Adriano da Ótica quer campanha de conscientização do lixo “Cada um é responsável pelo lixo que produz”

O vereador Adriano da Ótica (PPS), preocupado com o acúmulo de lixos domésticos nos bairros da cidade, principalmente nas regiões periféricas, está sugerindo aos líderes comunitários uma campanha de conscientização dirigida os moradores. Segundo o parlamentar, “cada um é responsável pelo lixo que produz, e se todos contribuírem com a sua parte acredito que o problema pode ser minimizado e com ele a diminuição de doenças provocadas por insetos e animais peçonhentos”.

“A questão aqui colocada não é discriminatória e não visa atingir classes sociais, mais sim desperta o inconsciente coletivo dos munícipes quanto ao tema. Se cada um se responsabilizar e cuidar do seu lixo, acondicionando-o em local apropriado, a cidade e o bairro ficam mais limpos e todos ganham com isso”.

Segundo Adriano da Ótica, a necessidade de sugerir aos líderes comunitários adesão à campanha teve início há alguns meses com as freqüentes visitas que vem fazendo nos bairros de Jacareí, “onde pude observar o acúmulo de lixos jogados em terrenos baldios, nas esquinas das ruas, calçadas, etc”.

O parlamentar esclarece que a administração pública faz a sua parte ao coletar o lixo da cidade. “No entanto, esta iniciativa torna-se pequena diante à falta de interesse do próprio munícipe em manter limpo o logradouro público onde mora, e o que e pior pagando seus impostos”, desabafou.

Adriano da Ótica disse ainda que recebeu ontem (20), em seu gabinete, uma munícipe, que pediu para não revelar seu nome, residente no bairro Lagoa Azul.

Ela pediu ingerência do parlamentar, através da prefeitura, para providenciar a limpeza do lixo na lagoa (o bairro, com o mesmo nome, fica às margens desta), que está atraindo grande quantidade de ratos às casas, “inclusive transmitiu leptospirose a um rapaz internado na Santa Casa”, contou ela.

Por sua vez, o subprefeito do Parque Meia Lua, José Maria Pereira de Andrade, parabenizou a atuação do vereador Adriano da Ótica ao sensibilizar àquela comunidade a aderir a campanha de conscientização do lixo doméstico.

Disse o subprefeito que somente com ações educativas é que o local (lagoa), poderá permanecer limpa, contando com a boa vontade dos moradores daquela comunidade.

Fonte: Gabinete do Vereador Adriano da Ótica

Crédito: Giovana de Paula / CMJ