PROJETO DE LEI

Dispõe sobre a denominação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora MARIA REGINA CACHUTÉ.

 

 

 

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ, USANDO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI:

 

 

 

Art. 1º  Fica denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora MARIA REGINA CACHUTÉ a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Parque Imperial, criada pelo Decreto nº 2.266/2013, de 27 de fevereiro de 2013, atualmente instalada na Avenida Lino David, nº 65, Bairro Parque Imperial, inscrição imobiliária 33244.21.64.0229.00.000, em Jacareí.

 

Art. 2º  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Câmara Municipal de Jacareí, 21 de novembro de 2013.

 

 

 

ANA LINO

Vereadora - PMDB

 

 

 

 

AUTORA: VEREADORA ANA LINO

Projeto de Lei – Dispõe sobre a denominação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Regina Cachuté. – Folha 2

 

 

J U S T I F I C A T I V A

 

Encaminhamos para apreciação dos Senhores Vereadores o Projeto de Lei de nossa autoria que “Dispõe sobre a denominação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora MARIA REGINA CACHUTÉ”.

 

Através do Ofício nº 058/2013-GVAL, datado de 5 de junho pp., solicitamos informações da Prefeitura com o fim de atender as disposições legais para a denominação de um próprio público do Município de Jacareí, o que foi prontamente atendido pelo Ofício nº 383/2013-SG, de 19 de junho pp., da Secretaria de Governo.

 

Segundo a Secretaria de Planejamento, não existe a denominação pretendida e não há no sistema a denominação da EMEF, sendo juntado ainda o Cadastro Técnico do Imóvel onde está instalada a escola, com Inscrição Municipal sob nº 33244.21.64.0229.00.000.

 

A EMEF Parque Imperial, localizada à Avenida Lino David, nº 65, Bairro Parque Imperial, foi criada na Rede Municipal de Educação pelo Decreto Municipal nº 2.266, de 27 de fevereiro de 2013, conforme cópia anexa.

 

Isto posto, agregado aos documentos apresentados pelos familiares da homenageada, cumpre-se os requisitos para a regular tramitação de nossa propositura.

 

Regina Cachuté, como assim a chamávamos, nasceu em São Paulo – Capital, no Bairro Casa Verde, no dia 6 de abril de 1957. Era filha de Irlandino Cachuté e Nadir Santos Cachuté, descendente de duas das mais tradicionais famílias jacareienses. Tinha três irmãos: Cícero, César e Cristina e seis sobrinhos.

 

Projeto de Lei – Dispõe sobre a denominação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Regina Cachuté. – Folha 3

 

 

Ainda bem pequena sua família retornou a Jacareí, vindo morar na Rua Dr. Lúcio Malta, onde cresceu rodeada pelos avós, tias, primos, primas e grande número de amigos.

 

Cursou o Primário no Grupo Escolar “Coronel Carlos Porto” e Ginasial e o Magistério no CENE – EE “Dr. Francisco Gomes da Silva Prado”, decidida a seguir a tradição da família Gaspar – das tias Delly, Maria e Heloisa e de sua mãe, D. Nadir.

 

Lecionou por muitos anos na Escola de Educação Infantil “Chapeuzinho Vermelho”, atual Colégio “Maria Imaculada”, onde contribuiu para elevação do nome da escola com a formação de ex-alunos que se destacaram como profissionais de renome.

 

Foi funcionária da Prefeitura Municipal de Jacareí durante 30 anos, tendo lecionado em diversas escolas e ocupado vários cargos na Secretaria Municipal de Educação. Prestou serviços na Biblioteca Municipal “Macedo Soares” e requereu sua aposentadoria em 2010, quando estava trabalhando na Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu”.

 

Regina se destacou não somente pelo compromisso e responsabilidade que dispensava a tudo que fazia, mas pela doçura e tranquilidade com que tratava as pessoas a seu redor, principalmente seus alunos. Sua aptidão para com as crianças era notória, bem como sua afeição à arte de educar e estimular o desenvolvimento dos pequenos.

 

Sabia fazer as crianças se sentirem queridas! Não à toa sempre teve por perto seus sobrinhos Rafael, Lívia, Danilo, Flávia, Gabriel e Mariana, cujas infâncias foram permeadas de muito carinho e atenção da ‘Tia Regina’.

 

Sempre bem-vinda em todos os ambientes, seja de

Projeto de Lei – Dispõe sobre a denominação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Regina Cachuté. – Folha 4

 

 

trabalho ou confraternização, sua participação doce e discreta, mas sempre efetiva, era marca registrada.

 

Faleceu em 16 de agosto de 2012, deixando viúvo o Engenheiro João Ferraz, com quem passou anos de sua vida realizando boa parte de seus sonhos. Por parte de seu fiel companheiro foi abençoada com três enteados - Ana Carolina, Ana Cristina e João Vitor e um neto Arthur.

 

Cícero, César e Cristina eram seus irmãos, e também participaram desta despedida tão inesperada e sentida, já que com todos mantinha sólidos laços fraternos.

 

Regina deixou um exemplo de vida pela dedicação que demonstrou ao longo de sua carreira como professora, e será para sempre lembrada pela doçura do seu sorriso e prontidão das suas mãos, sempre dispostas a ajudar.

 

A denominação da EMEF Parque Imperial é uma singela homenagem que prestamos à grande educadora Regina Cachuté e, para tanto, rogamos o apoio dos nobres pares na sua aprovação.

 

Concluindo, submetemos o presente Projeto de Lei à elevada apreciação dos nobres Vereadores que integram esta Casa Legislativa, esperando que o mesmo seja deliberado e aprovado na devida forma regimental.

 

É a nossa exposição de motivos.

 

 

Câmara Municipal de Jacareí, 21 de novembro de 2013.

 

 

 

ANA LINO

Vereadora - PMDB

Projeto de Lei – Dispõe sobre a denominação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Regina Cachuté. – Folha 5

 

 

B I O G R A F I A

 

MARIA REGINA CACHUTÉ

 

No dia 6 de abril de 1957, filha de Irlandino Cachuté e Nadir Santos Cachuté, nascia na Capital Paulista, na Casa Verde, MARIA REGINA CACHUTÉ, descendente de duas tradicionais famílias jacareienses.

 

Ainda bem pequena, com sua família retornou a Jacareí, vindo morar na conhecida Rua Lúcio Malta, onde cresceu rodeada pelos pais, avós, tias, muitos primos e amigos.

 

A responsabilidade e a constante disposição às atividades pedagógicas foram preponderantes na vida de Regina. Fez o curso primário no Grupo Escolar Cel. Carlos Porto, e mais à frente decidida a seguir a tradição da família Gaspar – das tias Delly, Maria, Heloisa Gaspar e de sua mãe, Dona Nadir, cursou o Magistério do IE Silva Prado. Continuando seus estudos fez Faculdade de Pedagogia na UNIVAP.

 

Lecionou por muitos anos na escola Infantil Chapeuzinho Vermelho, atual Colégio Maria Imaculada, período no qual participou da primeira formação da escola, onde muitos jacareienses se destacaram como engenheiros, advogados, médicos, dentistas. Era a conhecida e doce Tia Regina!

 

Trabalhou na Prefeitura Municipal de Jacareí, onde lecionou em diversas escolas e ocupou vários cargos na Secretaria de Educação. Prestou serviços na Biblioteca Municipal, finalizando sua carreira na Secretaria de Cultura.

 

Regina se destacou não somente pelo compromisso e responsabilidade que dispensava a tudo que fazia, mas pela doçura e tranquilidade com que tratava as pessoas a seu redor, principalmente seus alunos. Sua aptidão para com

Projeto de Lei – Dispõe sobre a denominação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Regina Cachuté. – Folha 6

 

 

as crianças era notória, bem como sua afeição à arte de educar e estimular o desenvolvimento dos pequenos.

 

Sabia fazer as crianças se sentirem queridas! Não à toa sempre teve por perto seus sobrinhos Rafael, Lívia, Danilo, Flávia, Gabriel e Mariana, cujas infâncias foram permeadas de muito carinho e atenção da ‘Tia Regina’.

 

Sempre bem vinda em todos os ambientes, seja de trabalho ou confraternização, sua participação doce e discreta, mas sempre efetiva, era marca registrada. Marca registrada esta que veio a faltar com muito pesar após seu falecimento em 16 de agosto de 2012.

 

Regina deixou viúvo João Ferraz, com quem passou anos de sua vida realizando boa parte de seus sonhos. Por parte de seu fiel companheiro foi abençoada com 3 enteados - Ana Carolina, Ana Cristina e João Vitor e um neto Arthur.

 

Cícero, César e Cristina eram seus irmãos, e também participaram desta despedida tão inesperada e sentida, já que com todos mantinha sólidos laços fraternos.

 

Regina deixou um exemplo de vida pela dedicação que demonstrou ao longo de sua carreira como professora, e será para sempre lembrada pela doçura do seu sorriso e prontidão das suas mãos, sempre dispostas a ajudar.