Vereador Adriano da Ótica pede ao Executivo criação

de projeto de lei contra as queimadas

 

Sexta-feira • 30/07/10

 

O vereador Adriano da Ótica (PPS) vai sugerir ao prefeito municipal Hamilton Ribeiro Mota (PT) que elabore um projeto de lei proibindo as queimadas nas áreas urbanas e rurais de Jacareí. O objetivo, segundo Adriano, é proporcionar melhor qualidade de vida à população e ao mesmo tempo impedir o desequilíbrio ambiental. “A queimada é tida como uma solução fácil e barata, mas com consequências caras em vários sentidos”, considera.

 

O vereador informa que muitas pessoas o procuram pedindo providências para conter as queimadas, principalmente nessa época de estiagem. Adriano ressalta, ainda, o impacto das queimadas no efeito estufa e no aquecimento global. “As queimadas também geram prejuízos para a vegetação e a fauna, empobrecimento e degradação do solo para o plantio e riscos de alastramento de incêndios, gerando despesas para o Estado cada vez que o Corpo de Bombeiros é acionado”, salienta.

 

Para justificar o pedido da lei, Adriano da Ótica levanta também a questão da fuligem no meio urbano, sujando as residências e as ruas da cidade, e da fumaça que invade as rodovias, comprometendo a visibilidade e trazendo risco de acidentes graves.

 

“A sujeira provocada pela fuligem gera mais consumo de água e um impacto ambiental ainda maior. Sem contar as doenças do aparelho respiratório como asma, rinite, sinusite e pneumonias, devido à inalação de lixo tóxico, levando a despesas com hospital e medicamentos. Estudos comprovam que grandes concentrações de poluentes desencadeiam maior mortalidade”, lembra o parlamentar.