PROJETO DE LEI / 2013

                                                     

                                    

 

                                                     Dispõe sobre denominação da AVENIDA GUARDA MUNICIPAL SEBASTIÃO SIQUEIRA (Sebastião Antônio de Siqueira).

                                   

 

                                   

 

                                     O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ, USANDO DAS                                 ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI:

 

 

 

 

 

 

                                     Art. 1º     Fica denominada como AVENIDA GUARDA MUNICIPAL SEBASTIÃO SIQUEIRA (Sebastião Antônio de Siqueira) a atual Avenida Quatro,  Jardim Leblon  localizada no Bairro Silveira e identificada pelo código 12014.

 

 

 

                                     Art. 2º    Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

           

 

 

CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREÍ, 24 DE SETEMBRO DE 2013

 

 

 

 

 

EDGARD SASAKI

Vereador - DEM

 

 

 

 

 

 

AUTOR DO PROJETO – VEREADOR EDGARD SASAKI – DEM

 

 

JUSFICATIVA:

 

GUARDA MUNICIPAL SEBASTIÃO SIQUEIRA (Sebastião Antônio de Siqueira).

 

Sebastião Antônio de Siqueira  Nascido aos 04 de Fevereiro de 1940 na cidade de Cachoeira Paulista - S Paulo, tendo como pais, o Sr. João Antônio de Siqueira e a Sra Ramira Maria de Jezus. Casou-se no dia 12 de Dezembro de 1964 em Guararema com Janete Palácio, nascida na cidade de São Paulo - SP em 01 de Novembro de 1948. Do casamento, nasceram os seus cinco filhos, Valter, Valquíria, Paulo Sérgio, Cristiane e Paula Letícia.

 

Começou a trabalhar desde pequeno na roça com seu pai e na casa ajudava a sua mãe cuidando dos seus irmãos menores. Estudou na Escola Rural do Maracatú em Guararema e com 14 anos mudou-se com os seus pais para a nossa cidade de Jacareí, onde veio a trabalhar como ajudante de pedreiro. Aos 18 anos foi trabalhar como garçom no antigo “Bar Brasil” na Praça Conde de Frontin até os seus 23 anos. 

 

Em 1963, ingressou no funcionalismo público, incorporando-se então na Guarda Municipal de Jacareí. Época que ainda a Guarda Municipal se locomovia pelos nossos logradouros através de bicicleta e em uma dessas rondas, sem portar armas e apenas com um cassetete, em parceria com o seu colega Mazinho, no dia 12 de dezembro de 1966 defronte ao antigo Cine Avenida na Avenida Siqueira Campos em uma abordagem de rotina, foi baleado levando três tiros. Uma das balas alojou-se na mão, que no momento do socorro fora retirada, e as outras duas ficaram alojadas na bacia e na coluna. No socorro, passou por uma cirurgia complexa, correndo o risco de não poder andar mais e ainda ficar paraplégico, razão pela qual, os médicos optaram por não retirarem a bala alojada em sua coluna. Foram sete meses de recuperação, voltando a corporação em trabalhos administrativos na sede da Guarda Municipal, por algum tempo no Mercado Municipal e por fim no Paço Municipal.

 

Em 1983, já não suportando mais as dores na coluna em virtude da bala alojada, teve que se afastar e tentar a retirada da mesma. Por ser uma cirurgia delicada, pois tratava-se da coluna, nesta operação a bala acabou sendo tocada e deixou-o paraplégico, conseguindo se locomover só após algum tempo por meio de um “andador”. No período de aprovação de sua aposentadoria por invalidez, passou necessidades, precisando se socorrer aos amigos e entidades filantrópicas para dar sustento a sua família e manter a sua casa, pois, levou mais de 04 meses para começar a receber o benefício por parte do INPS.

 

Sempre muito querido entre os amigos e recebendo constantemente a visita de seus colegas de farda, inclusive com uma homenagem que jamais esquecera, com o fato de que quando a Guarda Municipal adquiriu os veículos que compunham o Trovão Azul, foram com todas as viaturas até a sua residência procurá-lo para que também participasse da apresentação destas em carreata pelas ruas da cidade.

 

 

 

“Constituiu a nossa família trabalhando na Guarda Municipal, na qual tinha muito orgulho, principalmente quando colocava sua farda azul e passou para nós, seus filhos, esse orgulho e o prazer de nos levar para conhecer os seus colegas de farda e locais onde trabalhava”, diz seu filho Valter.

 

Em 1º de Setembro de 1991, após um infarto fulminante veio a falecer. A cada dia que passava, sua vida ia perdendo sentido por não poder mais trabalhar com o que mais gostava e sempre com os olhos lacrimejantes acabou entrando em depressão e por fim veio a sua morte, deixando como legado um exemplo de honestidade, simplicidade, humildade e comprometimento. Na sua incansável luta pela vida, sempre mostrou os valores da família, do próximo, do trabalho e da honestidade, na busca de um ser melhor.

 

Emprestar o seu nome a uma das nossas vias, será uma singela homenagem que prestaremos a um servidor público que vestiu a farda da Guarda Municipal de Jacareí,  contribuindo com muitos anos de sua vida, à nossa segurança, por isso, contamos e agradecemos antecipadamente aos nobres pares, o apoio e a aprovação desta propositura

 

 

 

 

 

Câmara Municipal de Jacareí, 24 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

EDGARD SASAKI

Vereador – DEM