TV Câmara Jacareí busca agilizar a

transmissão de seu sinal em canal aberto

 

A importância das tevês públicas no Brasil, o incentivo do governo federal para o setor e a digitalização do sinal de transmissão foram os principais assuntos discutidos no II Fórum de TV’s Públicas realizado entre os dias 26 e 28 de maio em Brasília. A TV Câmara Jacareí, por meio do gerente de operações, Ruy Carlos Gomes esteve presente no evento promovido pela Abepec (Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais), ABTU (Associação Brasileira de Televisão Universitária), Astral (Associação Brasileira das Televisões e Rádio Legislativas) e ABCCom (Associação Brasileira de Canais Comunitários).

O fórum contou com a presença de Juca Ferreira, ministro da Cultura, Franklin Martins, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Michel Temer, presidente da Câmara Federal e do senador Renato Casagrande.

As despesas com passagem e hospedagem do gerente de operações da TV Câmara Jacareí foram custeadas pelo evento, portanto sem qualquer ônus financeiro ao Legislativo.

O gerente de operações disse que a digitalização do sinal de TV será custeada pelo governo federal, principalmente através do chamado operador de rede que terá a função de implementar as redes digitais terrestres em todo o Brasil, nas cidades que tenham mais de 100 mil habitantes.

De acordo com Gomes, o serviço de implantação será liderado pela EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), também conhecida como TV Brasil e a expectativa é que os trabalhos de digitalização se iniciem no segundo semestre deste ano.

“Profissionais e políticos confiantes ainda revelaram, em bastidores, que de 2014 a 2016 todos os transmissores analógicos, que hoje são responsáveis pela distribuição do atual sistema de transmissão de TV no Brasil, devem ser desligados”, disse Gomes.

Segundo o gerente de operações, também foi apresentada no fórum a formulação da 2ª Carta de Brasília, contém propostas e reivindicações do setor ao governo federal. Entre os principais temas citados estão a regulamentação dos canais públicos, financiamento dos canais públicos, migração dos canais públicos do cabo para redes digitais abertas, operador de rede e multiprogramação, programação de TV pública e o instituto de comunicação pública brasileira.

“A TV Câmara Jacareí busca agilizar a transmissão de seu sinal em canal aberto e é muito provável que o sinal esteja no ar no segundo semestre de 2010, para isso o presidente, vereador Diobel da Didol´s (PSDB) e diretoria desta Casa estão se dedicando ao máximo para concretizarmos a abertura do sinal”, afirmou Gomes.

Eleição-  Paralelo ao Fórum aconteceu nos estúdios da TV Câmara Federal, assembleia com eleição da diretoria da Astral (Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas) para o biênio 2009/2010. O gerente de operações da TV Câmara Jacareí, Ruy Carlos Gomes, foi indicado para o cargo de diretor regional para região sudeste do Brasil. Gomes vai trabalhar nas atividades da Astral para a região.

 

Foto: Ruy Gomes / CMJ                                                                                                                                                  



O fórum contou com a presença de Juca Ferreira, ministro da Cultura, Franklin Martins, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Michel Temer, presidente da Câmara Federal e do senador Renato Casagrande

download



O gerente de operações da TV Câmara Jacareí, Ruy Carlos Gomes, foi indicado para o cargo de diretor regional para região sudeste do Brasil, na assembleia da diretoria da Astral

download