alves (PDT)

Ana Paula Martins das Chagas, da escola estadual Amância Dias Sampaio - vereador José Antero de Paiva Grilo - 1º secretário (DEM)

Jacqueline Firmino Pinto, da escola estadual professora Alcina Moraes Salles - vereador Laudelino Amorim (PT)

Luca Gomes Pereira Pereira Vilhena Lorenzini, da escola estadual Dr. Pompílio Mercadante -

vereador Osvaldo Arouca (PR)

João Luis da Silva Junior, da escola estadual professora Maria de Lourdes Vilela - vereador Pastor José Roberto (PSDB)
Gabriele Vinhas da Silva, do colégio Antonio Afonso - vereador Prof. Marino (PT)
Iago Ferreira Victoriano, da escola estadual professora Ermínia Silva de Mesquita - vereadora Rose Gaspar.

Saymon da Silva Siqueira, da escola estadual Dirceu Junqueira de Souza - vereador Valmir do Meia Lua (DEM)

 


Câmara Municipal de Jacareí homenageia
professoras em sessão solene

Parte 1 , Parte 2 , Parte 3 , Parte 4 , Parte 5 , Parte 6 , Parte 7

Parte 8 , Parte 9 , Parte 10 , Parte 11 , Parte 12 , Parte 13 , Parte 14

 A Câmara Municipal de Jacareí homenageou seis professores na quarta-feira, dia 14, em sessão solene de homenagem ao Dia do Professor, em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 180 de 03 de maio de 1999. O evento, que reuniu cerca de 100 pessoas, foi realizado no plenário do Legislativo.

Anualmente três estabelecimentos de ensino são convidados a indicar dois professores para serem homenageados pela Câmara Municipal com diplomas de mérito. Os convites às escolas obedecem à ordem alfabética da denominação dos estabelecimentos de ensino.

Foram homenageadas as seguintes professoras: Maria Raimunda Leite e Maria Helena Peloggia dos Santos, da Emei Prof. Márcio Aparecido de Moraes (antiga Emei Alto Esperança I); Norma Soldi dos Santos e Sara Fátima de Souza Del Passo, da Escola Estadual Professora Adélia Monteiro; Marli Borges Zanini e Luciana Mesquita dos Santos, do Colégio Adventista.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, Diobel da Didol’s (PSDB), a supervisora Roseli Oliveira Costa, representante da dirigente regional de Ensino Ana Cláudia Maia e por Almir Santos Gonçalves, representante do secretário municipal da Educação, João Roberto Costa de Souza. Também compareceram à cerimônia os vereadores Prof. Marino Faria e Rose Gaspar, do PT. 

Diobel da Didol’s destacou a importância do papel do professor para a formação das crianças em sua luta diária por um mundo melhor, mencionando o caráter de uma missão de vida da profissão.

Durante a cerimônia foi exibido um vídeo produzido pela TV Câmara, que mostrou um pouco do dia-a-dia das professoras homenageadas. Os alunos Ariane Gonçalves Santana e Gabriel Lucas Costa Sales, da Escola Estadual Adélia Monteiro, Pedro Lucas de Jesus da Silva Souza, da EMEI Prof. Márcio Aparecido de Moraes, e o ex-aluno Saymon da Silva Siqueira, que hoje faz parte do Projeto Câmara Jovem, dedicaram poemas e canções às professoras Norma Soldi dos Santos, Sara Fátima de Souza Del Passo, Luciana Mesquita dos Santos, Marli Borges Zanini, Maria R. Leite e Maria Helena Pellogia dos Santos, que se destacaram por sua atuação na área educacional na cidade.

Dedicação e luta – As professoras fizeram uso da tribuna para agradecer a homenagem e falar sobre a profissão. A professora Maria Leite lembrou as grandes professoras atuantes em Jacareí, destacando “a difícil jornada de muito estudo e muita luta que todos os professores têm de enfrentar”. Já a professora Maria Helena Pellogia revelou sua realização com a escolha desta profissão que “exige um dom de amor e responsabilidade pela formação dos cidadãos, sem o qual é impossível exercê-la”.

A professora Norma Soldi recomendou a todos os colegas docentes não desanimarem diante dos muitos obstáculos e que “o professor está imbuído da missão de preparar o cidadão para a vida”. A professora Luciana Mesquita agradeceu aos amigos, familiares e alunos pelo apoio recebido para a realização de sua atividade, e a professora Marli Borges destacou a importância de fazer o melhor pelas crianças, orientando-as para que sigam no caminho da sabedoria para que contribuam da melhor forma para o país.

O vereador Prof. Marino Faria (PT) ampliou a homenagem a todos os professores da cidade, reforçando sua atuação como representante da categoria no Poder Legislativo municipal. A vereadora Rose Gaspar  (PT) também destacou que a Casa está à disposição dos professores para que estimulem seus alunos a participarem do projeto Câmara Jovem.

 


Câmara Municipal concede Título de Cidadã Jacareiense à presidente da creche Cantinho da Providência

Parte 1  Parte 2  Parte 3  Parte 4 Parte 5
  Parte 6  Parte 7  Parte 8 Parte 9 Parte 10

 A Câmara Municipal de Jacareí concedeu o Título de Cidadã Jacareiense a Sandra Regina da Silva, presidente da creche Cantinho da Providência, em sessão solene realizada no sábado, dia 28, no plenário do Legislativo. O vereador Edinho Guedes (PPS) é o autor do decreto legislativo 289, que instituiu a homenagem a Sandra.

A sessão solene foi presidida pelo 2º secretário, vereador Alex da Fanuel (PT), e contou com a presença dos vereadores Edinho Guedes, Prof. Marino e Rose Gaspar (PT), Valmir do Meia Lua (DEM) e Itamar Alves (PDT). A irmã Josina Souza de Lima representou o padre Pedro Graciano Júnior, pároco da Igreja Matriz Imaculada Conceição. Familiares e amigos de Sandra também compareceram à cerimônia, que foi marcada por várias homenagens.

Durante o evento foi exibido um vídeo produzido pela TV Câmara Jacareí sobre a vida de Sandra, que também é funcionária pública aposentada. Amigos, companheiros de trabalhos e familiares prestaram depoimentos emocionantes à homenageada.  

A funcionária pública Salette Granato, membro da Academia Jacareiense de Letras, declamou o poema “Amiga”, de sua autoria. Salette foi acompanhada do servidor público Agnaldo Dias, que executou duas músicas, “Oceano”, de Djavan, na flauta e “De Volta para o Aconchego”, de Dominguinhos e Nando Cordel, no saxofone.

Trajetória - Sandra Regina da Silva nasceu em Niterói (Rio de Janeiro). Filha de Genebaldo Ramos da Silva e de Severina Maria da Silva, Sandrinha, como é carinhosamente chamada, tinha apenas três anos quando os pais se mudaram para Jacareí, cidade onde a família mora até hoje.

Trabalhou como balconista, promotora de vendas e vendedora, até que em 1974 foi aprovada em um concurso público na Câmara Municipal de Jacareí.

Nessa época, passou a conciliar o trabalho como funcionária pública, aos estudos na Faculdade Braz Cubas, em Mogi Das Cruzes, onde se formou em Relações Públicas na Área De Comunicação Social.

Sandra se aposentou em maio de 2002 por tempo de serviço no cargo de Secretária Executiva da Câmara. Hoje Sandra é presidente da Associação Fraterno Cristão “Cônego José Bento”, Cantinho da Providência, onde realiza um trabalho voluntário na entidade que acolhe 110 crianças de três meses a cinco anos, trabalho que faz com muito carinho e dedicação.
 


Câmara Municipal de Jacareí premia empresas pelo compromisso com a responsabilidade social



Parte 1  Parte 2  Parte 3  Parte 4
Parte 5  Parte 6  Parte 7  Parte 8

 A Câmara Municipal de Jacareí concedeu na quinta-feira (26) o Selo Empresa Cidadã 2009 (Balanço social 2008) a 11 empresas que se destacaram por seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. As empresas contempladas foram a Cebrace, Cognis, Atívia Cooperativa Médica, Faculdade Anhanguera, Femsa, Fibria, Flora Terra Botica Farmácia de Manipulação, JTU (Jacareí Transporte Urbano), Latapack Ball, White Martins e Winner School. O prêmio é concedido anualmente pelo Legislativo, e foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 196, de 19 de novembro de 2001, por iniciativa da vereadora Rose Gaspar (PT).

O Selo Empresa Cidadã busca estimular a realização do Balanço Social, instrumento pelo qual a empresa descreve seus esforços na busca de um novo patamar de civilidade, pautado na qualidade de vida, prevenção e adoção de programas efetivos de higiene e medicina do trabalho, equidade e desenvolvimento humano dos funcionários, suas famílias, da comunidade e da preservação do meio ambiente. A primeira edição do selo foi em 2003, quando foram premiadas seis empresas.

Estiveram presentes à solenidade o presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), que presidiu a sessão, a vereadora Rose Gaspar (PT), o diretor de Apoio à Atividade Empresarial, Alexandre Augusto Sant´Anna, representando o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), José Carlos Pelóia, diretor titular da Diretoria Regional do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Jacareí. Vítor Gonçalo Seravalli, diretor titular do Departamento de Responsabilidade Social do CIESP para o Estado de São Paulo e presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Social Global ministrou a palestra “Responsabilidade Social nas Empresas”.

Também participaram da solenidade os membros da comissão para atribuição do Selo Empresa Cidadã: o assessor parlamentar Benedito Veloso, representante da Câmara Municipal, indicado pelo vereador Osvaldo Arouca (PR), que é membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente do Legislativo, José Luiz Bednarski, promotor da Cidadania e dos Direitos do Consumidor, Alexandre da Silva, presidente e Representante do Consab (Conselho das Associações dos Amigos de Bairro), Francisco Freitas, diretor do Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Jacareí), José Luiz Goes, representante dos Rotarys Clubs de Jacareí e Maria Lúcia Porto Scavone, representante do Lions Club de Jacareí. O evento contou, ainda, com a participação do Coral Infantil da Cognis e da Cooperart, coral da Ativia Cooperativa Médica.

Durante a solenidade foi exibido um vídeo feito pela TV Câmara Jacareí sobre as ações sociais das 11 empresas contempladas.

Aprimoramento da cidadania – O presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s, destacou a visão empreendedora das empresas vencedoras, que com suas ações de responsabilidade social demonstram o respeito ao público e contribuem para o aprimoramento da cidadania.

A vereadora Rose Gaspar fez uso da palavra para demonstrar sua satisfação com as empresas que se comprometem com a responsabilidade social, foco do prêmio idealizado por ela, que se mostrou orgulhosa de tê-lo apresentado seis anos atrás.

A palestra do diretor do Departamento de Responsabilidade Social do CIESP, Vítor Gonçalo Seravalli, destacou a importância de se ouvir as necessidades dos públicos de interesse para traçar uma estratégia de negócios que concilie sustentabilidade e rentabilidade, para não prejudicar as gerações futuras. “É preciso dar o peixe, ensinar a pescar, dar a isca e o anzol, mas não se esquecer de cuidar do rio”, disse. Seravalli elogiou a iniciativa da Câmara, que demonstra a preocupação do município com a questão.


Câmara Municipal homenageia formandos do Tiro de Guerra de Jacareí

                                Parte 1  Parte 2  Parte 3  Parte 4

A Câmara Municipal de Jacareí homenageou, no último dia 23, seis formandos do Tiro de Guerra do município, durante sessão solene em homenagem ao Atirador de Guerra de Jacareí. Os atiradores que se destacaram durante os treinamentos na corporação durante o ano de 2009 receberam um diploma de honra ao mérito, conforme dispõe o decreto legislativo nº 292/ 2009, de autoria do presidente da Casa, que institui a realização no mês de novembro, alterando o decreto legislativo nº 259/ 2006. Os atiradores homenageados foram Alisson Renato Batista Gomes, Bruno Henrique Capucci de Brito, Bruno Rosário de Moura, Jean Osíris Ribeiro, Leonardo Santos Ferreira, Ramon Alberto Vieira de Carvalho.
A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Josué Santana, representando o prefeito municipal Hamilton Ribeiro Mota (PT), do primeiro sargento e chefe da Instrução do Tiro de Guerra, Antonio Marcos Silveira Moreira, e sua secretária Márcia de Oliveira Maia. Estiveram presentes também os vereadores Itamar Alves (PDT) e Prof. Marino Faria (PT) e os assessores Rosemeire Cruz Felizardo e Benedito Veloso, representando os vereadores Adriano da Ótica (PPS) e Osvaldo Arouca (PR), respectivamente.
Durante o evento, o presidente Diobel da Didol´s prestou uma homenagem especial ao sargento Antonio Marcos, concedendo-lhe o diploma de honra ao mérito. Em nome do Tiro de Guerra de Jacareí, o vereador também entregou um diploma ao secretário da Junta do Serviço Militar da cidade, Geraldo Magela Ferreira da Silva.
“Escola de cidadania” – O vereador Diobel da Didol´s agradeceu a presença de todos e mostrou-se muito emocionado em homenagear, pela primeira vez como presidente do Legislativo, os atiradores do Tiro de Guerra de Jacareí, instituição muito respeitada na cidade, segundo ele. “É uma grande escola de cidadania e civismo. Muito do que o jovem aprende no Tiro de Guerra serve de base para o resto da vida, em especial a disciplina e as virtudes que o homem deve ter. O TG contribui para o desenvolvimento de cidadãos patriotas comprometidos com a coletividade”, afirmou.
O secretário Josué Santana elogiou a perseverança dos atiradores formandos pelos desafios cumpridos no ano de 2009 e agradeceu aos pais dos jovens pelo incentivo ao aprendizado dos filhos que, depois de certificados, poderão até seguir carreira militar. Ele parabenizou também o sargento Antônio Marcos pela competência no comando dos atiradores em seu primeiro ano na chefia de instrução.
Em seu pronunciamento, o sargento agradeceu as homenagens em nome de todos os atiradores. “Todos eles são vitoriosos, pois suaram a camisa durante o ano todo nos treinamentos e campanhas sociais do Tiro de Guerra”. Ele reconheceu também o mérito dos familiares dos atiradores, dos funcionários do Tiro de Guerra e da prefeitura pelo apoio às iniciativas da corporação. “Agradeço a todos os que ajudaram a construir o caráter, a disciplina e o moral elevado desses jovens em 2009”, finalizou.
O atirador Alisson Renato Batista Gomes, em nome de todos os colegas, agradeceu a homenagem, dizendo estar honrado em poder prestar serviços para ajudar a melhorar a vida das pessoas. “Muitas coisas nos foram ensinadas, e as levaremos para a vida toda”, disse. O vereador Prof. Marino Faria também fez uso da palavra, elogiando o presidente da Casa pela iniciativa e destacando a importância do serviço militar para a preparação do jovem para o trabalho de aproximação com a Nação. “Todo o trabalho social realizado pelo Tiro de Guerra certamente contribui para a construção da cidadania dos atiradores, seja através das campanhas para arrecadação de alimentos e roupas, seja na participação de eventos esportivos”, ressaltou.

 

Wellington Kauê vive um dia como
presidente da Câmara de Jacareí

                              Parte 1  Parte 2  Parte 3  Parte 4
                              Parte 5  Parte 6  Parte 7  Parte 8


 
O estudante Wellington Kauê Ventura Mota, 12 anos, viveu na quarta-feira (28), um dia de presidente da Câmara Municipal de Jacareí. O presidente do Legislativo, vereador Diobel da Didol’s (PSDB) transmitiu o cargo a Wellington, que como presidente da Câmara, empossou Ana Gabriela Volpe Soares, 10 anos, como “Prefeita por um Dia”. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara.

O prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT) também participou do evento realizado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Em seu discurso, Diobel da Didol’s, reforçou a importância do evento “Presidente da Câmara Por Um dia e Prefeito por Um dia”, no qual os estudantes têm oportunidade de se integrar ao movimento político de Jacareí e de conhecer os Poderes Legislativo e Executivo. “É um grande aprendizado. Os estudantes devem aproveitar essa oportunidade para mostrar o seu talento, apresentar suas ideias e sugestões, além de multiplicar o conhecimento na escola com professores e amigos, na sua comunidade e em seus lares com a família”.

Os estudantes foram escolhidos durante a Conferência Lúdica Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada pelo CMDCA em junho. Participaram da conferência 35 escolas municipais, estaduais e particulares de Jacareí, para a escolha do presidente da Câmara e prefeito por um dia.

Wellington Kauê é aluno do 6.º ano da escola estadual Professora Maria Aparecida Rico, no bairro Pagador Andrade, onde mora. Ele participa das oficinas no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no mesmo bairro.

Atividades – Depois da cerimônia, Wellington cumpriu agenda com o vereador Diobel da Didol’s. Eles visitaram as instalações do Corpo de Bombeiros, onde foram recebidos pelo sub-tenente César Franco da Cunha. Toda a visita foi acompanhada pelo 2º sargento Hamilton Machado.

Wellington vestiu os uniformes de bombeiro e conheceu as viaturas da corporação. “Foi muito legal. Adorei conhecer os bombeiros de Jacareí”, disse Wellington.

“Considerei importante o Wellington conhecer de perto o Corpo de Bombeiros, que é uma instituição muito respeitada e com grande credibilidade junto à população. Agradeço à corporação, sobretudo ao sub-tenente Cunha, pela acolhida”, disse Diobel. Devido à grande relevância da corporação, o parlamentar luta pela instalação da segunda base do Corpo de Bombeiros em Jacareí no bairro São João. 

No período da tarde Wellington conheceu todos os departamentos da Câmara, inclusive o gabinete da presidência e a TV Câmara. Wellington também concedeu entrevista à reportagem da TV Câmara para o “Gente em Destaque”, programa que mostra as pessoas que se destacam em Jacareí e região. O encerramento aconteceu no gabinete da presidência, onde Diobel entregou um diploma a Wellington.