Vereadores apreciam quatro
matérias em sessão ordinária


A Câmara Municipal de Jacareí apreciou ontem, 28 de setembro, quatro proposituras durante a sessão ordinária. Uma delas, de autoria do vice-presidente da casa, vereador Itamar Alves (PDT), altera a redação do artigo 17 do Estatuto da Fundação Pró-lar de Jacareí (lei nº. 1.965/1980). O projeto de lei foi aprovado por oito votos favoráveis, três contrários e uma ausência do vereador Pastor José Roberto (PSDB), que não compareceu por motivo de doença.

O objetivo do projeto é priorizar a venda de lotes urbanizados a pessoas que residam em imóveis beneficiados por auxílio aluguel, desde que comprovem ter condições de construir a casa por sistema de mutirão ou com recursos próprios. A regra vale também para os programas de casas populares.

Registro Geral Animal – Os vereadores mantiveram, por 12 votos favoráveis, o veto do prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT) ao projeto de lei de autoria do vereador Adriano da Ótica (PPS). A proposta seria regulamentar o cadastramento de cães, gatos, eqüinos e muares em Jacareí, através do Registro Geral do Animal (RGA), e implantação de chip com as mesmas informações do RGA.

O objetivo, segundo o autor, seria estimular a posse responsável de animais e evitar o abandono nas ruas da cidade. De acordo com a mensagem do prefeito, o projeto foi vetado por vício de iniciativa, tornando a lei inconstitucional. “Cabe ao chefe do Executivo a iniciativa dos projetos de lei que tratem da disciplina, atuação e organização da administração pública e dos seus serviços, bem como daqueles que envolvam matéria orçamentária”, diz a justificativa.

Professores – O projeto de lei apresentado pelo vereador Osvaldo Arouca (PR) foi adiado por cinco sessões, a pedido do vereador Prof. Marino (PT). A matéria pretende beneficiar os professores concursados do ensino fundamental de Jacareí com a incorporação ao salário normal dos valores da carga horária suplementar.

Homenagem – O projeto de lei de autoria do vereador Prof. Marino (PT), aprovado por aclamação, dispõe sobre a denominação da Rua Benedito Lopes de Campos, antiga Rua 17 no Residencial Parque dos Sinos. De acordo com o autor, o projeto teve o intuito de homenagear um jacareiense cuja história foi construída com honestidade, alegria, muita luta e muita força. Segundo Marino, Benedito Lopes de Campos foi caixeiro, lavrador, mestre de obras e comerciante, e morreu em julho passado, deixando 10 filhos, 30 netos e 28 bisnetos.

Fotos: Graziela Marques / CMJ



O plenário da Câmara Municipal na última sessão, dia 28

download




A mesa diretora da Câmara: quatro proposituras em pauta

download




 A família do Sr. Benedito Lopes de Campos, homenageado
 com a denominação de uma rua no Parque dos Sinos

download