Vereadores vão à Brasília para reivindicar

isenção de pedágio ao diretor da ANTT

 

O presidente da Câmara Municipal de Jacareí, vereador Diobel da Didol’s (PSDB), o 1º secretário, vereador José Antero (DEM) e os vereadores Pastor José Roberto (PSDB), Osvaldo Arouca (PR) e Itamar Alves (PDT), vão à Brasília na próxima quinta-feira, dia 29, para uma reunião com o diretor geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo. O objetivo é discutir a isenção da taxa de pedágio nas cabines antifuga a todos os veículos com placas de Jacareí. O encontro foi viabilizado pelo deputado federal Valdemar Costa Neto (PR).

Os vereadores fazem parte da Comissão Especial de Representação da Câmara de Jacareí criada pelo presidente do Legislativo com a finalidade de participar da reunião com representantes da ANTT para tratar das questões da cabine avançada de pedágio da Via Dutra em Jacareí.

Na última sessão ordinária, terça-feira, dia 20, os vereadores aprovaram por 11 votos o substitutivo nº 2, do projeto de lei originalmente elaborado por Itamar Alves contra a cobrança do pedágio. O substitutivo é de autoria dos parlamentares que fazem parte da comissão.

O 2º promotor de Justiça de Jacareí, José Luiz Bednarski, idealizador da campanha “Pedágio tem preço. Cidadania não”, foi convidado para participar da reunião com a ANTT. De acordo com o presidente do Legislativo, Diobel da Didol’s (PSDB), o pedágio foi implantado no governo do PT e na ocasião, o então prefeito Marco Aurélio de Souza (PT) falhou ao não exigir no contrato com a Nova Dutra, concessionária da Rodovia Presidente Dutra, a liberação da taxa aos veículos com placa de Jacareí. “Agora nós estamos lutando para corrigir essa falha e beneficiar a população”.

Segundo o vereador Osvaldo Arouca (PR), a reunião com a ANTT foi solicitada há bastante tempo e os parlamentares só estavam aguardando o agendamento por parte do órgão. “O deputado federal Valdemar Costa Neto está muito empenhado nesta causa. Os contatos com o deputado sobre a discussão do pedágio iniciaram em janeiro deste ano”.

O vereador José Antero (DEM) disse que o seu objetivo e dos demais autores do substitutivo que proíbe a cobrança do pedágio nas cabines antifuga, foi restabelecer a cidadania em Jacareí e devolver o direito de ir e vir da população. “Direito que foi tirado do povo no momento em que o ex-prefeito Marco Aurélio retirou uma ação civil pública que tramitava na Justiça sobre a isenção da taxa e fez acordo com a Nova Dutra, penalizando a população”.

De acordo com o vereador Pastor José Roberto (PSDB), a comissão também vai sensibilizar a ANTT para conseguir a construção da passarela no Veraneio Ijal. O objetivo é proporcionar mais segurança aos moradores, que precisam atravessar a Dutra, para chegar ao bairro. Pastor José Roberto também destacou a importância da reunião com a ANTT no sentido de viabilizar a isenção da taxa de pedágio. “Cada vereador representa parte da população de Jacareí que há muito tempo luta pela liberação do pedágio”. Para o parlamentar, a aprovação do substitutivo na última sessão ordinária representa um avanço na luta contra a cobrança do pedágio.

Para o vereador Itamar Alves (PDT), a reunião com a ANTT é o passo mais importante da luta contra o pedágio. Itamar disse que a comissão vai levar à Brasília o substitutivo aprovado essa semana pelos vereadores para servir de parâmetro à ANTT. “Existem outras formas de coibir as fugas do pedágio sem penalizar o munícipe”, concluiu.