PROJETO  DE LEI  2013

 

 

Institui a “Semana Municipal da Conscientização de Proteção das Nascentes e Mananciais” no Município de Jacareí.

 

 

 

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ, USANDO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI:

 

                                  

                               Art. 1º   Fica instituída e incluída no calendário de eventos oficiais do Município a “Semana Municipal da Conscientização de Proteção das Nascentes e Mananciais” no âmbito do Município de Jacareí a ser comemorada na semana em que esteja inserido o dia 23 do mês de Setembro, Dia Estadual da Nascente do Rio Paraíba do Sul.

 

 

                               Art.2º   O Poder Executivo regulamentará a presente Lei, no que couber                    

                                                          

 

                                        

                               Art.3º   Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

                                  

Câmara Municipal de Jacareí, 19 de Dezembro de 2013.

 

 

     

 

          EDGARD SASAKI                                           ANA LINO

          Vereador – DEM                                      Vereadora - PMDB

 

 

 

 

 

AUTORES: VEREADOR  EDGARD SASAKI - DEM

                  VEREADORA ANA LINO – PMBD

JUSTIFICATIVA

 

O presente Projeto de Lei tem por objetivo de promover entre as crianças das escolas infantis a “Semana Municipal da Conscientização de Proteção das Nascentes e Mananciais” no Município de Jacareí, em homenagem a semana em que esteja inserida a data de  23 de setembro, dia no qual se comemora o “Dia Estadual da Nascente do Rio Paraíba do Sul”, instituído através da lei Nº 447, de 2009 da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo .

 

Nosso Município apresenta grande números de nascentes e de mananciais em seu território, que devem ser explorados pelas crianças das escolas infantis com o objetivo de se conscientizarem da necessidade de sua preservação.

 

“As nascentes ou mananciais são as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, utilizadas para abastecimento humano e manutenção de atividades econômicas. As áreas de mananciais compreendem às porções do território percorridas e drenadas pelos cursos d´água, desde as nascentes até os rios e represas. Se formam quando um ‘aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada nele começa a brotar. Sob o aspecto ambiental, nascente é uma área onde há a exsudação natural de água subterrânea de forma a possibilitar a formação e a sustentabilidade de uma biocenose associada à água que disponibiliza. É comum caracterizar o acúmulo de água em determinadas áreas como nascente ou olho d'água, no entanto se a água disponível procedente do subsolo não for suficiente à manutenção do ecossistema ao qual se associa, esta área não caracteriza-se como nascente”. (Fonte: Wikipédia).

 

Neste período da educação infantil, as crianças precisam ter o conhecimento fundamental do que venha a ser o sistema de “nascentes e mananciais” para que no futuro tenham como cultura a sua preservação. Precisam saber de que as nascentes não são apenas os conhecidos “olhos-d´água” ou “minas” distribuídos nas grotas das áreas rurais, mas, sim, de todo um sistema constituído pela vegetação, pelo solo, pelas rochas, pelo relevo, etc. Precisam saber de que as águas das chuvas que se infiltram na terra e abastecem o lençol d´água subterrâneo são responsáveis pelo surgimento das nascentes e a formação dos mananciais. Precisam saber de que é preciso ter uma boa cobertura vegetal nas partes mais altas do terreno, para que a água das chuvas não escorram na forma de enxurradas, mas se infiltrem, emergindo nas “minas” ou nos “olhos-d´água”, nas partes mais baixas do terreno. Precisam saber também de que a melhor proteção de que uma nascentes possa ter, é a de se construir uma cerca em sua volta, numa distância mínima de 50 metros do seu centro. Neste caso a própria natureza irá promover a regeneração natural do local, fazendo ressurgir plantas típicas deste ambiente, que contribuirão para a sua preservação.

 

As visitas monitoradas pelos seus professores a estes locais, só vem a enriquecer os conhecimentos de como temos que preservar, além de instruir de como e de que forma devemos utilizá-la, para que não venhamos a sentir a sua falta num futuro próximo. A proximidade do contato direto através destas visitas, irão perpetuar no subconsciente destas crianças a necessidade de se cuidar de um bem tão precioso à nossa vida.

 

Então, por tudo o que podemos fazer para conscientizar as nossas crianças, ainda no período da educação infantil, mostrando-lhes a importância das nascentes e dos mananciais que nos fornecem a água do dia a dia, e o porquê da necessidade de sua preservação pelo bem do meio ambiente, e devido a sua importância, apresentamos a presente propositura a esta Casa Legislativa, contando com a sua aprovação pelos nobres pares, aos quais antecipamos os agradecimentos.

 

Fontes:

Wikipédia

Site da Emater - MG

 

 

 

Câmara Municipal de Jacareí, 19 de Dezembro de 2013.

 

 

 

 

 

      EDGARD SASAKI                                           ANA LINO

      Vereador – DEM                                      Vereadora - PMDB

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXOS:

 

Evento em comemoração ao Dia da Nascente do Rio Paraíba é realizado em Areias

O rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna. O rio Paraitinga nasce em águas cristalinas na cabeceira da Serra da Bocaina em Areias/SP, na propriedade da Fazenda da Lagoa. Já a nascente do rio Paraibuna esta localizada na Serra do Mar, em Cunha/SP. Por essa razão, embora as duas Nascentes sejam consideradas como a origem do rio Paraíba do Sul, a Nascente do Paraitinga por ser a mais distante da foz, é considerada tecnicamente, como a Nascente oficial do rio, que banha os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, numa área territorial de 55,4 mil km² .

Para oficializar o Dia da Nascente do Rio Paraíba do Sul foi estabelecido o dia 23 de setembro, por ser a data de fundação do Movimento pela Recuperação e Preservação das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul - Nascentes do Paraíba, que vem, ao longo desses anos, mobilizando e organizando institucionalmente as ações de valorização da Nascente e do Rio. Esta data foi instituída através da lei Nº 447, de 2009 da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo por intermédio do Deputado Padre Afonso Lobato e lei n.º 1.139, de 27 de junho de 2011, homologada na Câmara de Vereadores de Areias.

No dia 23 de setembro/2011 sob a coordenação do professor Lázaro Tadeu Ferreira, Zé do Paraíba, foi realizada a X Expedição Ambiental Nascentes do Paraíba, com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação da natureza e do resgate histórico, cultural e ambiental do Vale do Paraíba.

A expedição iniciou as 08h00 com a concentração dos participantes no Portal de Areias. Logo após os participantes seguiram até a Praça Nove de Julho do Município, onde foram realizadas atividades comemorativas pelas Escolas Municipais de Areias e entregues homenagens as pessoas que contribuíram de forma significativa para o Movimento Nascentes do Paraíba, sendo elas: a proprietária pela Fazenda da Lagoa onde se localiza a Nascente do Rio Paraitinga Eny Carvalho de Andrade, o Prefeito de Areias José Antonio Fernandes, o Secretário Adjunto de Recursos Hídricos Rogério Menezes, o Diretor da DAEE de Taubaté/SP Nazareno Mostarda Neto, a responsável pelo Grupo Nascente do Paraitinga e Coordenadora da Defesa Civil de Areias Marina de Paiva Branco e o assessor Felipe representando o Deputado Padre Afonso.

Ao término das homenagens o grupo seguiu até a Nascente principal do Rio Paraíba do Sul, que tem difícil acesso e somente são permitidas as visitas agendadas e restritas às instituições de pesquisas com a devida autorização dos proprietários, para observar as peculiaridades do relevo, fauna e flora da região.

A expedição foi promovida pelo Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) em parceria com o Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Prefeitura Municipal de Areias, FEHIDRO e Movimento das Nascentes do Paraíba, e contou com o apoio do Eco-Solidário, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Coordenadoria da Defesa Civil de Areias e Ponto Queluz de Cultura.

Na noite do dia 24 de setembro, dando sequência nas festividades em comemoração ao Dia da Nascente, a Prefeitura de Areias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou na Praça Senhor Bom Jesus algumas atrações, sendo elas: desfile de passarela, apresentação de balizas e apresentações do grupo de dança de Areias e dos grupos de dança e Jongo da cidade de Piquete. Após as apresentações aconteceu o animado show com Flávio Sideral e Banda, encerrando o evento com chave de ouro.

 

Fonte:

Site da Prefeitura Municipal de Areias – S. Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FOTO DA NASCENTE DO RIO PARAITINGA – NASCENTE OFICIAL DO RIO PARAÍBA DO SUL - AREIAS - SP