Vereadores jovens encerram mandatos com
propostas de melhorias para Jacareí


A Câmara Municipal de Jacareí realizou na noite de ontem, 2 de dezembro, a Sessão Especial de Encerramento do Câmara Jovem 2010. Foram apresentadas cinco propostas de projetos de lei, seis indicações ao prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), várias moções congratulatórias e um requerimento ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) solicitando estudos para a instalação de lombada eletrônica na Rodovia Geraldo Scavone, antiga Estrada Velha, no trecho que dá acesso ao bairro Rio Comprido.
A sessão, conduzida pelos vereadores jovens, foi marcada por debate sobre melhorias para Jacareí e discursos que emocionaram o público. Os jovens parlamentares destacaram o aprendizado que tiveram durante o mandato.
Entre as propostas dos estudantes estavam o projeto de lei que institui e inclui no calendário do Município a Semana de Prevenção e Combate à Depressão, de autoria da vereadora jovem Mellina Rabelo Santos Pinto; o projeto de decreto legislativo que institui a homenagem aos professores destaques das escolas da cidade e a inclui no calendário oficial do Legislativo, de autoria da vereadora jovem Tatiana Goldar Campos; o projeto de lei que institui no calendário oficial do Município, a Semana da Solidariedade do Material Escolar em Jacareí, da vereadora
jovem Isabela Vinhas – 1ª secretária; a propositura que dispõe sobre a denominação da viela Professor Aroldo Borges, de autoria da vereadora jovem Mariana Martins da Silva e o projeto de lei que dispõe sobre a denominação da praça Luis Pedro de Azevedo Arruda. Os dois últimos foram aprovados por aclamação. Os outros três projetos de lei foram aprovados por unanimidade.
Este ano a Câmara Jovem foi composta pelos seguintes estudantes: Andréa Caroline Azevedo (gabinete do presidente Diobel da Didol’s – PSDB), Ariane Bárbara Querido (Rose Gaspar – PT), Fabiano Fagundes (vice-presidente Itamar Alves –PDT), Gustavo Machado Domingues Caetano (Edinho Guedes – PPS), Isabela Vinhas (1º secretário José Antero – DEM), Júlia de Paula Rodrigues (2º secretário Alex da Fanuel – PT), Mariana Martins da Silva (Laudelino Amorim – PT), Mellina Rabelo Santos Pinto (Professor Marino Faria – PT), Pedro Augusto Oliveira Carvalho (Adriano da Ótica – PPS) e Tatiana Goldar Campos (Dario Burro – DEM), Alina Silva (Pastor José Roberto – PSDB), Mariana Porfírio (Osvaldo Arouca – PR) e Raphaela Barrios (Valmir do Meia-Lua – DEM).
Os requerimentos e indicações ficam arquivados nos anais da Câmara e os projetos, depois de analisados pela Assessoria Jurídica, podem ser apresentados pelo vereador titular para votação. Se forem aprovados, se transformam em leis.
Ensinamentos - No momento de falarem na tribuna, os adolescentes se emocionaram. “Aprendi bastante com todos. Tive a oportunidade de saber como é a Câmara, pois nem tinha ideia”, disse Andréa Azevedo. “Agradeço o apoio do pessoal da Câmara e aos meus pais por tudo isso”, destacou Ariane Querido. “Tive grande satisfação em aprender. Essa vivência na Câmara foi boa porque este é um local muito importante para a cidade”, ressaltou Júlia Rodrigues. “Não sabia nada sobre a Câmara e agora sei um pouco mais”, comentou Fabiano Fagundes.
Para Gustavo Machado, os eventos foram o ponto alto. “Muito obrigado aos palestrantes, às escolas e à equipe da Câmara”. “Todo mundo estava sempre disposto a ajudar e, por isso, agradeço a paciência. Quero voltar”, falou Isabela Vinhas. “Meus sinceros agradecimentos a vocês que nos ajudaram a querer saber o que acontece na Câmara”, enfatizou Mariana Martins. “Poder expressar a minha opinião foi muito bom. Como disse o Willian Ferreira, um dos palestrantes, nós mudamos o mundo nas pequenas coisas”, realçou Mellina Rabelo.
Pedro Oliveira também ficou emocionado. “Do fundo do coração, eu vou levar isto para o resto da minha vida. O aprendizado foi grande”. Por fim, Tatiana Campos disse que será uma multiplicadora. “Quando fui convidada, aceitei imediatamente. Vou passar todos esses conhecimentos a todos que me cercam”.
Presentes – A autora do projeto de lei que instituiu a Câmara Jovem em Jacareí, vereadora Rose Gaspar, falou sobre a importância do projeto. “Eu pensei que com o passar dos anos não iria mais me emocionar, mas hoje [ontem] isto aconteceu. O valor deste projeto é muito grande. Estou orgulhosa porque isto resgata a cidadania. Vocês pensam que aprenderam, mas na verdade foram vocês que nos ensinaram”.
Além dela, estavam presentes os parlamentares Itamar Alves, Alex da Fanuel, Professor Marino Faria, Adriano da Ótica, Laudelino Amorim, Dario Burro e Valmir do Meia-Lua. O vereador Edinho Guedes (PPS) pelo assessor Valdomiro Cortez, José Antero (DEM) foi representado pelo assessor Enio Silvestre Vieira e Osvaldo Arouca (PR) pelo assessor Benedito Veloso.
Maria Silvia Kozlovski, secretária interina de Assistência Social, representou o prefeito na cerimônia. Almir Gonçalves, assessor comunitário, representou o secretário de Educação, João Roberto Costa de Souza. Cristina Quina e Walcerly Oliveira, supervisoras de ensino, representaram a dirigente de ensino Ana Cláudia Maia.
Também comparecerem os vereadores jovens de 2009, Gustavo de Melo, Gabriele Vinhas e Ana Paula Martins, além do prefeito mirim de 2010, Murilo Perretti.

Legendas – Crédito: Richard Moreira/CMJ


 Vereadores e Vereadores jovens
 no encerramento da Câmara Jovem 2010

download