Vereadores Prof. Marino e Dario Burro participam de

audiência pública sobre o TAV em São Paulo

 

Os vereadores Prof. Marino Faria (PT) e Dario Burro (DEM), participaram nesta quarta-feira, 13, de audiência pública sobre a implantação do TAV (Trem de Alta Velocidade) promovida pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A audiência aconteceu no auditório da Bovespa, em São Paulo. Marino Faria e Dario Burro integram como presidente e membro, respectivamente, a Comissão Especial do Legislativo Municipal, da qual faz parte também o vereador Osvaldo Arouca (PR).

A ANTT está promovendo uma série de audiências públicas para acompanhamento das obras do trem de alta velocidade. Durante o debate em São Paulo, que reuniu cerca de 300 pessoas, o vereador Prof. Marino reforçou a importância da realização de uma audiência pública em alguma cidade do Vale do Paraíba, solicitação já feita por outras autoridades regionais. “É fundamental que a questão seja levada à discussão em nossa região, já que esta é a área que será mais impactada pela implantação do TAV”, considera. O vereador informou que o superintendente executivo da ANTT, Hélio Mauro França, que representou a agência na consulta de São Paulo, garantiu estudar a possibilidade de definir datas até 29 de janeiro.

O vereador Dario Burro considerou muito importante a participação de membros da comissão de Jacareí para acompanhamento das obras do TAV, já que o traçado do projeto vai cortar diversas propriedades da região. “Há que saber como serão feitas essas desapropriações”, destacou.

Edital – Após leitura da minuta edital, o vereador Marino também questionou a não garantia de indenização por isolamento de áreas dentro de propriedades que irão compor o traçado do trem. “O edital prevê indenização por desapropriação de áreas, porém não contempla terrenos dentro das propriedades que, por ficarem muito próximos da linha, porventura possam ficar inutilizados para qualquer outro fim”, destacou Marino.

Outro ponto levantado pelo parlamentar durante o debate foi a necessidade de mais clareza no texto do edital com relação à garantia de continuidade do acesso a ruas e estradas vicinais que vierem a ser cortadas pelo traçado da via férrea. “O edital não deixa claro como serão feitas essas passagens, seja nas áreas urbanas ou nas rurais”, comentou sobre a questão, que também preocupa o vereador Dario Burro. “Não sabemos onde vão se localizar os pontilhões que contemplarão tanto as estradas existentes quanto as futuras”, disse Dario.

Segundo o vereador Marino, outras observações feitas durante a audiência da última quarta-feira serão anexadas ao relatório final da audiência pública. O parlamentar afirmou ainda que o município de Jacareí está à disposição tanto da ANTT como das empresas que vierem a vencer a concorrência pública para futuras conversações. “Estamos dispostos a discutir a possibilidade da implantação de uma estação de embarque e oficina de manutenção na cidade, inclusive utilizando a lei municipal de incentivos fiscais”, disse.

A ANTT realiza ainda outras duas consultas públicas, uma em Campinas dia 15 de janeiro, e outra dia 19, em Brasília. Além do encontro em São Paulo, a agência nacional também realizou uma audiência pública no Rio de Janeiro no último dia 11.

 
 

Gabinete do vereador Prof. Marino Faria/CMJ

O vereador Prof. Marino reforçou a importância da realização de uma audiência pública no Vale do Paraíba,

durante consulta que reuniu 300 pessoas nesta quarta-feira (13) no auditório da Bovespa, em São Paulo

download