Crédito: Richard Moreira/CMJ
Foto 30-11-10 004/ Foto 30-11-10 010 – Cinco projetos de lei foram apreciados pelos vereadores na sessão do dia 30 de novembro
Foto 30-11-10 005 – Mesa diretora dos trabalhos
Foto 30-11-10 015 – O presidente da ONG Revida, Luiz André Moresi usou o espaço da Tribuna Livre para falar sobre o projeto de lei que institui o Dia Municipal de Luta Contra a Homofobia
Foto 30-11-10 043 – Vereadora Rose Gaspar (PT) com os familiares do expedicionário Eliezer Vieira de Freitas




Sessão ordinária tem votação de cinco projetos de lei



A Sessão Ordinária, realizada ontem, 30 de novembro, na Câmara Municipal de Jacareí, teve a votação de cinco projetos de lei. Outros dois foram adiados.
O primeiro a ser apreciado foi sobre a denominação da rua Expedicionário Eliezer Vieira de Freitas. A autora, vereadora Rose Gaspar (PT), homenageou a família contando um pouco da história de vida de Eliezer. “Ele foi pedreiro, mestre de obras e em 1943 foi convocado para servir ao Brasil na Segunda Guerra Mundial. Tenho muito orgulho de apresentar a homenagem porque Eliezer contribuiu não só em Jacareí, mas para o país todo. Foi um exemplo para o Brasil”, disse a parlamentar. A rua indicada é a número oito do Jardim Cristal Parque. O projeto foi aprovado por aclamação.
Depois veio o veto total, do prefeito Hamilton Mota (PT), sobre o projeto de lei do vereador Itamar Alves (PDT) que dá nova redação ao artigo 17 do estatuto da Fundação Pró-Lar. O veto foi mantido por 11 votos.
Em seguida, a propositura do presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol’s (PSDB), acerca da retirada de veículos abandonados nas vias públicas do município, foi adiado para a próxima sessão.
Após este, foi aprovado o projeto de lei da vereadora Rose Gaspar que acrescenta parágrafo ao artigo 16 da lei número 1.856, de 1978, que dispõe sobre o transporte de passageiros em veículos de aluguel em Jacareí, sobre utilização de carro reserva. “Nos casos de furto, por exemplo, deve-se ter o segundo veículo por um prazo determinado e, claro, que este seja cadastrado devidamente”, declarou Rose. Foram 12 votos favoráveis.
Dois projetos foram incluídos na Ordem do Dia. O primeiro, aprovado sem votos contrários, autoriza o prefeito Hamilton Mota a abrir crédito de R$ 1,1 milhão no Pasep. O segundo, que autoriza o prefeito Hamilton a criar cargos em provimento efetivo de professores, foi adiado para a próxima sessão.
Homofobia – Sete vereadores – Professor Marino Faria (PT), Laudelino Amorim (PT), Rose Gaspar (PT), Edinho Guedes (PPS), Dario Burro (DEM), Valmir do Meia-Lua (DEM) e Osvaldo Arouca (PR) – foram os autores do projeto que institui o Dia Municipal de Luta Contra a Homofobia.
No plenário, alguns representantes da ONG Revida, dentre eles o presidente Luiz André Moresi, acompanharam a votação, que terminou com 8 votos a favor e 4 contra.
Moresi também usou o espaço da Tribuna Livre para comentar sobre o projeto e falar sobre homofobia. “Várias cidades têm o Dia de Luta Contra a Homofobia, inclusive nacional. Tem que se criar políticas públicas de inclusão. A sociedade deve ter tolerância com as pessoas. A homofobia não deve ser tratada com remédios, mas com punição legal e educação. O Brasil já é campeão em mortes por homofobia.”
Ainda no plenário, assistindo à sessão, estavam algumas assistentes sociais que estão em campanha para que a lei de 30 horas semanais de trabalho da classe seja atendida na cidade. O grupo foi atendido pelos vereadores em reunião durante o intervalo da sessão.

Crédito: Richard Moreira/CMJ



 Mesa diretora dos trabalhos

download
 

Cinco projetos de lei foram apreciados pelos vereadores
 na sessão do dia 30 de novembro

download

Luiz André Moresi usou o espaço da Tribuna Livre para falar sobre
o projeto de lei que institui o Dia Municipal de Luta Contra a Homofobia

download

Vereadora Rose Gaspar (PT) com os familiares
 do expedicionário Eliezer Vieira de Freitas

download