PROJETO DE LEI

 

Inclui no Calendário Oficial de Jacareí o “Concurso Brasileiro De Canto Maria Callas”.

 

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ, USANDO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI:

 

 

Art. 1º Fica incluído no calendário oficial do Município o “Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas”.

 

Parágrafo único: Este evento ocorrerá anualmente, preferencialmente no mês de abril.

 

 

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Câmara Municipal de Jacareí, 18 de março de 2.014.

 

 

 

ARILDO BATISTA

HERNANI BARRETO

VEREADOR – PT

VEREADOR – PT

 

 

 

 

 

AUTORES: VEREADORES HERNANI BARRETO e ARILDO BATISTA

Projeto de Lei - Institui e Inclui no Calendário Oficial de Jacareí o “Concurso Brasileiro De Canto Maria Callas”. – fls. 2.

 

JUSTIFICATIVA

 

A presente proposta de lei tem o intuito precípuo de concretizar o que de fato já vem ocorrendo há mais de duas décadas em nossa cidade, por autoria da Cia Ópera São Paulo o “Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas”.

 

Como é de conhecimento notório, no ano de 1993, por iniciativa da Cia Ópera São Paulo, criada pelo tenor jacareiense Paulo Abrão Esper, iniciou-se o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas realizado anualmente e para um título de ópera.

 

Neste sentido, cumpre-nos registrar que a intenção primordial do jacareiense Paulo Abrão Esper, reconhecido cantor lírico, produtor e diretor artístico, vislumbrava desde o início proporcionar maior espaço aos talentos brasileiros.

 

E de fato isso ocorreu e vem ocorrendo!

 

Como no passado, os concertos inaugurais e a fase eliminatória do concurso é realizado no “Theatro São Pedro em São Paulo”, e as fases subseqüentes em nossa cidade.

 

O concurso além de colocar São Paulo e conseqüentemente Jacareí na lista das principais cidades do mundo a hospedar fases eliminatórias de importantes concursos internacionais de canto, também se tornou o mais significativo da América Latina, notadamente por sua dimensão e qualificação artística.

 

Logicamente com a dimensão do concurso nossa cidade mais uma vez passou a ser referência cultural, agora na ópera, que em breve terá um espaço apropriado: “EDUCAMAIS PARQUE DOS SINOS”.

 

Projeto de Lei - Institui e Inclui no Calendário Oficial de Jacareí o “Concurso Brasileiro De Canto Maria Callas”. – fls. 3.

 

Desde então o concurso vem recebendo uma banca julgadora formada por grandes nomes da cena lírica internacional como cantores, diretores de teatro e críticos musicais, recebendo o apoio da Prefeitura Municipal de Jacareí, através da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.

 

E ratificando a grandiosidade do concurso, relembramos que já fizeram parte do júri importantes nomes da ópera e companheiros da célebre Maria Callas, dentre quais registramos Magda Olivero, Fedora Barbieri, Gabriela Tucci, Luigi Alva e Silvia Sass.

 

Como era de se esperar o concurso vem revelando em cada edição importantes nomes, sendo orgulho da comissão organizadora a descoberta de novos talentos e o encorajamento dos jovens visando, com o trabalho, o aprimoramento e a evolução de nossa cultura.

 

Considerando também o trabalho incansável para o enriquecimento da cultura erudita nacional e a projeção de nossa cidade e do Brasil como berço de promissores talentos, sabidamente o objetivo primordial da Cia Ópera São Paulo, buscamos com este projeto concretizar e eternizar o evento em nossa cidade, incluindo o concurso no calendário oficial do município.

 

Destarte, em razão do exposto singelamente, acreditamos que esta propositura merecerá o acolhimento favorável, pelo que desde já agradecemos.

 

Câmara Municipal de Jacareí, 18 de março de 2.014.

 

 

 

ARILDO BATISTA

HERNANI BARRETO

VEREADOR – PT

VEREADOR – PT