Câmara Municipal de Jacareí aprova denominação da Praça Padre Christophe Six

Nesta terça-feira (09), os vereadores da Câmara Municipal de Jacareí aprovaram por aclamação, a denominação da Praça Padre Christophe Six, localizada entre a avenida Nicolau Mercadante e a Rua Luiz Simon, de autoria do prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT). Os familiares do homenageado acompanharam a votação. O local é popularmente conhecido como Largo do Cruzeiro.

O padre Christophe Six foi criado em Jacareí e desde pequeno participava assiduamente da religião católica. Na década de 80 foi para a Índia socorrer flagelados das enchentes e avistou, de longe, Madre Teresa de Calcutá, a quem admirava muito e involuntariamente o incentivou a ingressar na vida religiosa.

Padre Christophe era neto de Edouard Six, importante figura no desenvolvimento da cidade e lançou a pedra fundamental do prédio da Lavalpa. Ele morreu em janeiro deste ano, vítima de câncer de pulmão.

Também foi aprovado por aclamação o projeto de lei que denomina uma das vias do Jardim Real como Sinésio Vilhena da Silva. A proposta, de autoria do vereador Alex da Fanuel (PT), homenageia um pai de família e voluntário nos trabalhos da igreja. “Sinésio era Vicentino, pastoral que dedica sua atenção aos mais necessitados e carentes. Sinésio realizava visitas nos asilos, auxiliava o idoso no banho, arrecadava alimentos nas ruas e foi voluntário do Lar Frederico Ozanam”, destacou Alex.

A propositura de autoria do vereador Osvaldo Arouca (PR) foi amplamente debatida pelos vereadores. O projeto, rejeitado por nove votos contrários e três favoráveis, autorizava o Executivo a promover uma campanha educativa incentivando as crianças a trocarem suas armas de brinquedo por brinquedos educativos. A ideia foi aprovada pelos parlamentares, mas devido ao parecer jurídico ser contrário ao projeto, por haver vício de iniciativa, a maioria dos vereadores votou contra.

O vereador Dario Burro (DEM) solicitou o adiamento para a próxima sessão do projeto de resolução de sua autoria que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara. O objetivo é aperfeiçoar a proposta. Dario sugere no projeto, que a discussão e votação de processos de denominação de vias ou logradouros públicos, caso solicitado, aconteça na segunda fase do expediente.

Tribuna Livre - O diretor da Apeoesp (Associação dos Professores do Estado de São Paulo) - Jacareí, Roberto Mendes, ocupou a tribuna livre para repudiar as abordagens feitas pelo vereador Dario Burro (DEM) em rede social, sobre a atuação dos professores. "Ficamos indignados quando vemos esse tipo de posicionamento. Temos o compromisso de transformar a educação. A função de professor é a mais nobre da sociedade. Ele tem tripla jornada de trabalho e há 20 anos sofre com o arrocho salarial no Estado de São Paulo", disse.

Crédito: Giovana da Paula / CMJ

Diretor da Apeoesp (Associação dos Professores do Estado de São Paulo) - Jacareí, Roberto Mendes, usou a Tribuna Livre para rebater críticas do vereador Dario Burro (DEM) contra a categoria