Câmara Municipal de Jacareí sedia comemoração

da 4ª edição da “Caminhada 9 de julho”

 

A Câmara Municipal de Jacareí foi sede da solenidade em comemoração a 4ª edição da “Caminhada 9 de julho”, realizada na quinta-feira, dia 2 de julho. O objetivo da solenidade foi homenagear a revolução constitucionalista de 1932, conhecida como revolução de 32 ou guerra paulista que foi um movimento armado e ocorrido entre os dias 9 de julho e 4 de outubro de 1932, onde o Estado de São Paulo queria a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

A mesa de honra foi composta pelo vice-presidente da Câmara, vereador Itamar Alves (PDT), pelo vice-prefeito, Adel Charaf Eddine (PPS), pelo vereador Prof. Marino (PT) e pelo presidente da ONG (Organização Não – Governamental) Cidadania Plena, Roberto Gonçalves. A solenidade também contou com a presença dos membros da caminhada, dos vereadores Dario Burro (DEM) e Alex da Fanuel (PT) e do representante do secretário de Educação, João Roberto Costa de Souza, Benedito Alexandre de Moraes.

A revolução durou 87 dias e terminou quando São Paulo se rendeu. No total houve um saldo oficial de 934 mortes, mas estimativas não oficiais afirmam que foram 2200 mortos. Inúmeras cidades do interior do Estado sofreram com os danos causados durante a revolução. Atualmente a data de 9 de julho é considerada a data cívica mais importante do Estado de São Paulo e os paulistas consideram essa revolução o maior movimento cívico de sua história.

Na sessão solene foi exibido um vídeo que relatou a história da “Caminhada 9 de julho”, que iniciou em 2005, na cidade de Santa Fé do Sul até Cruzeiro, resultando 825 quilômetros. Neste ano a caminhada saiu da cidade de Rubinéia, no dia 4 de junho e a chegada será em Cruzeiro, prevista para o dia 9 de julho, totalizando 927 quilômetros.

O presidente da ONG Cidadania Plena agradeceu à Câmara Municipal de Jacareí pela homenagem e falou sobre o documentário produzido no ano passado pela TV Câmara Jacareí sobre a Revolução de 32. “Em todas as cidades que passamos deixamos uma cópia do documentário que está sendo exibido nas escolas e comunidades, promovendo cidadania e ensinando a história para nossas crianças”, disse Roberto Gonçalves.

O vice-prefeito Adel Charaf Eddine ressaltou a importância de resgatar a história e repassar para as novas gerações. “É muito importante mostrarmos às novas gerações como foi a revolução de 32, que foi uma data que marcou a história do Estado de São Paulo”, afirmou Adel Eddine.

O vereador Prof Marino disse que o desafio da caminhada é divulgar cada vez mais sobre a história da revolução que marcou o Estado. “Além do objetivo de resgatar a história, o desafio da caminhada é conseguir mais pessoas para aderirem ao evento, pois assim a história da revolução de 32 será transmitido para mais pessoas”, disse Prof Marino.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Jacareí, vereador Itamar Alves agradeceu às pessoas presentes e salientou a importância da data para o Estado de São Paulo.

O evento contou com a apresentação dos músicos do projeto “Tocando o Futuro”, da Guarda Municipal de Jacareí. Os músicos tocaram a canção Aquarela do Brasil e Sal da Terra.


Crédito das fotos: Marcelo Machado / CMJ                                                                                                                        


A Câmara Municipal de Jacareí foi sede da 4ª edição da “Caminhada 9 de julho”, a mesa de honra foi composta pelo vice-presidente da Câmara, vereador Itamar Alves (PDT), pelo vice-prefeito, Adel Charaf Eddine (PPS), pelo vereador Prof. Marino (PT) e pelo presidente da ONG (Organização Não – Governamental) Cidadania Plena, Roberto Gonçalves

 

download



A solenidade também contou com a presença dos membros da caminhada, dos vereadores Dario Burro (DEM) e Alex da Fanuel (PT) e do representante do secretário de Educação, João Roberto Costa de Souza, Benedito Alexandre de Moraes



download