Câmara de Jacareí entrega título de Cidadão

Benemérito para o padre Wendel Ribeiro

 

A Câmara Municipal de Jacareí entregou na quinta-feira, dia 30 de abril, o título de Cidadão Benemérito para o padre Wendel Ribeiro, pároco da Igreja Matriz São João Batista. A vereadora Rose Gaspar (PT) é autora do decreto que instituiu a homenagem ao padre.

A solenidade foi realizada na Paróquia São João Batista, no bairro São João e contou com a participação do presidente da Câmara Diobel da Didol´s (PSDB), do prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), do ex-prefeito Marco Aurélio de Souza, da vereadora Rose Gaspar (PT) e dos vereadores Alex da Fanuel (PT), Itamar Alves (PDT), Prof. Marino Faria (PT) e Valmir do Meia Lua (DEM).
 

A vereadora Rose Gaspar disse que a entrega do título foi uma forma de reconhecer e agradecer ao padre Wendel pelas ações em benefício da comunidade, especialmente a cristã. De acordo com a vereadora, padre Wendel sempre levou ensinamentos de fé, vida e cidadania para a comunidade.
 

“Esse é o título de maior honraria a uma pessoa, fiz isso em nome de toda a comunidade da Paróquia São João Batista. Todos nós amigos do padre Wendel somos autores desse decreto legislativo”, disse Rose Gaspar.
 

Padre Wendel ressaltou o reconhecimento da comunidade, pois na década de 80, ele recebeu o título de Cidadão Jacareiense. “Fico feliz em ser reconhecido novamente pela comunidade. Partilho esse título com meus familiares, amigos e toda a comunidade, que cresceram junto comigo”, disse padre Wendel.
 

O prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota, relatou a habilidade e o conhecimento que o padre Wendel tem em ensinar a história da Igreja Católica.

“É uma homenagem justa ao padre, pois este é um título que homenageia as pessoas que fizeram um trabalho significativo na cidade”, afirmou Hamilton Mota.
 

O presidente da Câmara também falou sobre o trabalho realizado pelo padre na comunidade do São João. “Padre Wendel é um exemplo para todos nós. O trabalho que ele presta na comunidade é de grande valor e todos vão guardar uma boa lembrança do padre”, disse Diobel.
 

História - Padre Wendel Ribeiro nasceu em Jacareí no dia 23 de outubro de 1974. Aos 13 anos entrou para o seminário de Lavrinhas (São Paulo). No período de 1994 a 1996, cursou a Faculdade de Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha em São José dos Campos. Fez faculdade de Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus em Taubaté, no período de 1997 a 2000, obtendo o reconhecimento de teólogo pelo MEC (Ministério da Educação), em 2008.

Wendel Ribeiro foi ordenado diácono no dia 30 de novembro de 2001 na Comunidade Imaculada Coração de Maria, no Bosque dos Eucaliptos em São José dos Campos, pelo então bispo diocesano Dom Nelson Westrupp. Exerceu o diaconato na Paróquia Imaculada Conceição em Eugênio de Melo em São José.
 

Foi ordenado padre na Paróquia São Silvestre em Jacareí no dia 1º de maio de 2002. Em julho do mesmo ano, Wendel Ribeiro foi nomeado vigário da Paróquia Imaculada Conceição. Em dezembro foi nomeado administrador da Paróquia São João Batista. Em 2003 foi nomeado pároco da Paróquia São João Batista.
 

É pós-graduado em História da Igreja pela Faculdade de São Bento (Rio de Janeiro) e no início deste mês será transferido, por meio do bispo diocesano Dom Moacir Silva, para a Universidade de Pamplona na Espanha, onde fará mestrado em História da Igreja.

 

Crédito da foto: Sandra da Silva / CMJ                  

Solenidade teve a presença do ex prefeito Marco Aurélio de Souza, o presidente da Câmara
 Diobel da Didol´s (PSDB), da vereadora Rose Gaspar (PT) e do prefeito Hamilton Ribeiro (PT)

download