Vereadores aprovam convênio que beneficiará Jacareí

 

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (29), o projeto de autoria do prefeito Hamilton Ribeiro Mota que autoriza o Executivo a celebrar convênio com o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Com 12 votos favoráveis, a propositura permite que o município receba R$ 50 mil procedentes do Tesouro do Estado.

 

O objetivo do convênio é que seja feita a aquisição de equipamentos e materiais de natureza permanente, visando equipar espaços de acolhimento e atendimento da população em situação de exclusão social.

 

Os vereadores apreciaram o veto total aposto pelo prefeito Hamilton Ribeiro Mota, ao projeto de autoria do vereador, presidente Itamar Alves (PDT), que autoriza o Pode executivo a conceder parcelamento dos créditos do município. O veto foi mantido por sete votos favoráveis e seis contrários.

 

A propositura que dispõe sobre a inclusão de uma área da Associação dos Moradores do Tanquinho na considerada ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), assinada pelo presidente Itamar Alves, foi adiada por uma sessão a pedido do próprio autor.

 

O projeto de resolução, de autoria do 2º secretário, vereador Dario Burro (DEM), que altera o Regimento Interno do Legislativo foi aprovado por doze votos favoráveis. Com isso, será de competência exclusiva da Mesa Diretora da Câmara, regulamentar ou fixar o subsídio dos vereadores.

 

Dois processos, de autoria da Mesa Diretora, que dispõem sobre a concessão de cestas de natalinas aos integrantes do Programa Estágio da Câmara Municipal e aos servidores públicos, ativos, inativos, aposentados e pensionistas da Câmara, já haviam sido aprovados na sessão do dia 22 de novembro. Porém, houve um equívoco na elaboração dos itens, que foi prontamente corrigido para que as propostas fossem novamente apreciadas e aprovadas com a mesma votação, 12 votos favoráveis.

 

O vereador Alex da Fanuel (PT) é autor de quatro projetos de denominação de ruas, aprovados por aclamação. Todas localizadas no Parque Imperial. Leonel Ribeiro Pinto morou por muito tempo no bairro São Silvestre e trabalhou na antiga fábrica Papel Simão como eletricista.

 

Mariete Prates Rocha dos Santos era uma pessoa muito religiosa e não faltava à missa. Mesmo enferma, fazia esforço para estar presente, tinha uma fé inabalável e gostava muito de ajudar os menos favorecidos

 

No ano de 1994, José Alonso Maria, já aposentado e com a família estabelecida, resolveu conhecer novos ares e veio morar na cidade de Jacareí, no bairro Parque Imperial. Os amigos gostam de se lembrar dele como o homem da mobilete. Era seu meio de transporte preferido e por muito tempo foi com a mobilete que ajudava os vizinhos quando lhe pediam que trouxesse mantimentos do mercado. Gestos como esse e muitos outros fizeram com que o José Alonso fosse uma pessoa querida pelos moradores do bairro.

 

Vivina Prates de Santana  foi criada numa fazenda com mais 12 irmãos, como ficou viúva cedo, teve que trabalhar muito para cuidar e sustentar os filhos. Em 1996, se mudou para o Parque Imperial e como era carismática, fez amizade rapidamente e começou seus trabalhos em prol do próximo, tanto na igreja como na própria comunidade do bairro.

Crédito: Giovana da Paula / CMJ

Vereador Alex da Fanuel homenageia quatro munícipes com denominações de rua no Parque Imperial