Vereador Laudelino Amorim participa de palestra sobre bullying

na Escola Superior do Ministério Público

 

Terça-feira • 31/08/10

 

O vereador Laudelino Amorim (PT) participou no dia 24 de agosto da palestra “Educar para a convivência: os riscos intra e interpessoais do cyberbullying”, na Escola Superior do Ministério Público, em São Paulo.  

O tema foi debatido pelo vereador Gabriel Chalita (PSB), doutor em Direito e em Comunicação e Semiótica e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP; pelo promotor de Justiça Lélio Ferraz de Siqueira Neto, coordenador da área do CAO Cível e de Tutela Coletiva – Infância e Juventude; o 1º promotor de Justiça de Paraguaçu Paulista Luis Fernando Rocha; e o promotor de Justiça Luis Antônio Miguel Ferreira, coordenador da área do CAO Cível e de Tutela Coletiva – Educação. 

De acordo com Laudelino, o debate discutiu os efeitos prejudiciais da prática do bullying nas escolas e seus desdobramentos na Internet. “Na web, esse tipo de agressão ganha espaço nas comunidades de relacionamento, já que os agressores são beneficiados pelo anonimato”, afirma o vereador, relatando que durante o debate, todos os especialistas foram unânimes em considerar que o tema não pode ser tratado de forma autoritária e repressora.  

“Como foi dito no seminário, é preciso acolher à vítima e a contextualizar os fatos, já que muitas vezes o agressor também pode ser vítima do bullying, considerado um problema social que pode transformar vítimas em agressores”, comenta. De acordo com Laudelino, durante a palestra os especialistas destacaram a necessidade de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying e a qualificação das instituições para lidar com a questão.