Catorze escolas de Jacareí são contempladas com o Selo de
Mérito Educativo Paulo Freire

 


A Câmara Municipal de Jacareí realizou na segunda-feira, dia 13, a primeira edição do Selo de Mérito Educativo Paulo Freire em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 304/2010. Catorze instituições de ensino foram agraciadas com o Selo por terem atingido meta superior à média municipal do Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) em 2009, que foi 5.45. A lista das escolas premiadas está abaixo, em ordem alfabética, com as suas respectivas notas:

Nomes das escolas: Notas:
- Escola Estadual (EE) Professora Adélia Monteiro 5,6
- EE Professor Antônio Martins da Silva 5,9
- EE Professor Benedicto Mauro dos Santos 6,1
- EE Professora Celisa Mercadante Faria 5,9
- EE Professor João Cruz 6,1
- EE Doutor João Victor Lamanna 5,6
- Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Aluízio do Amaral Campos 5,7
- Emef Barão de Jacareí 5,7
- Emef Professora Beatriz Junqueira da Silveira Santos 6,1
- Emef Professora Célia Guedes 5,6
- Emef Professora Delly Gaspar dos Santos 5,7
- Emef Professor Joaquim Passos e Silva 6,0
- Emef Professor Silvio Silveira Mello Filho 5,7
- Emef Professor Tito Máximo 5,9

De acordo com o decreto, as sessões solenes em homenagem às escolas serão realizadas na primeira quinzena do mês de dezembro depois da divulgação do resultado do Ideb correspondente ao ano anterior. Neste evento foram contempladas as escolas do 1º Ciclo Fundamental, salas do 1º ao 5º ano. Já as escolas do 2º ciclo do Ensino Fundamental serão homenageadas no primeiro semestre do ano seguinte à divulgação do resultado do Ideb.

A cerimônia, transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí (canais 17 e 24 da tv a cabo NET) e pelo site www.camarajacarei.sp.gov.br, contou com a presença de vários representantes das escolas homenageadas, entre diretores, vice-diretores, professores e alunos. A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol’s (PSDB), vereador Laudelino Amorim (PT), autor do projeto de lei que instituiu o Selo, e Adel Charaf Eddine, vice-prefeito (PPS) que no evento representou o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT).

O deputado federal eleito em 2010, Carlinhos de Almeida (PT), compareceu ao evento. Além dele, os parlamentares Adriano da Ótica e Edinho Guedes (PPS), Dario Burro e Valmir do Parque Meia-Lua (DEM), e Rose Gaspar, Professor Marino Faria, o 2º secretário Alex da Fanuel (PT), e o vice-presidente Itamar Alves (PDT) estiveram presentes.

João Roberto Costa de Souza, secretário de Educação de Jacareí, explicou sobre o Índice de Educação Básica. ‘O Ideb mede a evasão escolar, se o aluno está aprendendo e se está, no seu tempo certo, a presença de alunos em sala de aula, enfim, é um dado muito importante para as escolas e o desenvolvimento pedagógico do aluno. Não podemos imputar ao aluno o insucesso escolar. É uma nova cultura que nos dá um grande desafio para todos nós’, comentou. Em seguida, cumprimentou Laudelino. ‘O mérito do projeto do Laudelino é por ser pioneiro, pois não temos em nenhum município brasileiro este reconhecimento de uma casa legislativa. É um estímulo. Jacareí está de parabéns’, destacou.

Para Laudelino, o mais relevante é abranger a educação em geral. ‘É um incentivo às escolas e um modo de se fazer justiça ao mérito delas. O Poder Legislativo é muitas vezes mal interpretado por fazer leis que as pessoas acham menos importantes. Mas nós sabemos a nossa responsabilidade. A realidade de cada escola é totalmente distinta uma da outra. O desafio é superar cada etapa. Temos o sonho de fazer a educação cada vez melhor. Todas as escolas são importantes, não só aquelas que atingiram a média. Temos de caminhar juntos’, falou.

Diobel da Didol’s exaltou o trabalho desenvolvido pelos colégios. ‘Fizeram um excelente trabalho. O evento de hoje [ontem] retrata o empenho de cada uma das escolas, e isto foi muito importante. É uma forma de incentivar aos demais estabelecimentos de ensino a se dedicarem para o próximo ano.’

Adel seguiu o mesmo raciocínio. ‘Estou muito contente por estar aqui nesta noite [ontem] e parabenizo todas as escolas de uma forma geral. O diferencial a Jacareí, acredito eu, que fez com que as escolas melhorassem, foram os EducaMais e os dez mil uniformes distribuídos para as crianças. Isto traz economia às famílias, além de muita segurança à criança’, complementou.

Luís Carlos César, da Emef Barão de Jacareí, que falou em nome de todas as escolas homenageadas, disse estar orgulhoso pelo prêmio. ‘É lindo um incentivo como este que acontece na Câmara. O Selo é maravilhoso e agradecemos bastante a todos. Espero que posteriormente mais escolas possam estar presentes também para receber esta honraria’, disse.
Em homenagem às escolas, Salette Granato, membro da Academia Jacareiense de Letras declamou o poema de versos livres “Jacareí: Passado, Presente e Futuro, de sua autoria. Salette foi acompanhada pelo músico Agnaldo Dias, que executou a música “O caderno”, de autoria de Toquinho. Ambos são funcionários da Câmara de Jacareí.
O educador – O conhecido educador brasileiro Paulo Freire dá nome ao Selo de Mérito Educativo de Jacareí. Ele nasceu na cidade de Recife, Pernambuco, no ano de 1921 e se destacou como um dos melhores profissionais da área educativa que o país já teve. Freire se sobressaiu por seu trabalho voltado à educação popular tanto para a escola como para a formação da consciência.
Considerado um dos pensadores mais influentes da história da pedagogia mundial, publicou dezenas de livros sobre educação. Segundo a sua visão acerca do tema, todo ato educacional é um ato político, seguindo o conceito de que não existe neutralidade na educação. Ele morreu em São Paulo no ano de 1997, poucas semanas antes de completar 76 anos, reconhecido internacionalmente pelo seu incansável trabalho de educar crianças, jovens e adultos.

Crédito: Richard Moreira/CMJ

Representantes das 14 escolas contempladas
com o selo e autoridades

download