Edinho Guedes se reúne com o secretário de
Educação epais de alunos para discutir
 descaso do governo estadual

 

O vereador Edinho Guedes (PPS) se reuniu no último dia 20, com o secretário de Educação, João Roberto Costa de Souza e um grupo de pais do bairro Nova Esperança para discutir a situação dos alunos da EMEI Alto Esperança. De acordo com Edinho, a escola deixou de abrir vagas este ano por conta da omissão do Governo Estadual que não assumiu o número de alunos do Ensino Fundamental que era de sua responsabilidade.

“O que ocorreu é que a demanda compartilhada entre rede estadual e municipal de ensino que é de 50% cada, e logo após o município ter se estruturado para suprir sua demanda, se surpreendeu com a omissão do Governo Estadual em transferir sua parcela de alunos para a gestão municipal, gerando assim transtorno a Prefeitura que teve que se adaptar simplesmente”, explica o vereador Edinho Guedes.

Edinho disse que o Estado jogou no colo do município cerca de 700 alunos, virou as costas e fingiu que isso não é mais de sua responsabilidade. “Um grupo de pais insatisfeitos com a irresponsabilidade do Estado procurou Edinho para apresentar o problema ocorrido na EMEI Alto Esperança. Para não deixar os alunos da rede estadual desamparados, a solução encontrada pela Prefeitura foi transferir esses estudantes para uma escola mais próxima de suas casas, o que provocou desconforto aos pais e as crianças que precisam acordar mais cedo para ir à escola”, disse Edinho.

De acordo com o vereador, foi implantada uma linha de ônibus para transportar os estudantes até à EMEF do bairro Campo Grande, gerando despesas ao município.

Os bairros Parque Santo Antonio, Nova Esperança e Nova Jacareí são os mais afetados. De acordo com o secretário da Educação, João Roberto, o impacto no orçamento somente em transportes é de R$337.584,00 por ano, enquanto o valor para a construção de uma nova escola que o município será obrigado a construir será de R$ 600 mil, para resolver este problema em 2010.

Durante a reunião o secretário da Educação disse que tentou acordo com o Estado propondo a cessão do prédio da escola Professora Ricardina S. Moraes para a prefeitura colocar seus professores, porém o Estado não aceitou.

Para o vereador Edinho, é muito importante estar do lado dos pais acompanhando todo processo de decisão do município em relação à educação e transporte de seus filhos, uma vez que a prefeitura tem que deslocar alunos de um bairro a outro para suprir essa demanda, já que o Estado deixou de lado esse dever e não respeitou os pais e os alunos. Na reunião Edinho esclareceu dúvidas dos pais e reforçou que os ônibus que transportam os alunos, têm cinto de segurança, motoristas e monitores capacitados.

 

 

                         foto: Gabinete Vereador Edinho Guedes                                         


Edinho Guedes em reunião com o secretário de Educação João Roberto
 e o grupo de pais de alunos do bairro Nova Esperança


download