Laudelino Amorim quer instituir o Dia das Plantas Medicinas no calendário oficial de eventos

O vereador Laudelino Amorim (PT) pedirá que seja incluído na ordem do dia, na sessão ordinária de terça-feira, dia 7, o projeto de lei de sua autoria, que inclui o “Dia das Plantas Medicinais” no calendário oficial de eventos do município.

“Tenho acompanhado a importância dos métodos alternativos no tratamento de doenças e a tradição mantida por muitas famílias. A data foi escolhida para reconhecer o trabalho do Sr. Manoel, munícipe querido no bairro Cidade Salvador, que desenvolve trabalhos com plantas medicinas”, conta Laudelino.

As plantas medicinais são utilizadas com propósito terapêutico, segundo a definição da OMS (Organização Mundial de Saúde) e não substituem o tratamento com medicamentos. “A intenção desse projeto também é ressaltar os cuidados ao usar as plantas”, afirma.

Laudelino ainda pretende apresentar os principais critérios como conhecimento tradicional, conhecimento científico e orientação de um profissional de saúde no apoio à população. “Mensalmente a Secretaria de Meio Ambiente ministra workshops sobre plantas medicinais”, destaca.

Os eventos seguem um cronograma que aborda o estudo de uma planta por mês no Núcleo de Educação Ambiental – Viveiro Municipal de Jacareí, que fica na Estrada do Teófilo Teodoro Resende, 39 – Campo Grande. O workshop do mês de junho será sobre Guaco e acontece dia 15.

Na sexta-feira (03), o vereador visitou o Viveiro Municipal para saber mais detalhes sobre plantas medicinais. Se aprovado, o “Dia das Plantas Medicinais” será celebrado em 18 de novembro estimulando a pesquisa e o desenvolvimento desse método em Jacareí.

Crédito: Giovana da Paula / CMJ

 Laudelino Amorim visita Viveiro Municipal para saber mais detalhes sobre plantas medicinais