Laudelino Amorim quer dinamizar
sessões de Câmara

 

O vereador Laudelino Amorim, líder da bancada do PT, na Câmara Municipal de Jacareí, recebeu essa semana o comunicado do presidente da Casa, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), sobre a criação de uma Comissão de Estudos Suprapartidária que tem por objetivo fazer uma revisão geral da Resolução nº 642 de 29 de setembro de 2005, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara, buscando sanar as falhas existentes e propor mudanças para melhorar as condições de trabalho dos parlamentares.
 

Laudelino Amorim solicitou a manifestação de cada membro da bancada caso haja interesse em participar da comissão. O vereador disse já recebeu algumas críticas dos munícipes em relação ao tempo de duração das sessões ordinárias.

“Nem sempre o mais importante é o tempo dos Temas Livres, embora seja fundamental para o conhecimento da prática de cada parlamentar.

 

Muitas vezes o posicionamento de cada um sobre os projetos de lei a serem votados nem é percebido pelo telespectador e internauta, devido ao atual formato da sessão de Câmara”, disse Laudelino.
 

Laudelino reforçou que é necessário respeitar a forma pela qual cada parlamentar utiliza a tribuna durante os Temas Livres, momento em que os vereadores falam sobre assuntos diversos. São 10 minutos para cada parlamentar. Já o horário das Lideranças (cinco minutos) é um espaço dedicado aos líderes de partido.
 

Para Laudelino, é fundamental adequar o uso dos Temas Livres com uma nova proposta. “Não considero o uso da tribuna para os parlamentares como promoção pessoal, mas é necessário rever a forma e o tempo, para não estender tanto a sessão e tornar algo cansativo”.

O vereador ainda ressaltou que se todos os parlamentares utilizarem os momentos dos Temas Livres e Lideranças o tempo gasto será de duas horas e quarenta minutos.
 

O vereador destaca também a importância do munícipe visitar o gabinete ou utilizar qualquer outro mecanismo de contato com a Câmara para conhecer melhor o cotidiano dos vereadores.
 

Cartilha - O vereador Laudelino Amorim vai sugerir para a mesa diretora a confecção da cartilha “Conhecendo a Câmara”. De acordo com Laudelino, essa cartilha é um projeto de resolução de autoria do próprio vereador que esclarece sobre as fases de uma sessão ordinária.